Biotina (Vitamina B7): qual sua relação com cabelo, pele e unhas

0
419
Alimentos que tem Biotina

A maioria das mulheres sonha com cabelos longos e atraentes, unhas compridas e fortes e uma pele com aparência jovem. Pode culpar as redes sociais, se quiser, mas esse desejo fez com que as mulheres experimentassem muitos remédios malucos ao longo dos anos para tentar obter a aparência que procuram.

Desde passar alimentos e pomadas de assadura no rosto a beber limão em jejum, existem inúmeros sites que afirmam que podem garantir mais de 1 cm de crescimento de cabelo por semana, ou que você terá unhas dignas de salão em poucos dias.

No entanto, quando se trata de coisas como essa, você não pode discutir com a ciência real e a resposta quando você começa a olhar para ela é realmente simples; biotina. Também conhecida como vitamina B7, esta vitamina solúvel em água metaboliza carboidratos e gorduras e é essencial para a função digestiva. Também contribui para um metabolismo saudável, função nervosa e saúde cardíaca, por isso é uma vitamina muito importante para se obter uma boa saúde.

Por outro lado, a biotina não só é essencial para a saúde em geral, mas seu poder específico vem em relação à beleza, pois ela pode melhorar a aparência da pele, fortalecer os cabelos, engrossar as unhas e estimular o crescimento de ambos.

Continue lendo para saber especificamente qual a importância da biotina ou vitamina B7 como queira chamar, para o cabelo a pele e as unhas.

 

Cabelo

A maior parte do nosso cabelo é composta por uma substância chamada queratina, produzida por aminoácidos. As vitaminas do complexo B (como a vitamina B7, também conhecida como Biotina) ajudam a criar esses aminoácidos, então faria sentido que mais biotina significasse mais queratina, o que significa mais cabelo. Daí porque a biotina é uma vitamina tão importante no que diz respeito ao crescimento do cabelo, e também porque mais biotina resulta em menos perda de cabelo.

Outra razão pela qual a biotina é boa para o cabelo é porque ela produz ácidos graxos. Esses ácidos graxos ajudam a nutrir nosso cabelo e torná-lo brilhante e cheio de volume.

Leitura complementar:

 

Pele

Da mesma forma que a biotina pode deixar seu cabelo cheio e brilhante, ela também tem o mesmo poder sobre a pele. Os ácidos graxos que a biotina produz ajudam a manter a pele firme e hidratada. Sem esses ácidos graxos, a camada externa da pele pode ficar desidratada e com aparência seca, aumentando a visibilidade das linhas finas e rugas.

Ao garantir que seu corpo tenha toda a biotina de que precisa, isso o ajuda a produzir novas células, o que significa que sua pele parecerá mais jovem e saudável.

Além disso, também ajuda as glândulas sebáceas a funcionarem corretamente, a biotina garante a hidratação da pele, reduzindo assim o aparecimento de linhas finas e rugas.

Leitura complementar:

 

Unhas

O motivo pelo qual tantas pessoas agora recorrem a alongamentos de unhas em gel ou acrílico é porque infelizmente descobrem que suas próprias unhas são muito quebradiças e lascam facilmente.

Novamente, a biotina pode ajudar nisso. Se você achar que suas unhas estão fracas, ingerir biotina suficiente diariamente pode engrossá-las em até 25%. Isso as torna mais fortes e menos propensas a quebrar ou lascar, o que significa que você pode ignorar as falsidades e exibir suas unhas naturais.

E, como já sabemos ao observar o papel da biotina no crescimento do cabelo, essa vitamina do complexo B ajuda a produzir a queratina, da qual nossas unhas também são feitas. Portanto, garantir que você obtenha biotina suficiente pode não apenas tornar suas unhas mais fortes, mas também mais longas.

Clique aqui e saiba: Ômega 3, o que você precisa saber antes de tomar.

 

Como obter biotina suficiente

Comida rica em Biotina

Existem alguns alimentos ricos em biotina que você pode tentar incorporar em sua dieta, dentre eles:

  • gema de ovo
  • fígado
  • rim
  • oleaginosas, como amêndoas, amendoins e nozes
  • pasta de amendoim
  • soja e outras leguminosas
  • grãos inteiros e cereais
  • couve-flor
  • bananas
  • cogumelos

Como as técnicas de processamento de alimentos, como cozinhar ou assar, podem tornar a biotina ineficaz e insuficiente, as versões cruas ou menos processadas desses alimentos contêm uma quantidade de biotina mais ativa.

É sempre melhor obter nutrientes de fontes naturais. Se você não conseguir obter biotina suficiente naturalmente, um suplemento pode ser sugerido por seu médico. No entanto, lembre-se de que os suplementos não são monitorados pelos órgãos fiscalizadores quanto à segurança, pureza, dosagem ou qualidade, como deveriam ser. Portanto, pesquise bem as marcas antes de comprar.

A ingestão diária recomendada de biotina é de 30 microgramas por dia e, embora os benefícios sejam claros ao atingir essa meta, isso não significa que o dobro da biotina trará o dobro dos benefícios. Se você exceder continuamente esse limite, o excesso de vitamina no corpo pode diminuir a quantidade de vitamina B5 no intestino, causando problemas de pele, como acne.

Acima de tudo, embora seja importante garantir que seu corpo receba todas as vitaminas de que precisa, lembre-se de que as recomendações sobre a ingestão diária existem por uma razão e se você conseguir atingir esses 30 microgramas por dia, através da alimentação, então deve começar a notar cabelos, pele e unhas mais saudáveis ​​sem precisar de suplementos extras.

 

Conclusão

Embora a biotina seja necessária para o funcionamento normal do corpo e os suplementos possam ajudar mulheres a terem cabelos, pele e unhas mais bonitos e saudáveis. Ainda não há dados suficientes disponíveis para apoiar a suplementação ou alegações sobre uma completa transformação de cabelos, pele ou unhas através da suplementação de biotina.

Acima de tudo, é sempre uma boa ideia comer uma dieta equilibrada e saudável de alimentos não processados ​​ou minimamente processados ​​para sua saúde ideal. Além disso, mantendo uma boa alimentação, você acabará ingerindo todas as vitaminas de que seu corpo precisa.

 

2 FONTES

https://www.mayoclinic.org/drugs-supplements/biotin-oral-route/description/drg-20062359
https://www.ukmeds.co.uk/blog/biotin-and-beauty

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here