10 Semanas de gravidez

0
981
10 semanas de gravidez

Com 10 semanas de gravidez, o feto está começando a desenvolver as características físicas que terá no momento do nascimento.

Como nas semanas anteriores, a semana 10 é um período de rápido crescimento e avanços no desenvolvimento. O primeiro trimestre dura até a semana 12, e o crescimento e desenvolvimento do bebê durante este período será cada vez mais complexo.

Da mesma forma, durante esse tempo, as cordas vocais são formadas. E se o feto não estivesse debaixo d’água, ele já seria capaz de emitir sons muito sutis.

Esse artigo faz parte de uma série de artigos sobre gravidez. Ele fornece um resumo de cada estágio da gravidez, o que esperar e informações sobre como o seu bebê está se desenvolvendo.

Dê uma olhada nos outros artigos da série clicando nos links abaixo:

Primeiro trimestre: 3 semanas de gravidez (fecundação), 4 semanas de gravidez (implantação do embrião), 5 semanas de gravidez, 6 semanas de gravidez, 7 semanas de gravidez, 8 semanas de gravidez, 9 semanas de gravidez, 10 semanas de gravidez, 11 semanas de gravidez, 12 semanas de gravidez.

Segundo trimestre: 13 semanas de gravidez.

 

10 Semanas de gravidez: sintomas

Nesta fase, você pode continuar a sentir sintomas de gravidez físicos, como:

  • fadiga
  • náusea e vômito
  • desejos e aversões alimentares
  • azia e indigestão
  • inchaço, gases ou constipação
  • dores de cabeça ocasionais
  • aumento no corrimento vaginal
  • tontura e desmaio
  • dor nos ligamentos
  • veias mais visíveis
  • mau humor

Embora algumas mulheres ainda sintam náuseas, outras terão desejos intensos ou aversão por certos alimentos. De qualquer forma, é importante ter uma dieta equilibrada e saudável.

Por outro lado, se você se pega comendo ou tendo vontade de comer coisas estranhas, como terra, carvão e outros, essa condição é chamada de síndrome de pica. Fale com seu médico sobre isso.

Alguns sintomas, como tontura e veias mais visíveis, podem ser devidos em parte ao aumento do fluxo sanguíneo circulante no corpo da mulher.

Da mesma forma, as veias que correm pelos seios e abdômen podem agora estar mais proeminentes. Elas podem ser esteticamente incômodas, mas são vitais para transportar nutrientes essenciais para o feto.

Além disso, algumas mulheres sentirão dor no ligamento redondo devido ao alongamento e à pressão do útero em crescimento, que agora tem o tamanho de uma laranja. A dor pode ser aguda ou mais fraca. No entanto, se for muito intensa, você deve conversar com um profissional de saúde para descartar outras causas.

É importante notar que, durante a gravidez, há um risco maior de infecção do trato urinário das semanas 6 a 24. Portanto, se com 10 semanas de gravidez ou em qualquer outra fase você suspeitar de uma infecção, fale com seu médico sobre um possível tratamento.

 

Teste genético

É importante falar com seu médico para determinar se o teste genético e determinados exames pré-natais são adequados para você. A idade e o histórico familiar orientarão sobre seus cuidados obstétricos e exames.

Além disso, alguns testes de rastreamento pré-natal podem começar a ser feitos com 10 semanas de gravidez. Das semanas 11 a 14, um ultrassom também pode ser feito para avaliar a quantidade de líquido atrás do pescoço do feto (translucência nucal).

Acima de tudo, esse exame é importante para avaliar algumas condições que podem afetar o feto, incluindo a Síndrome de Down e outras doenças hereditárias.

Da mesma forma, há mais três exames de sangue que às mulheres devem fazer durante a gravidez para detectar uma variedade de anormalidades genéticas, incluindo, trissomia do cromossomo 18, espinha bífida e outros.

Esses testes incluem:

  • Rastreio sequencial integrado: este teste pode ser usado para verificar o sangue da mãe em busca de 6 proteínas fetais que podem ajudar a identificar a Síndrome de Down.
  • Rastreio integrado: tal como no rastreio sequencial integrado, o sangue materno é testado com 10 semanas de gravidez ou até a semana 13 e novamente durante as semanas 15 a 20 para as 6 proteínas fetais encontradas na circulação sanguínea materna.
  • Teste quádruplo: este teste rastreia o sangue materno para 4 proteínas fetais circulantes. Mulheres que não realizaram as primeiras partes dos testes sorológicos e sequenciais, como os descritos acima, podem fazer esse teste.

