15 Motivos para você começar a fazer natação agora!

0
471
Motivos para fazer natação

A natação é um exercício para pessoas de todas as idades. É uma atividade que pode ser praticada de forma fácil e barata. A natação também ajuda a pessoa a ficar em boa forma física, porém, os benefícios também se estendem à saúde mental.

Pessoas de 19 a 64 anos devem praticar 150 minutos de atividade aeróbica moderada por semana. E as crianças também devem ser fisicamente ativas.

É importante incorporar exercícios de treinamento de força em qualquer rotina, para manter os músculos fortes e flexíveis. Conforme a saúde permitir, isso deve continuar pelo maior tempo possível ao longo da vida.

Contudo, uma pessoa pode escolher nadar por várias razões. A natação dá ao corpo um treino completo e tem muitas vantagens para pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.

 

15 benefícios da natação

A natação oferece uma variedade imensa de benefícios à saúde mental e física. E os 15 motivos para você começar a fazer natação agora, estão listados abaixo.

1. Um treino completo para o corpo todo

A natação trabalha quase todos os grupos musculares do corpo, exigindo que uma pessoa use os seus braços, suas pernas, tronco e outros.

A natação também:

  • aumenta a frequência cardíaca sem deixar o corpo estressado
  • melhora a força muscular
  • tonifica os músculos
  • ajuda a controlar o peso corporal

2. Melhora a força cardiovascular

O exercício cardiovascular, geralmente chamado de cardio, envolve muito o coração, os pulmões e o sistema circulatório. Uma rotina completa de exercícios, como a natação, inclui esse tipo de exercício.

Pesquisas sugerem que pessoas que nadam têm metade da taxa de mortalidade em relação a pessoas sedentárias. Um estudo feito em 2016 indicou que a natação pode ajudar a baixar a pressão arterial e a controlar os níveis de açúcar no sangue.

3. Adequada a todas as idades e tipos físicos

Alguns tipos de exercício podem ser desafiadores para pessoas gordinhas ou que se sentem muito inaptas a certas atividades.

No entanto, a natação permite que uma pessoa vá no seu próprio ritmo, e isso pode ser convidativo para os sedentários.

Uma pessoa pode aprender a nadar muito jovem, e a maioria das piscinas tem um horário específico destinado as pessoas sem experiência ou que preferem começar devagar.

4. Saber nadar é essencial

Os benefícios de aprender a nadar com segurança e confiança podem ir muito além do condicionamento físico e mental. E em alguns casos, saber nadar pode até salvar vidas.

5. Ótimo para pessoas lesionadas

As pessoas podem ter lesões ou dores por diversos motivos. Ter uma lesão provocada por artrite, por exemplo, pode dificultar a prática de exercícios de alto impacto.

No entanto, como a água diminui o impacto, a natação é a atividade preferida por muitos que não conseguem participar de exercícios de alto impacto e alta resistência.

6. Bom para pessoas com deficiência

Uma deficiência física, como paraplegia, pode limitar as opções de treino.

Como a água fornece resistência e apoio, muitas pessoas acham que nadar é um ótimo exercício para deficientes.

E como a natação pode aumentar a confiança e melhorar as habilidades sociais, ela pode também beneficiar muito as pessoas com deficiência mental.

7. Perfeito para pessoas com asma

Além de aumentar a força cardiovascular, a natação pode aumentar muito a capacidade pulmonar e melhorar o controle da respiração.

O ar úmido da piscina também ajuda a melhorar os sintomas da asma. No entanto, cabe lembrar que, alguns estudos indicaram que os produtos químicos desinfetantes usados ​​nas piscinas podem piorar os sintomas.

Eles também podem aumentar a probabilidade de um nadador desenvolver a condição. Por isso, é necessário ter muita cautela, na hora de decidir onde a natação será praticada.

8. Melhora os sintomas da esclerose múltipla

A água mantém os membros flutuando, isso permite que as pessoas com esclerose múltipla possam se beneficiar dos benefícios que a água fornece.

Além disso, um estudo observou uma redução significativa na dor em pessoas com esclerose múltipla que participaram de um programa de natação de 20 semanas.

Os participantes também relataram, melhorias na fadiga e depressão relacionadas à esclerose múltipla.

9. Exercício ideal para grávidas

A natação é um exercício muito recomendado para mulheres grávidas. O peso adicional ganho na gestação pode causar dores nas articulações e nos músculos durante a gravidez.

A natação é especialmente popular entre as mulheres grávidas, porque a água pode diminuir esse peso. Isso ajuda a mulher a se sentir mais confortável enquanto permanece em forma.

Entretanto, é sempre uma boa ideia consultar um médico antes de começar a praticar uma nova modalidade de atividade física durante a gravidez.

10. Alta queima de calorias

A natação é uma excelente maneira de queimar calorias. Porém, a quantidade de calorias queimada depende do peso de uma pessoa e da força com que ela nada.

Sendo assim, é importante usar uma calculadora de calorias para saber quantas calorias são queimadas durante o exercício.

11. Exercício relaxante e divertido

As pessoas tendem a se cansar de exercícios repetitivos, mas há muitas maneiras de praticar natação de forma interessante.

Dentre essas formas estão, aulas de hidroginástica e pólo, assim como corridas e prática de mergulho.

12. Melhora o sono

Um estudo envolvendo idosos com insônia relatou uma melhora significativa do sono naqueles que se exercitavam regularmente.

Uma revisão de 2010 determinou que cerca de metade da população idosa relatou ter dificuldades para dormir. Porém, a natação pode beneficiar muito aqueles que procuram ter um sono melhor.

13. Melhora o humor

A prática de exercícios físicos libera endorfinas, que melhoram o humor. No entanto, a natação em específico, por ser um exercício desafiador pode aumentar a confiança e as habilidades sociais, o que pode afetar a auto estima de uma pessoa.

Da mesma forma, um estudo piloto de 2014 envolvendo pessoas com demência mostrou que aqueles que nadaram regularmente em um período de 12 semanas tiveram uma melhora significativa de humor.

14. Diminui o estresse

O exercício é uma ótima maneira de aliviar o estresse e a ansiedade. Também pode levar a mente para longe de ruminações mentais.

Embora sejam necessárias mais pesquisas, mesmo 20 minutos de atividade física por semana podem ajudar a pessoa a se sentir mais relaxada.

15. Acessível para todos os bolsos

Muitas cidades oferecem piscinas públicas com taxas sociais e muitas universidades oferecem aulas de natação com desconto para a comunidade. Além disso, algumas oferecem acesso gratuito em determinados horários ou aulas de natação gratuitas.

Nadar em um lago ou oceano também pode ser uma opção atraente. No entanto, sempre tome precauções de segurança, como garantir a supervisão de alguém, por exemplo, ao nadar em águas abertas.

Clique aqui e saiba quais são as 6 vitaminas e suplementos eficazes para atletas.

 

Conclusão

Em conclusão, pode-se afirmar que a natação queima calorias e pode ajudar uma pessoa a perder peso, tonificar os músculos e melhorar a saúde e o condicionamento físico.

Acima de tudo, pelo fato de a natação envolver e trabalhar vários grupos musculares diferentes e o sistema cardiovascular, ela pode ser considerada uma excelente atividade para uma grande variedade de pessoas.

 

5 FONTES

Natação.
Benefícios para a saúde do exercício praticado na água.
Meu bebê pode nadar antes ou depois das vacinas?
Estudo Comparativo das Funções Pulmonares em Nadadores e Corredores.
A natação na gravidez causa neuro proteção de curto e longo prazo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here