8 Semanas de gravidez

0
527
8 Semanas de gravidez

Este artigo sobre 8 semanas de gravidez faz parte de uma série de artigos sobre gravidez. Através desses textos você poderá descobrir o que está acontecendo em cada estágio da sua gravidez, o que esperar e também informações sobre como o seu bebê está se desenvolvendo.

Clique abaixo e dê uma olhada nos outros artigos da série:

Primeiro trimestre: 3 semanas de gravidez (fecundação), 4 semanas de gravidez (implantação do embrião), 5 semanas de gravidez, 6 semanas de gravidez, 7 semanas de gravidez, 8 semanas de gravidez, 9 semanas de gravidez, 10 semanas de gravidez, 11 semanas de gravidez, 12 semanas de gravidez.

Segundo trimestre: 13 semanas de gravidez.

 

8 Semanas de gravidez

Com 8 semanas de gravidez, seu bebê está crescendo rapidamente em todas as direções a uma taxa de um milímetro por dia e já começa a se mover.

Da mesma forma, os órgãos vitais continuam crescendo, e seu menino ou menina agora também pode começar a usar o útero como piscina, pois o líquido amniótico aumenta a cada semana em cerca de 2 colheres de sopa.

 

8 Semanas de gravidez: sintomas

Nesta fase, com 8 semanas de gravidez, o seu bebê precisará cada vez mais do seu corpo, para aumentar seu volume de sangue. Além disso, com 8 semanas de gestação, seu coração está bombeando 50% mais sangue por minuto do que antes de você engravidar.

Você pode começar ou continuar a sentir sintomas como:

  • náusea e vômito (principalmente pela manhã)
  • mau humor
  • ganho ou perda de peso
  • inchaço, gases e constipação
  • aumento do olfato
  • sensibilidade a cheiros fortes
  • excesso de saliva
  • aversões e desejos alimentares
  • indigestão e azia
  • vontade de urinar com mais frequência
  • fadiga
  • aumento do corrimento vaginal
  • cólicas pélvicas leves
  • alterações mamárias como aumento dos seios, sensibilidade ou formigamento nos mamilos e aréola escurecida
  • inchaços areolares, que são na verdade glândulas sudoríparas, conhecidas como tubérculos de Montgomery

Corrimento vaginal

Esse corrimento vaginal fino e leitoso, chamado leucorreia, é um bom sinal. Ou seja, seu corpo está tomando medidas instintivas para proteger seu canal de parto de infecções e proteger seu ambiente bacteriano natural.

Além disso, a vagina precisa de um equilíbrio harmonioso de bactérias boas e ruins para permanecer saudável e livre de infecções.

Hormônios

Com 8 semanas de gravidez alterações hormonais significam que há um aumento do fluxo sanguíneo através do corpo.

Isso é necessário para permitir que o bebê cresça, mas se o sangue se acumular nas partes mais fracas dos vasos sanguíneos, isso pode levar a protuberâncias conhecidas como varizes.

Isso geralmente começa a ocorrer nas primeiras 12 semanas de gravidez.

Veias varicosas podem aparecer:

  • nas pernas
  • ao redor do reto, onde são conhecidas como hemorroidas
  • em torno da área genital

Às vezes, varizes causam desconforto. As pernas podem doer e parecer pesadas, e a pele ao redor das veias pode apresentar coceira ou como se estivesse latejando ou queimando.

Para reduzir o risco e o impacto de varizes, tente:

  • evitar ficar parada o dia inteiro, se possível
  • colocar os pés acima do nível do seu coração sempre que possível
  • evitar cruzar as pernas ao sentar
  • fazer exercícios regulares e moderados, como caminhar
  • manter um peso saudável

 

Desenvolvimento do bebê com 8 semanas de gravidez

Com 8 semanas de gravidez, há muitas mudanças no desenvolvimento do seu bebê.

Incluindo:

  • Olhos: os olhos do seu bebê agora são partes visíveis do rosto, com dobras oculares em formação. Além disso, nessa fase a retina já está pigmentada.
  • Orelhas: o ouvido externo está formado.
  • Rosto e boca: o lábio superior e o nariz se formaram, ocorre a fusão do osso do palato e a formação de papilas gustativas.
  • Coração: o coração agora está pulsando entre 140 e 170 batimentos por minuto.
  • Membros: os membros continuam a se desenvolver, à medida que os braços e as pernas ficam mais longos. Os dedos das mãos e pés já tem uma aparência distinta.
  • Corpo: a cabeça fica ereta e arredondada.
  • Tronco: o tronco começa a endireitar. O tubo neural se formou completamente e a cartilagem agora está se tornando osso.
  • Abdômen e pelve: os intestinos começam a se mover do cordão umbilical para o corpo. Por outro lado, a genitália externa ainda permanece irreconhecível.

