5 Alimentos que ajudam a queimar gordura

0
630
Espessura da gordura na barriga

Apesar de uma pessoa ter uma dieta equilibrada e praticar atividade física regularmente, nem sempre é fácil se livrar de alguns quilinhos a mais. De fato, certas áreas do corpo, como as coxas ou os quadris, parecem ser o local predileto pela gordura que gosta de se alojar ali. Entretanto, certos alimentos que queimam gordura podem ser de grande ajuda. Neste texto, descubra os 5 principais alimentos para queima de gordura!

 

Os 5 principais alimentos que ajudam a queimar gordura

Na dieta, alguns ingredientes ativos podem estimular a combustão das gorduras, sua oxidação ou eliminação através do trânsito intestinal. Enquanto isso, alimentos que queimam gordura têm a particularidade de concentra-lá e assim ter um efeito positivo no corpo. Aqui estão os 5 alimentos mais eficazes para queima de gordura corporal.

Berinjela: um poderoso alimento para queima de gordura

Berinjela

Se você está acostumado a cozinhar berinjela, certamente notou que esse vegetal se comporta como uma esponja que captura óleo. Também no corpo, sua “carne” captura a gordura e a prende, promovendo sua subsequente eliminação. Este efeito de queima de gordura da berinjela está acima de tudo, associado ao seu alto teor de fibras alimentares e, mais especificamente, à pectina, o que a torna uma aliada ao emagrecimento para muitas pessoas. Para um efeito ideal, prefira cozinhar no vapor ou assar a berinjela.

Chá verde: uma bebida que estimula a oxidação lipídica

Chá verde

Agora isso é comprovado cientificamente, o chá verde é um dos alimentos mais eficazes para queima de gordura. De fato, além de seu conteúdo cheio de antioxidantes e componentes diuréticos ativos, o chá verde contém catequina. Mais especificamente, a epigalocatequina galato, também denominada EGCG. A EGCG estimula o metabolismo e aumenta significativamente a queima de gordura. Portanto, os bebedores ferrenhos de chá verde já podem comemorar.

Limão: para ajudar o corpo a digerir gorduras

Limão

O principal ingrediente ativo do limão é o ácido cítrico. No corpo, o ácido cítrico tem muitos benefícios. O seu poder antioxidante permite, em particular, que ele estimule as defesas imunológicas e combata o envelhecimento celular. Para perder peso, o ácido cítrico também tem alguns benefícios. De fato, ele estimula a produção de enzimas biliares e digestivas e, portanto, permite acordar o sistema digestivo e facilitar a digestão, reutilização e eliminação de gorduras após o metabolismo. Sendo assim, o limão é um alimento muito interessante para queima de gordura.

Aveia: um alimento que retém lipídios no corpo

Cereais - Aveia

O farelo de aveia tem dois principais benefícios quando se trata da perda de peso. Essas duas vantagens estão diretamente ligadas ao seu alto teor de fibra alimentar solúvel. Primeiro de tudo, o farelo de aveia tem um efeito saciante bastante poderoso. Sua integração na dieta permite que você fique mais tempo satisfeito, evitando desejos alimentares e fazendo com que a pessoa coma menos durante as principais refeições. Segundo, a fibra solúvel tem o efeito de prender os sais biliares e o colesterol no corpo e promover sua eliminação, estimulando também o trânsito intestinal.

Maçã: alimento rico em pectina e fibras solúveis

Duas maçãs vermelhas

Como o farelo de aveia, a maçã é um alimento eficaz para queima de gordura, graças ao seu alto teor de fibras solúveis e pectina, em particular. No sistema digestivo, a pectina participa ativamente da eliminação do excesso de gordura corporal pelo trânsito intestinal. Comer bastante fibra solúvel de maçã ajuda a regular o colesterol e o açúcar no sangue. O que é muito interessante para quem está querendo perder gordura corporal.

 

Abacaxi é uma fruta que queima gordura?

O abacaxi é certamente é uma das frutas mais populares para queima de gordura corporal. No entanto, é preciso ter cuidado! De fato, o abacaxi ganhou essa reputação devido ao seu alto teor de bromelina. A bromelina é uma enzima que estimula a queima de lipídios. No entanto, no abacaxi a bromelina está concentrada principalmente no caule do abacaxi, uma parte da frutas que não é comestível.

Abacaxi

Portanto, você não deve confiar cegamente no abacaxi para perder peso, como às vezes acontece em algumas dietas. Por outro lado, o abacaxi continua sendo uma fruta rica em fibras e micronutrientes, que tem seu lugar garantido em uma dieta saudável e equilibrada.

 

Como inserir os alimentos mencionados acima na sua dieta alimentar

Um alimento que queima gordura pode ser um aliado na hora de promover a perda de peso e dar um impulso para eliminar quilos indesejados. No entanto, nenhum alimento possui virtudes milagrosas.

O consumo de alimentos que queimam gordura deve ser feito junto com uma dieta variada e equilibrada. Ou seja, rica em vegetais, fibras alimentares, micronutrientes, proteínas magras e gorduras de qualidade. Os alimentos mencionados acima são uma parcela muito importante para perda de peso, mas não fazem milagres sozinhos.

Cardápio para 1 dia com os 5 alimentos que ajudam a queimar gordura

5 Alimentos que ajudam a queimar gordura Café da manhã Almoço / Sobremesa Lanche da tarde Jantar
  • Berinjela
  • Limão
  • Aveia
  • Maçã
Mingau de aveia, maçã e canela

Chá verde

Salada verde

Wrap de frango com caponata de berinjela

Iogurte natural

1 maça

1 punhado de oleaginosas

Chá verde

Vegetais grelhados

Peixe grelhado ao molho de limão

Queijo branco com frutas vermelhas

 

Dicas

  • Sempre procure consumir alimentos que atendam às suas necessidades específicas. Seja você uma pessoa que, é diabética, vegetariana, cardíaca, ou apenas alguém que está tentando emagrecer uns quilinhos. No entanto, sempre procure aconselhamento profissional, como de um nutricionista credenciado, se você tiver necessidades nutricionais específicas ou estiver confuso sobre o que comer.
  • Coma uma grande variedade de alimentos saudáveis e limite a quantidade de alimentos que contenham gordura saturada, excesso de sal, açúcar e bebidas alcoólicas.
  • Seja consciente em relação a quantidade de comida que coloca no seu prato.
  • Escolha a água como a sua principal bebida.

Resumindo, algumas dessas dicas ajudarão algumas pessoas mais, outras menos, e para outras isso é algo completamente novo. Mas, adotar uma alimentação consciente e hábitos alimentares mais saudáveis é de grande ajuda para qualquer pessoa que queira ter saúde e qualidade de vida a longo prazo.

E lembre-se, sempre procure informação de fontes confiáveis e desconfie de dietas ou métodos milagrosos.

 

FONTE

Manutenção da perda de peso: uma revisão sobre estratégias relacionadas à dieta.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here