Alimentos que ajudam a combater a fadiga

0
282
Alimentos que ajudam a combater a fadiga

As dietas que contêm uma variedade de alimentos frescos e ricos em nutrientes podem ajudar a reduzir a sensação de fadiga. Esses alimentos incluem couve, aveia, melancia, entre outros.

No entanto, alguns alimentos processados ​, como por exemplo, pão branco e assados, podem piorar a fadiga em algumas pessoas.

Continue lendo e descubra mais exemplos de alimentos que podem ajudar a combater a fadiga. Além disso, este artigo também analisa os alimentos e bebidas que se deve evitar, juntamente com algumas dicas gerais para aumentar a energia.

 

Alimentos para vencer a fadiga

Em geral, os alimentos que podem ajudar a aumentar os níveis de energia são frescos, e não muito processados. Eles também tendem a ser ricos em nutrientes.

Alguns exemplos incluem:

Ovos

Ovos inteiros contêm muitos nutrientes. De acordo com os órgãos de saúde, um ovo médio contém 7 gramas de proteína. Além disso, um ovo médio também fornece 4% da ingestão diária recomendada de cálcio e 6% da ingestão diária recomendada de vitamina A.

Da mesma forma, os ovos também são uma ótima fonte de gorduras. Que por sua vez, fornece energia e ajuda o corpo a absorver melhor as vitaminas.

Bananas

A banana é uma boa fonte de potássio, fibras e carboidratos. Essa combinação de carboidratos e fibras fornece uma fonte de energia de longa duração.

Na verdade, de acordo com um pequeno estudo americano, os ciclistas treinados que comeram mais bananas tiveram desempenho igual ao daqueles que consumiram bebidas esportivas durante um percurso de 75 km. Os pesquisadores concluíram que as bananas são uma boa fonte de energia, especialmente antes e durante longos períodos de exercício.

Amêndoas

As amêndoas inteiras são ricas em nutrientes como gorduras, fibras e proteínas. Proteína e gordura proporcionam uma sensação de saciedade e podem ajudar a aumentar os níveis de energia.

Da mesma forma, as amêndoas também contêm vitamina E e magnésio. E são um ótimo lanche da tarde, sozinhas ou junto a outras oleaginosas.

Melancia

As melancias são uma ótima fonte de hidratação. De acordo com os órgãos oficiais, as melancias são 92% constituídas por água e contêm vitamina C, vitamina A e muitos outros nutrientes.

A desidratação pode aumentar a sensação de fadiga. Além disso, uma revisão de pesquisa do ano de 2010 sugeriu que a hidratação adequada é capaz de melhorar o estado de alerta mental e melhora o bem-estar de uma pessoa.

Couve

A couve é um vegetal com folhas verdes, rico em antioxidantes e em vitaminas como, potássio, vitamina A,  e ferro.

Os glóbulos vermelhos do corpo contêm ferro. Este mineral é essencial para transportar oxigênio pelo corpo para as células usarem como energia. Por esse motivo, níveis baixos de ferro podem causar falta de energia.

Espinafre

O espinafre é outro vegetal de folhas verdes que está no topo da lista dos alimentos ricos em ferro. Além disso, ele também é rico em vitamina K e magnésio.

Portanto, o espinafre e a couve são uma excelente combinação para o preparo de alimentos e saladas.

Sementes de chia

Sementes de Chia

As sementes de chia são ricas em nutrientes. Por exemplo, aproximadamente 30 gramas de sementes de chia contém 4 gramas de proteína, 11 gramas de fibra e 9 gramas de gordura.

Acima de tudo, a fibra é útil para prevenir picos de açúcar no sangue na hora das refeições. Além disso, as mudanças rápidas nos níveis de açúcar no sangue são outra causa possível de fadiga.

Aveia

A aveia é rica em fibras e carboidratos complexos. O corpo humano pode quebrar facilmente vários tipos de carboidratos refinados e usá-los para fornecer um aumento de energia de curto prazo. O açúcar é um exemplo de carboidrato refinado.

No entanto, os carboidratos complexos são mais difíceis de decompor pelo corpo. Isso os torna uma fonte de energia bem mais duradoura.

Leitura complementar:

 

Alimentos que aumentam a fadiga

Alguns alimentos e bebidas podem aumentar a sensação de fadiga. Por exemplo, alimentos com alto teor de açúcar podem aumentar temporariamente a energia. Mas, esse aumento geralmente leva a uma queda de energia imediata, ou seja, após um curto período de tempo o nível de energia fica baixo novamente.

Exemplos de alimentos que podem aumentar a fadiga ao longo do dia incluem:

  • alimentos açucarados, incluindo mel
  • pão branco
  • assados
  • bebidas com alto teor de cafeína
  • alimentos altamente processados, como batatas fritas e comidas congeladas

 

Dicas para combater a fadiga

Existem também alguns comportamentos gerais relacionados à dieta que uma pessoa pode tentar adotar para ajudar a manter seus níveis de energia elevados durante o dia.

Esses comportamentos incluem:

  • evitar pular refeições
  • comer um lanche no meio da manhã e no meio da tarde, como um punhado de amêndoas ou uma barra de cereal diet
  • aderir à ingestão diária recomendada de calorias
  • manter-se hidratado com água ou outras bebidas nutritivas

No entanto, pessoas diferentes, podem responder de maneiras diferentes a essas estratégias, e algo que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Por isso, acima de tudo, tente entender como o seu corpo reage após determinadas refeições.

 

Maneiras naturais de combater a fadiga

Fazer algumas outras mudanças no estilo de vida também pode aumentar os níveis de energia ao longo do dia.

Por exemplo, o Conselho Americano de Exercícios sugere que exercícios regulares podem prevenir a fadiga. Por isso, as pessoas que sentem fadiga devem tentar se exercitar de 3 a 5 dias por semana.

Além disso, a National Sleep Foundation explica que uma boa noite de sono ajuda o corpo a:

  • regular a temperatura corporal
  • manter um apetite saudável
  • regular os níveis hormonais
  • manter o sistema imunológico forte

Esses benefícios podem ajudar a manter os níveis de energia ao longo do dia mais estáveis.

Além disso, gerenciar o estresse é outra maneira de combater a fadiga. Com o tempo, o estresse crônico pode causar sintomas como cansaço e exaustão. Há muitas coisas que uma pessoa pode tentar para reduzir seus níveis de estresse, incluindo meditação e exercícios.

 

Resumo

Existem vários alimentos que podem ajudar a combater a sensação de fadiga durante o dia. Procure alimentos ricos em proteínas, gorduras boas e fibras. Alimentos ricos em ferro e outros nutrientes também são úteis.

Acima de tudo, para tentar elevar os níveis de energia e combater a fadiga, é melhor evitar consumir alimentos altamente processados ​​ou açucarados todos os dias.

3 FONTES

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3355124/
https://www.nia.nih.gov/health/important-nutrients-know-proteins-carbohydrates-and-fats

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here