Como tirar metal pesado do organismo?

0
626

Ter uma quantidade muito grande de metais pesados no organismo ​​pode afetar negativamente o corpo humano. Alguns alimentos e remédios podem ajudar a remover os metais pesados ​​que estão em excesso no corpo. O uso dessas substâncias para esse fim é conhecido como desintoxicação de metais pesados.

Ter pequenas quantidades de alguns metais pesados no organismo, como ferro e zinco, é essencial para ter um corpo saudável. No entanto, ter grandes quantidades de metais pesados ​​pode ser tóxico para o corpo e o meio ambiente.

De acordo com uma pesquisa cientifica de 2019, o envenenamento por metais pesados ​​é um problema de saúde muito comum devido a quantidade desses metais a que somos expostos no dia a dia.

Certas substâncias, como as presentes em alguns alimentos e remédios, se ligam aos metais pesados ​​e os transportam para fora do corpo. Esse processo é chamado de quelação.

No entanto, a quelação pode ser perigosa e até fatal, as pessoas não devem tentar desintoxicar metais pesados ​​sem a supervisão de um médico.

Aqui nesse texto iremos analisar os possíveis benefícios da desintoxicação de metais pesados, as evidências por trás delas, algumas considerações vitais de segurança e os possíveis efeitos colaterais.

O que é a desintoxicação de metais pesados?

Uma desintoxicação de metais ​​visa retirar o excesso de metais pesados ​​que estão no corpo humano.

A substância que se liga ao metal pesado ​​é conhecida como substancia quelante, e o processo que o transporta para fora do corpo é chamado de quelação. As pessoas também podem se referir a uma desintoxicação de metais pesados ​​como terapia de quelação.

Os médicos usam medicamentos quelantes específicos para tratar a intoxicação por metais pesados. Alguns alimentos também podem ajudar a retirar os metais pesados do corpo.

A toxicidade de metais pesados ​​pode afetar a função de órgãos como o cérebro, o fígado e os pulmões. Ter níveis altos de metais pesados ​​no organismo também pode reduzir os níveis de energia e afetar a composição do sangue.

A exposição prolongada a metais pesados também ​​pode causar os sintomas observados em condições degenerativas, como a doença de Parkinson e a doença de Alzheimer. Em alguns casos, a exposição prolongada a alguns metais pesados pode até causar câncer .

Exemplos de metais pesados:

  • arsênico
  • cádmio
  • cobre
  • zinco
  • mercúrio
  • alumínio
  • ferro

Os metais pesados ​​podem entrar em nosso corpo através de fatores alimentares e ambientais. Algumas fontes de metais pesados ​​são:

  • erosão do solo
  • mineração
  • resíduos industriais
  • poluição do ar
  • agrotóxicos
  • água contaminada
  • tabagismo
  • alimentação

Como tirar metal pesado do organismo?

Para pessoas com intoxicação por metais pesados, uma desintoxicação pode ser essencial para evitar complicações de saúde. Os médicos podem usar medicamentos, como penicilamina ou dimercaprol, que se ligam aos metais e os transportam para fora do corpo humano.

Para pessoas com exposição baixa, mas regular, a metais pesados, que podem se acumular no corpo, uma desintoxicação por metais poderá prevenir varias de condições de saúde. Segundo algumas pesquisas, a desintoxicação de metais pesados pode ajudar a prevenir problemas renais, cardiovasculares e neurológicos.

Alguns médicos sugerem a terapia quelante como uma opção de tratamento para várias condições de saúde, como:

Doença cardiovascular

Alguns médicos propõem a terapia quelante como tratamento para doenças do coração.

De acordo com o Centro Nacional de Saúde Integrativa e Complementar Americano, um estudo em larga escala com 1.708 pessoas encontrou uma pequena mais considerável redução nos eventos cardiovasculares após a terapia quelante em comparação com um placebo. No entanto, foi apenas em casos de pessoas com diabetes .

O Centro de Saúde Americano também sugeriu que pode ser melhor seguir uma dieta saudável para o coração e fazer algumas mudanças no estilo de vida afim de, lidar melhor com os problemas cardíacos, ao invés de se arriscar com os efeitos colaterais potencialmente perigosos da terapia quelante, que podem não trazer benefícios para a saúde.

Doença de Alzheimer

Alguns pesquisadores acreditam que existe uma ligação entre os altos níveis de metais pesados ​​e a doença de Alzheimer.

Houve muitas pesquisas pré-clínicas in vitro e in vivo que mostram a relação entre o excesso de metais pesados como cobre, zinco e ferro e o início e a progressão de condições neurodegenerativas como a doença de Alzheimer. Os metais estão muito envolvidos nos processos celulares que ligam a saúde neuronal e cerebral.

Um artigo em específico, sugere que uma estratégia terapêutica voltada para os metais é teoricamente bem fundamentada e justificada. No entanto, os cientistas precisam de mais evidências para apoiar isso. A pesquisa não mostrou nenhuma linha definitiva direcionada a metais, como a quelação estrita, para ser eficaz ou ideal no tratamento da doença de Alzheimer.

Autismo

Alguns profissionais sugerem a terapia quelante como uma opção de tratamento para o autistas. Isso está associado a sugestões de que o timerosal nas vacinas infantis estava causando autismo devido à toxicidade do mercúrio. O timerosal é um conservante que contém mercúrio presente em certas vacinas infantis.

O National Capital Poison Center afirma que não há evidências científicas para apoiar qualquer ligação entre o timerosal ou qualquer outra vacina infantil ao autismo.

