Como aumentar a Serotonina: 4 maneiras cientificamente comprovadas

0
726
Carinha feliz

A serotonina é um mensageiro químico responsável por muitas funções no corpo e no cérebro. Outra informação muito conhecida é que a serotonina ajuda a regular a ansiedade e o estresse. Além disso, níveis baixos de serotonina são um dos fatores que podem contribuir para a depressão. No entanto, existem algumas medidas que você pode tomar para aumentar seus níveis de serotonina. E nesse texto, vamos falar sobre algumas delas.

O corpo produz serotonina naturalmente, mas existem algumas maneiras de aumentar sua produção. Por exemplo, certos medicamentos, alimentação e exercícios podem aumentar os seus níveis de serotonina.

Continue lendo para aprender mais sobre a serotonina e sobre algumas maneiras cientificamente comprovadas de aumentar seus níveis.

 

O que é serotonina?

A serotonina é uma substância química encontrada em todo o corpo humano. Ela desempenha um papel importante na regulação de uma série de funções corporais, incluindo a coagulação do sangue e a função intestinal.

Além disso, no cérebro humano, a serotonina desempenha o papel de um neurotransmissor. Neurotransmissores são substâncias químicas que transmitem mensagens ao redor do cérebro para apoiar seu funcionamento.

No entanto, existem muitas teorias sobre o papel da serotonina no cérebro. Uma ideia muito difundida é que a serotonina contribui para as redes cerebrais que regulam o estresse e a ansiedade. Da mesma forma, ela também pode aumentar a sua paciência e melhorar a sua capacidade de enfrentar situações estressantes.

A serotonina também desempenha um papel importante em várias condições da sua saúde mental. Como por exemplo, depressão e transtornos de ansiedade. Vários medicamentos antidepressivos aumentam os seus níveis de serotonina como forma de tratar a sua depressão.

 

Como aumentar os níveis de serotonina

Existem muitos suplementos que afirmam que podem aumentar os níveis de serotonina e combater o estresse. No entanto, faltam evidências por trás de muitas dessas alegações.

Por outro lado, os tópicos a seguir mostram meios já comprovados cientificamente que podem aumentar a sua serotonina:

1. Medicamentos

Você sabia que vários medicamentos antidepressivos comuns aumentam diretamente os níveis de serotonina no cérebro?

Eles são os inibidores seletivos da recaptação da serotonina. Esses inibidores são uma classe de medicamentos antidepressivos que evitam a reabsorção da serotonina no cérebro. Quando isso acontece, essas drogas aumentam os níveis de serotonina disponíveis para os receptores.

Exemplos de inibidores seletivos da recaptação de serotonina incluem fluoxetina e sertralina (Zoloft). Acima de tudo, esses medicamentos são eficazes para aumentar a serotonina e podem tratar os sintomas da depressão.

2. Exercício físico

O exercício físico tem um efeito substancial no cérebro e no corpo, tanto a curto como a longo prazo.

Há algumas evidências de que a ativação muscular durante o exercício permite que mais triptofano, que o corpo converte em serotonina, atravesse a barreira hematoencefálica (BHE).

Entretanto, a maioria das evidências de que os exercícios aumentam a serotonina vêm de estudos em animais. Por outro lado, já existem muitos estudos em humanos comprovando essa tese.

Acima de tudo, o aumento dos níveis de serotonina é uma das várias maneiras pelas quais os exercícios podem tratar a depressão.

3. Dieta

Os alimentos que contêm triptofano podem aumentar a produção de serotonina no corpo.

O triptofano é um aminoácido essencial presente em muitos alimentos, incluindo:

  • salmão
  • frango
  • peru
  • ovos
  • espinafre
  • sementes
  • derivados de leite
  • produtos de soja
  • oleaginosas

Você pode consumir esses alimentos caso queira aumentar a quantidade de triptofano no seu corpo. Pesquisas sugerem que o aumento do triptofano pode influenciar os níveis de serotonina no cérebro. Além disso, também existem suplementos que contêm triptofano vendidos em farmácias.

4. Sol

A exposição à luz solar também pode aumentar os seus níveis de serotonina.

O transtorno afetivo sazonal é um tipo de depressão em que os sintomas se correlacionam com as estações. Pessoas com essa condição podem apresentar sintomas depressivos durante o inverno, quando há menos luz solar.

As causas do transtorno afetivo sazonal ainda não são claras. Mas uma teoria aceita é que a falta de exposição ao sol durante o inverno cause níveis mais baixos de serotonina.

A terapia da luz é um tratamento para esse distúrbio que pode aumentar os seus níveis de serotonina. Além disso, um estudo de 2015 descobriu que a terapia de luz pode aumentar os níveis de serotonina em pessoas com transtorno afetivo sazonal.

 

Riscos do aumento da serotonina

O papel da serotonina no cérebro ainda permanece um pouco obscuro. Há evidências cientificas de que o aumento dos níveis de serotonina pode afetar o humor ou o estresse. No entanto, o cérebro ainda é um mistério em alguns aspectos e as pesquisas ainda estão em andamento.

Da mesma forma, muitas redes cerebrais envolvem serotonina e é desafiador aumentar a serotonina em uma rede específica sozinha. Além disso, o aumento exagerado da serotonina pode ter consequências ruins para a saúde.

Em alguns casos, o aumento exagerado da serotonina por longos períodos levou à síndrome da serotonina. Essa condição geralmente é o resultado do uso prolongado de certos medicamentos, como antidepressivos ou remédios para enxaqueca.

A síndrome da serotonina pode causar sintomas que incluem:

  • boca seca
  • ansiedade
  • confusão mental
  • inquietação
  • alucinações
  • suor excessivo
  • mudanças na pressão arterial
  • oscilações na frequência cardíaca
  • náusea
  • vômito
  • problemas digestivos

Acima de tudo, os pesquisadores estão trabalhando para entender mais sobre a síndrome da serotonina. E ainda não está claro se os sintomas podem aparecer em pessoas que aumentaram seus níveis de serotonina naturalmente.

Em geral, pessoas sem déficits não precisam aumentar seus níveis de serotonina. O corpo é excelente para se autorregular e funciona melhor em estado de equilíbrio.

 

Resumo

A serotonina é um mensageiro químico comum no cérebro. Muitas redes cerebrais envolvem serotonina, incluindo aquelas que desempenham um papel na regulação do estresse e da ansiedade.

Além disso, cabe lembrar que, algumas pessoas têm déficits de serotonina que podem contribuir para problemas de saúde mental, como depressão. Os medicamentos antidepressivos também podem aumentar os níveis de serotonina e ajudar com os sintomas.

Da mesma forma, exercícios, dieta e fototerapia ou exposição a luz solar também podem aumentar os níveis de serotonina.

Portanto, a maioria das pessoas não precisa se preocupar com os níveis de serotonina, a menos que eles estejam causando um problema.

Acima de tudo, o aumento demasiado da serotonina por longos períodos pode trazer consequências negativas para o organismo de uma pessoa.

 

4 FONTES

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK545168/#:~:text=Al%20Khalili%20Y.-,Introduction,memory%2C%20etc.).%5B
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5606297/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31586447/
https://articles/how-to-increase-serotonin

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here