7 dicas para ter mais autoconfiança

0
860
Autoconfiança, gato se enxerga leão no espelho.

Autoconfiança pode ser definida como um sentimento de confiança nas habilidades e qualidades de alguém. A autoconfiança é muito importante para sua saúde e bem-estar psicológico.

Ter um nível saudável de autoconfiança pode ajudara pessoa a ter sucesso em sua vida pessoal e profissional, e nesse texto vamos te dar 7 dicas para que você possa ser uma pessoa mais autoconfiante.

 

Benefícios da autoconfiança

Quando você acredita em si mesmo, estará mais disposto a experimentar coisas novas. Se você se inscreve para uma vaga de emprego ou se inscreve em uma aula de culinária, acreditar em si mesmo é a chave para se destacar.

Da mesma forma, existem atitudes que você pode tomar para aumentar sua autoconfiança. Se você não tem confiança em uma área específica ou se esforça para se sentir confiante com alguma coisa, essas estratégias podem te ajudar.

 

1. Conheça-se bem

Conhecer seus pontos fortes e fracos, suas qualidades e seus defeitos permitirá que você aproveite ao máximo as suas qualidades e se afirme melhor. É o primeiro passo para ganhar autoconfiança. Como resultado, você poderá destacar seus pontos fortes em todas as situações cotidianas: no trabalho, com amigos ou familiares.

Ao identificar suas fraquezas, você pode trabalhar para melhorá-las. Fazer um balanço de sua personalidade e de suas realizações o ajudará a se sentir único e confiante. Além disso, conhecer-se bem também permitirá que aqueles ao seu redor o conheçam e o apreciem melhor.

 

2. Elimine pensamentos negativos

Este item anda de mãos dadas com o item acima, no entanto, é tão importante que é necessário um tópico só para ele. Você precisa aprender a ter consciência de sua conversa interna, dos pensamentos que tem sobre si mesmo e do que está fazendo.

Quando eu estou correndo, na minha prática diária de esportes, às vezes minha mente começa a dizer: “Isso é muito difícil. Eu quero parar e assistir TV. Bem, logo aprendi a reconhecer essa conversa interna negativa, e aprendi um truque que mudou tudo na minha vida: imagino que esse pensamento negativo é um bug do sistema e minha mente esta vigilante em busca desses bugs.

Quando eu pego um, eu penso em algo que possa elimina-lo. Em seguida, o substituo por algo positivo. “Vamos lá, eu posso fazer isso! Só faltam 500 metros”, e quando termino a corrida a satisfação é imensa, e acaba me dando mais força para quando isso acontecer de novo.

 

3. Aceite elogios

No trabalho, em casa, com os amigos, você realiza diariamente uma infinidade de tarefas que podem fazer com que você receba elogios das pessoas ao seu redor. Aprenda a receber e apreciar esses comentários positivos. Não fique dizendo… Que isso, não foi nada demais. Você pode receber esses elogios como incentivos nos quais pode confiar para reconhecer seus principais pontos fortes. Isso permitirá que você os aproveite para aumentar sua autoconfiança.

 

4. Cuide da sua postura

A autoconfiança se manifesta em nossa postura e em nosso olhar. Mantenha as costas retas, os ombros levantados, a cabeça erguida e ande com um caminhar confiante. Sorria mais, as pessoas serão atraídas por você.

Pessoas com alta autoconfiança adotam esse tipo de comportamento não verbal. Inspire-se neles. Para se sentir mais confortável, você pode se observar no espelho para ver as diferenças entre as suas diferentes posturas e expressões faciais.

 

5. Imponha-se

A autoconfiança depende da percepção de uma pessoa sobre si mesma, mas também do que ela acredita que os outros pensam dela. É essencial afirmar-se com os outros em relação às suas escolhas, valores e opiniões.

Não aceite críticas não construtivas, mesquinhas e palavras ofensivas. Se uma pessoa te machuca, seja por suas palavras ou por seu comportamento, você deve educadamente se impor. Resumindo, a auto-estima passa sem dúvida pela assertividade.

 

6. Conheça seus valores e viva-os

Quais são os valores sobre os quais sua vida é construída? Se você não souber, terá problemas, porque sua vida acabará ficando sem direção. Sendo assim, pense em seus valores … você pode tê-los, mas talvez não tenha pensado muito neles. Agora pense se você realmente vive esses valores ou se apenas acredita neles, mas não age de acordo com eles.

Um bom começo para descobrir quais são os seus valores é pensar sobre, o que faz você se sentir bem. Não, comer chocolate não é um valor. Estamos falando aqui de características ou formas de se comportar em relação ao mundo. Por exemplo, se você valoriza a honestidade, você se sente bem quando diz a verdade, então um valor seu é a honestidade.

 

7. Saia da sua zona de conforto

Para ganhar mais autoconfiança, saia da sua zona de conforto. Essa área pode ser definida como qualquer lugar ou hora em que você se sinta completamente à vontade, onde estiver em plena posse de seus meios. Qualquer coisa fora desta área é nova e pode parecer assustadora.

Enfrentar novos desafios, abordar novas pessoas, praticar uma atividade diferente são exemplos que permitem que você saia da sua zona de conforto. No entanto, a adaptação a um ambiente anteriormente desconhecido pode permitir que você desenvolva outras habilidades e aprenda ainda mais sobre si mesmo. Quanto maiores os passos dados, maior a autoconfiança.

 

De alguma forma, não acredito que haja alturas que não possam ser escaladas por um homem que conhece os segredos de tornar sonhos realidade. Parece-me que esse segredo especial pode ser resumido em quatro “C”s. São curiosidade, confiança, coragem e constância, e o melhor de tudo é confiança. Quando você acredita em uma coisa, acredite nela de maneira implícita e inquestionável. – Walt Disney

 

Clique aqui e leia sobre meditação de cura.

Conclusão

Todas as pessoas do mundo lutam com questões de confiança uma vez ou outra. Mas se seus problemas de autoconfiança interferirem em seu trabalho, sua vida social ou sua educação, procure ajuda profissional.

Às vezes, a baixa autoconfiança decorre de um problema maior, como um evento traumático da infância. Outras vezes, pode ser um sintoma de um problema de saúde ligado ao psicológico.

Em outras palavras, é importante ter uma dose saudável de autoconfiança que o ajude a ter o máximo de você para que assim, possa alcançar seus objetivos.

 

FONTE

Análise do Conceito: Confiança / Autoconfiança.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here