10 Alimentos para melhorar o humor

0
809
10 Alimentos para melhorar o humor, chocolate e mais

Neste artigo você vai encontrar um lista com 10 alimentos baratos e fáceis de comprar que podem turbinar o seu humor. Mas antes você precisa saber alguns fatos importante sobre o seu humor e a sua alimentação.

 

Humor e alimentação

Certos alimentos e nutrientes ajudam seu cérebro a produzir substâncias químicas que podem afetar o seu humor, atenção e foco, enquanto outros alimentos podem esgotar sua energia.

A melhor refeição para melhorar o seu humor é aquela que combina carboidratos complexos com proteínas magras e alimentos coloridos. Por exemplo, carboidratos complexos de alimentos inteiros (como batata doce, aveia, feijão e quinoa) podem aumentar a disponibilidade da substância química serotonina para o bem-estar em seu cérebro.

Clique aqui e saiba: Quais são os benefícios da quinoa para saúde.

Além disso, o consumo de proteínas (de alimentos como peixe, carne, frango, peru, tofu, feijão, ovos e iogurte sem açúcar) foi associado a níveis mais elevados de dopamina e norepinefrina. A norepiredfrina por sua vez, é uma substancia que desempenha um papel importante no seu humor, motivação e concentração.

Da mesma forma, frutas e vegetais também são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes que nutrem seu corpo e também aumentam a felicidade.

No entanto, cabe lembrar que com o tempo, comer alimentos sem muitos nutrientes pode levar a deficiências nutricionais.

Nutrientes importantes para um humor saudável incluem:

  • Folato.
  • Ferro.
  • Ácidos graxos ômega 3.
  • Magnésio.
  • Selênio.
  • Tiamina.
  • Vitamina A.
  • Vitamina B6.
  • Potássio.
  • Vitamina B12.
  • Zinco.
  • Vitamina C.

Clique aqui e saiba: ALIMENTOS RICOS EM FERRO TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER.

Logo abaixo estão listados os 10 alimentos que você deve escolher se precisar de um estimulante natural.

 

Frutas Vermelhas

Você provavelmente já deve saber que as frutas vermelhas são ricas em antioxidantes. Mas você sabia que isso tem sido associado a um risco menor de transtornos de humor? Parece que comer mais frutas e vegetais está relacionado a taxas mais baixas de depressão.

Além disso, as frutas vermelhas em específico, também contêm uma boa dose de antocianinas e compostos fenólicos, que desempenham um papel fundamental no combate ao estresse oxidativo.

 

Chocolate

Todo mundo adora um pouco de chocolate, certo? Bem, apesar das calorias contidas nele, ele pode ser melhor para você do que você imagina. O chocolate é rico em substâncias que aumentam o humor, como cafeína, teobromina e N-aciletanolamina (uma substância quimicamente semelhante aos canabinóides que foram associados à melhora do humor).

Embora o açúcar contenha calorias que, quando ingerido em excesso, podem levar ao ganho de peso, um pouco de açúcar pode melhorar o seu humor, pois fornece uma fonte instantânea de combustível para o cérebro.

Além disso, não há dúvidas de que o chocolate tem cheiro, sabor e textura muito agradáveis. Qualidades que lhe conferem uma alta classificação “hedônica” e promovem o bom humor.

 

Aveia

Para começar bem o dia, por que não experimentar um café da manhã com aveia em forma de mingau? A aveia é uma ótima fonte de fibra e a maneira como libera energia lentamente pode ajudar a manter o seu humor regulado, evitando picos de açúcar incômodos.

A aveia também é uma rica fonte de ferro. Baixos níveis de ferro têm sido associados a fadiga, lentidão e problemas de humor.

 

Banana

Você já ouviu falar de neurotransmissores que fazem você se sentir bem, como a dopamina e a serotonina? Essas substâncias são criadas pelo cérebro e os baixos níveis de qualquer uma delas podem estar relacionados à depressão, ansiedade e outros transtornos mentais.

As bananas são ricas em vitamina B6, que ajuda a sintetizar esses neurotransmissores e, quando combinadas com a energia e a fibra de liberação lenta, podem proporcionar um toque de felicidade ao seu dia.

Clique aqui e saiba: Banana benefícios e malefícios para a saúde.

 

Peixe oleoso

Existe alguma coisa para a qual peixes oleosos não sejam bons? Salmão, cavala e sardinha são todos ótimas fontes de ômega 3, que são essenciais para a função cognitiva e estão associados a níveis mais baixos de depressão.

Os benefícios dos peixes oleosos não estão apenas relacionados ao humor. Eles também podem ajudar contra doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer e demência. Da mesma forma, são proteínas ótimas para a saúde em geral e para a manutenção de um peso saudável.

Clique aqui e saiba: “Ômega 3” o que você precisa saber antes de tomar.

 

Folhas verdes

Couve, espinafre, folhas de beterraba e outras verduras verdes escuras são alguns dos melhores impulsionadores do humor. Eles estão cheios de magnésio, que promove a serotonina, bem como vitamina K, vitamina C, betacaroteno, ácido fólico e fibras, todos os quais são nutrientes importantes para incluir em uma dieta saudável. Além disso, são cheios de vitaminas e fazem bem para a saúde como um todo.

 

Abobrinha

A abobrinha é outro vegetal anti-inflamatório que ajuda a melhorar o seu humor. Ela é rica em magnésio que combate a ansiedade. Da mesma forma, ela possui outros nutrientes benéficos como vitamina B6, vitamina C, ácido fólico e fibras. Termine bem o seu dia incluindo a abobrinha no seu jantar em uma sopa ou refogado.

Clique aqui e saiba: Influência da alimentação na saúde mental.

 

Batata doce

A batata-doce contém niacina, outro impulsionador do humor que energiza e revigora. A batata-doce também contém betacaroteno, que minimiza o estresse, a depressão, a ansiedade e o risco de doenças cardíacas, e é repleta de vitamina B6 para o desenvolvimento do cérebro e para manter nossos sistemas imunológico e nervoso saudáveis.

Clique aqui e saiba: Como aumentar a Serotonina 4 maneiras cientificamente comprovadas.

 

Maçãs

A humilde maçã, ao que parece, é tão rica em nutrientes quanto outras frutas mais extravagantes. Cheias de antioxidantes quercetina, as maçãs podem promover a produção de serotonina e ajudar a proteger o organismo contra o câncer e doenças cardíacas.

Clique aqui e conheça: 9 Dicas testadas para melhorar seu bem-estar e qualidade de vida.

 

Oleaginosas

Contendo o aminoácido triptofano, que aumenta o humor. As oleaginosas estão relacionadas ao aumento da função cognitiva, com estudos mostrando que as pessoas que comem oleaginosas têm menos probabilidade de ficarem ansiosas. Mas nem todas as oleaginosas têm esse poder, então opte por castanhas do Brasil ricas em selênio, nozes carregadas com ômega 3 e amêndoas com vitamina E.

Clique aqui e saiba: Dicas para ter um estilo de vida saudável.

 

3 FONTES

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov
https://health.clevelandclinic.org
https://www.ukmeds.co.uk

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here