Entretanto, outro teste feito entre as semanas 10 e 12 de gestação é a amostragem de vilosidade coriônica (AVC). Este teste é normalmente feito em mulheres que têm outros resultados de rastreamento anormais, têm mais de 35 anos de idade, uma história anterior de uma anomalia cromossômica encontrada na gravidez ou um histórico familiar com certas anomalias genéticas.

 

Desenvolvimento do bebê com 10 semanas de gravidez

Com 10 semanas de gravidez, há muitas mudanças no desenvolvimento fetal.

Os desenvolvimentos nessa fase incluem:

  • Cabeça e pescoço: todas as partes estruturais do cérebro estão presentes e a massa cerebral está aumentando.
  • Olhos: as pálpebras começam a se fechar como medida de proteção.
  • Boca: as cavidades dos dentes estão se formando sob a linha da gengiva.
  • Membros: os braços agora estão flexionados na altura do cotovelo e a flexão é possível. Os joelhos e tornozelos começam a se desenvolver. Além disso, as unhas também já começaram a crescer.
  • Abdômen e pelve: o intestino agora está no abdômen. O trato digestivo está funcionando, com o estômago produzindo sucos digestivos e o fígado secretando bile. A insulina é produzida pelo pâncreas já totalmente desenvolvido. Os rins estão produzindo mais urina do que antes. Da mesma forma, a testosterona está sendo produzida em fetos masculinos e a genitália começa a assumir características masculinas ou femininas.

Tamanho do feto

Tamanho do bebê com 10 semanas de gravidez

O tamanho do feto com 10 semanas de gravidez é de aproximadamente 3 centímetros da cabeça até o bumbum, e o bebê já pesa de 3 a 5 gramas. Ele agora é do tamanho de um pequeno morango.

Nas próximas semanas, o bebê novamente dobrará de tamanho e passará a ter aproximadamente 7 centímetros.

 

Mudanças no estilo de vida com 10 semanas de gravidez

Como nas semanas anteriores, com 10 semanas de gravidez, muitas modificações no estilo de vida precisam ser feitas.

Saúde geral

Durante a gravidez, você precisará cuidar de si mesma e do desenvolvimento do bebê.

Álcool, drogas e cigarros: evite bebidas alcoólicas, cigarros e todas as outras substâncias tóxicas, incluindo drogas e medicamentos, durante a gravidez.

Acima de tudo, certifique-se de conversar com um médico sobre todos os medicamentos que você toma, para garantir que você possa continuar a usa-los durante a gravidez. Além disso, drogas, álcool e outras substâncias que causam anormalidades em bebês, podem causar mais danos no primeiro trimestre da gestação.

Exercício: outra forma de manter a saúde durante a gravidez é fazer 30 minutos de exercícios por dia, como ioga, caminhada ou natação. Além disso, discuta seu regime de exercícios atual ou desejado com seu médico para ter certeza de que ele é seguro para você.

Beleza: usar tintura de cabelo também não é recomendado durante as primeiras 12 semanas de gravidez.

Alimentação e dieta

Para nutrir você e seu bebê, certifique-se de ter uma dieta saudável e tomar uma boa vitamina pré-natal, conforme recomendado por seu médico.

É seguro comer peixe durante a gravidez, mas é recomendável que você limite a ingestão em 2 a 3 porções de peixe por semana, escolhidos em uma lista de opções seguras.

Procure um médico imediatamente se você estiver com:

  • sangramento vaginal
  • corrimento de fluido vaginal
  • sensação de desmaio ou tontura
  • pressão baixa
  • pressão retal
  • dor no ombro
  • dor pélvica severa
  • cólicas

Portanto, fique atenta, pois os sintomas mencionados podem ser sinais de gravidez ectópica ou aborto espontâneo.

 

3 FONTES

https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/pregnancy-week-by-week/in-depth/prenatal-care/art-20045302?pg=2
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3640235/
https://articles/299161

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here