Os desintoxicantes de metais pesados ​​são seguros?

Todo mundo tem uma certa quantidade de metais pesados ​​no corpo. E para pessoas com uma quantidade normal, a quelação tem o potencial de causar mais danos do que benefícios.

A terapia de quelação pode tratar a intoxicação por metais pesados através da cuidadosa supervisão de um profissional de saúde. O uso da terapia quelante em casos que não sejam de extrema intoxicação por metais pesados ​​pode ser muito perigoso e trazer risco de morte.

De acordo com o National Capital Poison Center Americano, em 2005, um menino autista de 5 anos morreu durante a terapia quelante intravenosa usando o medicamento edetato dissódico. A terapia de quelação deixou ele com níveis muito baixos de cálcio no sangue, causando parada cardíaca e morte de tecidos, o que levou à morte cerebral da criança.

Eles também relatam que em 2003, uma mulher de 53 anos morreu durante um tratamento naturopático de terapia quelante intravenosa, que usava medicamento ácido etilenodiaminotetracético. A terapia de quelação causou uma queda nos níveis de cálcio, o que afetou o suprimento sanguíneo para o músculo cardíaco, o que acabou afetando o ritmo cardíaco e levou a paciente a óbito.

Em alguns casos extremos, desintoxicantes de metais pesados ​​podem até causar a recirculação de metais pesados ​​no corpo.

Terapia de quelação efeitos colaterais:

  • dores de cabeça
  • redução nos níveis de cálcio (que pode ser fatal)
  • queda na pressão sanguínea
  • dano renal permanente

Alimentos quelantes

Uma pessoa pode reduzir os níveis de metais pesados ​​em seu corpo gradualmente, fazendo alterações na sua dieta. Certos alimentos, como espirulina e coentro, podem ajudar a transportar o excesso de metais pesados ​​para fora do corpo.

De acordo com uma pesquisa de 2013, os seguintes alimentos podem ser eficazes para a desintoxicação de metais pesados:

  • Fibra alimentar: vários alimentos ricos em fibras, como frutas e grãos, podem ajudar a remover os metais pesados do organismo. Pesquisadores utilizaram fibras para reduzir os níveis de mercúrio no cérebro e no sangue.
  • Alimentos que contêm enxofre: alimentos ricos em enxofre, como alho e brócolis, podem ser bons quelantes naturais. Pesquisas sugerem que o alho previne danos nos rins devido ao cádmio e também reduz os danos oxidativos causados pelo chumbo.
  • Coentro: o coentro pode ajudar, mas atualmente existem evidências limitadas para apoiar essa afirmação. Em um estudo com animais, o coentro diminuiu a absorção de chumbo nos ossos. E em outro estudo que avaliou crianças com exposição ao chumbo, o coentro foi tão eficaz quanto a aplicação do placebo.

Suplementos quelantes

  • Chlorella: estudos mostraram que a chlorella aumenta a desintoxicação do mercúrio.
  • Glutationa: certas formas de glutationa, ingeridas de forma não oral, podem proteger as células dos danos oxidativos que os metais pesados ​​podem causar.
  • Pectina cítrica modificada: a pectina cítrica modificada e as substâncias das algas marrons reduziram a toxicidade do metal pesado em aproximadamente 74% dos participantes humanos em cinco estudos de caso.
  • Aminoácidos contendo enxofre: exemplos destes são a taurina e metionina.
  • Ácido lipóico: o ácido lipóico é um forte antioxidante que pode renovar outros antioxidantes no corpo e quelar metais no corpo.
  • Selênio: o selênio pode ajudar a remover o mercúrio do corpo. Em uma pesquisa recente, a suplementação orgânica de selênio beneficiou pessoas com exposição ao mercúrio.

Embora estes sejam métodos naturais menos extremos de desintoxicar o corpo, ainda é importante ter cuidado ao usar suplementos ou quantidades excessivas de um tipo de alimento.

Embora a fibra alimentar possa ajudar a desintoxicar o corpo, um estudo descobriu que fibras solúveis, como a linhaça, aumentam a retenção de cádmio em ratos. Pessoas com alta exposição ao cádmio podem, portanto, ter que reduzir o consumo de linhaça.

Certos quelantes, como o ácido lipóico, podem causar a redistribuição de metais no organismo. As pessoas devem, portanto, tomar cuidado ao usar certas substâncias desintoxicantes e sempre seguir os conselhos de um médico.

Conclusão

Ter grandes quantidades de metais pesados ​​no organismo pode causar problemas ou condições crônicas de saúde. No entanto, há uma quantidade limitada de evidências para sugerir que uma desintoxicação de metais pesados ​​com remédios ou terapia de quelação pode curar qualquer condição de saúde.

A terapia de quelação pode ser vital para o tratamento de envenenamento por metais pesados. No entanto, em alguns casos, pode ser muito perigoso e pode causar mais mal do que bem. Às vezes, pode até ser fatal.

As pessoas que desejam desintoxicar metais pesados ​​devem tentar encontrar alternativas mais seguras e trabalhar de forma mais gradual. Certos alimentos também funcionam como quelantes por a metais pesados ​​e transportá-los para fora do corpo.

Certos suplementos também podem funcionar para desintoxicar o corpo de metais pesados. As pessoas devem se lembrar sempre de consultar seu médico antes de tomar novos suplementos, no entanto, também devem seguir as orientações do seu profissional de saúde ao tentar desintoxicar naturalmente os metais pesados.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here