Cosméticos naturais: o que você precisa saber antes de usar

0
448
Cosméticos Naturais

Antes de falar de cosméticos naturais existem algumas informações importantes que precisamos te falar!

Você sabia que os cosméticos são um dos produtos de consumo menos regulamentos no mercado brasileiro atualmente? E boa parte dos ingredientes presentes nas fórmulas dos cosméticos muitas vezes não foi nem avaliado pelos órgãos de fiscalização responsáveis?

Sem contar que várias pesquisas e estudos confiáveis já provaram que vários produtos de cuidados pessoais estão cheios de componentes químicos ligados a muitos problemas de saúde e até mesmo a doenças graves como o câncer.

Mas calma… nós não queremos te apavorar, queremos apenas fazer com que você entenda um pouco mais sobre cosméticos naturais, e te lembrar que a pele é o seu maior órgão e ela absorve absolutamente tudo que entra em contato com ela.

Também vale reforçar que saber mais sobre cosméticos naturais não é apenas uma questão de curiosidade, pois esse assunto tem sim um grande impacto sobre a sua saúde.

 

O que são cosméticos naturais?

Cosméticos naturais são cosméticos que contém ingredientes originários da natureza e não foram produzidos sinteticamente. Os produtos naturais em geral não incluem ingredientes como petroquímicos, parabenos, lauril de sódio e sulfatos, ftalatos, corantes sintéticos e fragrâncias sintéticas.

Os produtos químicos sintéticos são produzidos de forma manipulada dentre de laboratórios e não são encontrados na natureza, embora seja possível criar versões sintéticas de ingredientes naturais como por exemplo, da vitamina E.

Porém, quando se trata de cosméticos naturais, tachar um produto como natural em muitos casos infelizmente não significa muita coisa. Pois, natural ainda não é um termo regulamento pelos órgãos de fiscalização do Brasil e de vários outros países.

E como não há uma regulamentação sobre o termo natural, qualquer empresa pode simplesmente usar um ou dois ingredientes naturais em um produto e vendê-lo como natural, quando na realidade as vezes 90% ou até mais da formulação do produto é de ingredientes sintéticos.

 

O que são cosméticos orgânicos?

Cosméticos orgânicos são cosméticos desenvolvidos sem prejudicar a natureza e que ao contrário dos cosméticos naturais, precisam ter, pelo menos, 95% de matéria-prima comprovadamente orgânica. O restante dos ingredientes também precisam ser naturais, incluindo a água usada na fabricação do produto.

 

O que são cosméticos veganos?

Selos de cosméticos veganos

Cosméticos veganos são cosméticos que não utilizam nenhum ingrediente de origem animal e também não realizam nenhum tipo de testes em animais. Um cosmético vegano não é necessariamente natural, por isso é preciso ficar de olho no rótulo do produto para entender o que está presente na sua formulação.

 

Qual a diferença entre cosméticos orgânicos e cosméticos naturais?

A diferença entre cosméticos orgânicos e cosméticos naturais é que, os ingredientes orgânicos devem passar por padrões mais rigorosos de pureza. Para um produto ser considerado um cosmético orgânico, seus ingredientes devem ter sido produzidos ou cultivados sem o uso de pesticidas sintéticos, fertilizantes de petróleo ou outros.

Os rótulos de produtos de beleza orgânicos e naturais podem ser muito enganosos. No Brasil por exemplo, há pouca regulamentação em relação a publicidade dos cosméticos em relação ao termo natural ou cosméticos naturais.

Isso significa que um produto com uma baixa porcentagem de ingredientes naturais ainda pode ser anunciado como natural. Por outro lado, para anunciar um produto como orgânico, uma empresa precisa que 95% da matéria prima daquele cosmético seja certificada como orgânica pelos órgão regulamentadores.

 

Porque usar cosméticos naturais?

Os cosméticos naturais limpam, tonificam, esfoliam e hidratam a pele sem usar nenhum aditivo ou produto químico artificial nocivo a saúde. Cosméticos naturais para o cuidado da pele e produtos para o corpo trabalham junto com a pele, e não contra ela.

O que você passa na pele é absorvido pelo corpo. Se você usar sabonetes, loções e cremes cheios de produtos químicos na sua pele, seu corpo absorverá todas essas toxinas. Isso significa que produtos químicos artificiais comuns em produtos de beleza convencionais, como ftalatos, parabenos, ceras de petróleo e outros, entram diretamente em seu organismo.

 

Selos de cosméticos naturais e orgânicos mais conhecidos no Brasil

Selos de cosméticos orgânicos

A IBD (Instituto Biodinâmico) é uma organização que desenvolve atividades de certificação de produtos orgânicos e biodinâmicos. Foi fundada em 1991, desmembrando-se do então Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural.

  • Selo IBD de cosméticos naturais: o cosmético possui 5% de matérias primas certificadas como orgânicas e os outros 95% restantes da formulação podem ser produzidos com matérias-primas naturais.
  • Selo orgânico da IBD: o produto tem que ter no mínimo 95% de matérias primas orgânicas.

Já a Ecocert é uma organização de certificação orgânica, fundada na França em 1991. Está sediada na Europa, mas realiza suas inspeções em mais de 80 países, atualmente é uma das maiores organizações de certificação orgânica do mundo.

  • Para ter o rótulo de cosmético natural e orgânico da Ecocert, o produto precisa ter no mínimo 95% de todos os ingredientes à base de plantas e pelo menos 10% de todos os ingredientes em peso deve ser proveniente da agricultura orgânica.

