Como acabar com uma enxaqueca

0
287
Como acabar com uma enxaqueca

Qualquer pessoa que já sentiu uma enxaqueca sabe que as dores podem ser horríveis e podem deixar alguém até desorientado. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e podem diferir em gravidade. Mas normalmente as pessoas que sofrem de enxaqueca sentem uma dor de cabeça intensa (geralmente no centro da testa e sentida como uma forma de dor latejante), sensibilidade à luz e sensação de enjoo. Muitas pessoas também notam distúrbios visuais, como visão turva, pontos cegos ou luzes piscando.

Como as pessoas que têm enxaquecas podem tender a tê-las com bastante frequência (várias vezes por semana). Geralmente é preferível procurar tratamento em vez de esperar que a enxaqueca desapareça por conta própria (o que geralmente leva algumas horas ou alguns dias).

Existem várias opções de tratamentos eficazes para aliviar a dor da enxaqueca e evitar que ela atrapalhe demais a sua vida. As formas de como acabar com uma enxaqueca podem ser diferentes de pessoa para pessoa, por isso é fundamental descobrir o que funciona melhor para você.

No texto abaixo, leia algumas sugestões de como acabar com a enxaqueca.

 

Use uma compressa fria

As compressas quentes e frias são úteis no tratamento de várias dores e problemas. Mas como regra geral, compressas de calor devem ser usadas para rigidez ou dores musculares, enquanto compressas frias devem ser usadas para inflamação, inchaço e dor. Portanto, quando se trata de dores de cabeça, use uma compressa fria.

Clique aqui e saiba: Nariz entupido e dor de cabeça, 9 possíveis causas.

 

Respire fundo

Embora as pesquisas tenham mostrado que algumas pessoas são mais propensas a ter enxaquecas com base na genética, hormônios ou estresse, a causa real da enxaqueca em alguns casos não é conhecida.

No entanto, sabemos que a falta de oxigênio fornecido aos vasos sanguíneos do cérebro pode resultar em dores de cabeça. Portanto, se sentir que está com sintomas de enxaqueca, respire fundo para que o oxigênio flua um pouco mais generosamente por todo o seu corpo.

Clique aqui e saiba: Quais são os benefícios que a natureza nos oferece?

 

Analgésicos

Há uma grande variedade de analgésicos disponíveis que você pode comprar sem a necessidade de obter uma receita ou consultar um médico. O paracetamol é um analgésico eficaz para o tratamento de dores de cabeça, assim como os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o ibuprofeno e a aspirina.

Clique aqui e saiba: PARACETAMOL usos, efeitos colaterais e dosagem.

Embora seja possível comprar analgésicos sem receita, você deve seguir as instruções da bula que acompanha a droga e sempre usar os medicamentos de acordo com as orientações fornecidas. Se você acidentalmente exceder a dose recomendada, procure imediatamente ajuda médica.

Clique aqui e saiba: Usos, riscos e benefícios da Aspirina.

 

Beba mais agua

Muito parecido com o fato de não fornecer oxigênio suficiente ao cérebro, não dar água suficiente ao cérebro pode ser outra causa de dores de cabeça. A água é essencial para liberar as toxinas do corpo e transportar nutrientes essenciais para o cérebro (assim como uma série de outras coisas). Portanto, beber a quantidade diária de água recomendada para você é essencial.

 

Apague as luzes

Este conselho é especialmente importante para qualquer pessoa que tenha o tipo de enxaqueca conhecido como “enxaqueca com aura”. O que significa que você também terá distúrbios visuais, geralmente como uma prevenção para a dor de cabeça que se segue. Para qualquer pessoa que sofra de manchas piscando ou borradas nos olhos, ficar sentado no escuro por um tempo pode tornar a sensação menos incomoda.

Mesmo que você não sofra necessariamente de distúrbios visuais, a enxaqueca ainda pode torná-lo mais sensível à luz e pode até ser desencadeada pela luz direita ou piscando (como a luz de uma TV ou tela de computador). Dê a si mesmo um tempo e, como boa prática geral, faça pausas regulares na tela para evitar mais dores de cabeça no futuro.

 

Tome medicamentos prescritos por um médico

Se os medicamentos de venda livre não fizerem nada para ajudar a aliviar sua dor de cabeça. Então há uma série de medicamentos para enxaqueca disponíveis para venda com receita médica.

Estes só estão disponíveis mediante receita médica, e nestes casos uma visita ao médico é sempre uma boa opção.

 

Experimente um pouco de gengibre

O gengibre é conhecido por suas propriedades medicinais; ele tem poderosos efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. Administrado sozinho ou junto com medicamentos sem receita, pode ajudar a aliviar a dor de cabeça.

 

Tente relaxar

O estresse é a principal causa de dores de cabeça e enxaquecas (bem como de insônia, e noites mal dormidas, que por sua vez também podem causar dores de cabeça). Além disso, sentir-se estressado ou estressada pode ser um círculo vicioso em que dores de cabeça e falta de sono podem fazer você se sentir pior.

Tente relaxar, seja lendo um livro ou fazendo um pouco de meditação. Frequentemente, dar mais atenção a sua saúde mental também pode ajudar muito em sua saúde física.

 

Enxaquecas relacionadas à menstruação

As enxaquecas relacionadas à menstruação geralmente ocorrem 2 dias antes do início da menstruação a 3 dias depois.

Como essas enxaquecas são relativamente previsíveis, pode ser possível evitá-las usando tratamentos não hormonais ou hormonais.

Tratamentos não hormonais

Os tratamentos não hormonais recomendados são:

  • Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs): um tipo comum de analgésico.
  • Triptanos: medicamentos que revertem o alargamento dos vasos sanguíneos, o que se acredita ser um fator contribuinte nas enxaquecas.

Estes medicamentos são tomados em comprimidos 2 a 4 vezes por dia desde o início do seu período menstrual, ou 2 dias antes até o último dia do ciclo.

Tratamentos hormonais

Os tratamentos hormonais que podem ser recomendados incluem:

  • Contraceptivos hormonais combinados: como a pílula anticoncepcional combinada, adesivo ou anel vaginal.
  • Contraceptivos só de progesterona: como pílulas só de progesterona, implantes ou injeções.
  • Adesivos ou géis de estrogênio: que podem ser usados ​​3 dias antes do início da menstruação e continuados por 7 dias.

Os anticoncepcionais hormonais geralmente não são usados ​​para prevenir enxaquecas relacionadas à menstruação em mulheres que apresentam sintomas de enxaqueca com aura, porque isso pode aumentar o risco de ter um derrame.

 

FONTE

https://www.ukmeds.co.uk/blog/how-to-get-rid-of-a-migraine
https://www.nhs.uk/conditions/migraine/prevention/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here