8 Semanas de gravidez tamanho do feto

Com 8 semanas de gravidez o tamanho do feto é de 13 milímetros, mais ou menos do tamanho de uma uva.

 

Coisas para fazer

Com 8 semanas de gravidez a sua lista de tarefas está crescendo. Se você ainda não tiver feito, certifique-se de agendar uma visita pré-natal.

Da mesma forma, nessa fase as dores de cabeça podem se tornar um incômodo. Provavelmente, isso se deve ao aumento do volume sanguíneo que você está tendo, mas pode ser uma boa ideia discutir isso com seu médico.

A maioria dos medicamentos não é recomendado durante a gravidez, mas seu médico pode recomendar o acetaminofeno (paracetamol), como uma alternativa mais segura ao ibuprofeno ou aspirina.

Se a sua pele era boa e sem manchas, agora pode estar sentindo os efeitos da gravidez. Você pode começar a perceber alterações na pele do rosto, como manchas escuras ou melasma. Além disso, nessa época, os sintomas de gravidez podem se tornar incômodos.

 

Mudanças no estilo de vida

Como nas semanas anteriores, com 8 semanas de gravidez você descobre que há muitas modificações no estilo de vida que precisam ser feitas durante a gestação e até após o parto.

Saúde geral

Durante a gravidez, você precisará cuidar de si e do seu bebê em desenvolvimento. Por isso, é importante não beber álcool ou fumar durante a gravidez.

No entanto, cabe lembrar que não apenas as drogas recreativas, mas também muitos medicamentos prescritos e vendidos sem receita, devem ser evitados, pois podem atravessar a placenta e afetar o feto.

Contudo, um farmacêutico ou profissional de saúde pode aconselhá-la sobre a continuação do uso de qualquer medicamento existente e quais medicamentos são seguros para tomar em casos de dores de cabeça, indigestão e outros problemas que possam surgir.

Siga uma dieta saudável com muitos alimentos ricos em ferro e tome uma boa vitamina, incluindo ácido fólico. O seu médico irá aconselhá-la sobre isso.

Da mesma forma, também pode ajudar fazer 30 minutos por dia de exercício moderado, como ioga, caminhada ou natação.

Entretanto, sempre converse com seu médico sobre qualquer regime de exercícios atual ou planejado, para garantir que ele seja seguro.

Beleza

As tinturas de cabelo devem ser evitadas durante as primeiras 12 semanas de gravidez. Em vez disso, use colorações naturais.

Comida

Para ajudar a aliviar alguns dos sintomas gastrointestinais que você possa estar enfrentando, como náusea, vômito, gases, inchaço e constipação, você pode tentar algumas das seguintes dicas:

Constipação: adicione mais fibras à sua dieta, incluindo mais frutas e vegetais frescos no seu prato.

Náuseas e vômitos: tente comer alimentos que contenham gengibre para ajudar a acalmar o estômago. Além disso, em momentos de queimação e azia consuma alimentos e bebidas bem geladas.

Clique aqui e saiba: Qual a relação entre o leite e o refluxo gastroesofágico?

Outras preocupações

Você deve ligar para o seu médico se houver sintomas que possam indicar uma gravidez ectópica ou perda do bebê.

No entanto, cabe lembrar que estes sintomas mais graves incluem sangramento vaginal, vazamento de líquido vaginal, sensação de desmaio ou tontura, pressão arterial baixa, pressão retal, dor no ombro e dor pélvica ou cãibras graves.

Infecção do trato urinário

Existe um risco maior de infecção do trato urinário durante a gravidez.

Entretanto, se você observar sintomas que parecem não vir da gravidez e que podem indicar uma infecção, ou se estiver preocupada com outras alterações, consulte o seu médico o mais rápido possível.

 

3 FONTES

https://www.whattoexpect.com/pregnancy/week-by-week/week-8.aspx
https://www.babycentre.co.uk/s1001605/your-pregnancy-at-8-weeks

https://articles/298515

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here