O USDA organic faz parte do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o selo representa uma regulamentação dos alimentos e produtos orgânicos americanos e é visto em muitos produtos vendidos no Brasil que são importados dos EUA.

 

8 Dicas essenciais para quem vai começar a usar cosméticos naturais

Se você está começando a migrar para produtos naturais ou está cogitando a ideia, saiba que a maneira mais fácil de fazer isso é começar pela pele. Começando por aí, você já vai diminuir significativamente a quantidade de substancias tóxicas que o seu organismo pode estar absorvendo. Mas agora, vamos as dicas!

Não jogue tudo fora só porque vai usar cosméticos naturais

Adotar uma postura muito drástica em relação a cosméticos naturais e outros não funciona a logo prazo, até porque é inevitável passar pela fase de desintoxicação dos produtos convencionais e você vai demorar um pouquinho para se acostumar com cosméticos naturais ou orgânicos. Então, se a mudança for de uma hora para outra as chances de você desistir no meio do caminho aumentam bastante.

Substitua os produtos quando acabar

Troque os produtos um de cada vez, pois, fazendo uma escolha mais saudável por vez é mais fácil. Lembre-se de começar por produtos que tem maior impacto negativo no organismo como, sabonetes líquidos e em barra e loções hidratantes para o corpo, depois shampoo, condicionador, desodorante, maquiagem e assim por diante.

Simplifique sua rotina de beleza

Quantos produtos de higiene corporal você usa por dia? Já contou? Experimente… e depois de fazer isso repare a quantidade de ingredientes que cada produto tem. São muitas combinações químicas todos os dias, será que não seria mais fácil usar um bom óleo de rosa mosqueta ou uma loção facial natural que poderia ser aplicada por todo o rosto e diversificar a quantidade dos cosméticos apenas no quesito dia e noite.

Ou apenas, trocar todos esses hidratantes para cada parte do corpo por um creme de base neutra com um óleo essencial ou vegetal de boa qualidade que hidrata a pele, previne estrias e de quebra é ótimo para amaciar os pés e hidratar as mãos. Olha… a sua saúde e a sua carteira vão agradecer.

Escolha embalagens menores

Ao comprar cosméticos naturais e outros pela primeira vez escolha embalagens e frascos menores. Isso ajuda na hora de não gastar dinheiro à toa já que você pode comprar o produto e não gostar do cheiro, da textura ou simplesmente não se adaptar a ele.

Procure por avaliações de cosméticos naturais

Procure por avaliações de outros consumidores do produto em lojas online, isso vai te ajudar a conhecer um pouco do produto mesmo antes de comprá-lo, e funciona não só para opiniões negativas mais para as positivas também.

Crie o hábito de ler o rótulo

Aprenda a olhar além da embalagem, ignore o marketing e vá direto para a lista de ingredientes. Só porque uma marca ou empresa diz que é saudável, 100% natural, orgânica e tudo mais, não significa que ela realmente seja, então sempre olhe os ingredientes ou procure selos de certificação orgânica e natural vigentes no Brasil como os da IBD e ECOCERT.

Se informe sobre os ingredientes

Leia a composição, leia bem o rótulo, e se você não tem certeza do que é o ingrediente, ou a marca menciona apenas os principais ingredientes, não compre.

Uma boa dica é, pesquise, e sempre que você ver alguma matéria, reportagem ou postagem nas redes sociais a respeito de ingredientes nocivos à saúde, leia, vai te agregar conhecimento e você vai aprender cada vez mais a respeito desse assunto.

Seja consciente

Na hora de adotar um estilo de vida mais limpo seja através dos cosméticos naturais ou outros, lembre-se de estar mais atenta a fabricantes de uma forma geral, procure sempre adquirir produtos de empresas que tenham crenças e princípios semelhantes aos seus, seja você vegan, natureba, ou mesmo uma pessoa consciente em relação ao meio ambiente ou sua saúde.

Não se frustre

Caso você goste muito de algum produto, mas descobriu que ele está cheio de ingredientes nocivos, não se desespere, apenas vá diminuindo o uso lentamente ou intercalando esse produto com seus cosméticos naturais até que não sinta mais necessidade de usá-lo.

Os sintomas de desintoxicação estão aí para mostrar como nos tornamos dependentes de produtos químicos nocivos. Logo, nesse período de desintoxicação vai ser muito mais fácil para quem está começando agora ir intercalando os produtos até a completa adaptação. Caso contrário você pode acabar achando tudo difícil demais e desistir da mudança no meio do caminho.

Níveis de BPA em humanos podem ser muito maiores do que se pensava anteriormente. Clique aqui e saiba mais!

 

Conclusão

Quando o assunto é cosméticos naturais a linha de pensamento correta é.… quanto mais informação em torno desse assunto você tiver, mais fácil vai ficar de entender que isso se trata de um investimento futuro que engloba várias coisas, mas principalmente a sua saúde.

Sendo assim, ao comprar cosméticos naturais, orgânicos, veganos e outros, não aceite reivindicações de publicidade e marketing. Lembre-se de que a embalagem e a publicidade do produto podem ter sido feitas deliberadamente para induzir você a pensar que está comprando algo que não é.

Por isso, pesquise sobre os cosméticos que você usa ou quer usar, pesquise sobre as marcas e sempre dê uma atenção especial a composição ou lista de ingredientes.

 

3 FONTES

IBD Certificações.

Ecocert Brasil.

Sociedade Vegetariana Brasileira.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here