Cúrcuma clareia os dentes? Mito ou verdade?

0
527
Cúrcuma clareia os dentes

O clareamento dos dentes é uma das principais prioridades odontológicas para muitas pessoas. Por isso, a dúvida levantada sobre se a cúrcuma clareia os dentes ou não se disseminou tanto nos últimos anos.

Como o carvão ativado, que também ganhou muita popularidade nos últimos anos, a cúrcuma, à primeira vista, parece não ser uma boa opção para clarear os dentes por conta da sua forte pigmentação.

E ai surge a questão…

Cúrcuma clareia os dentes ou não?

A resposta é simples e nós vamos te explicar como esse processo funciona e, se ele é mito ou verdade! Mas antes, vamos a um pouquinho de história.

Você sabia que o uso da Cúrcuma para clarear os dentes e fazer a higiene bucal remonta de muitos séculos atrás?

Isso mesmo, apesar de a Cúrcuma ou Açafrão da Terra como também é conhecida a raiz ter virado tendência apenas há uns 30 anos. Essa planta resistiu ao teste do tempo em muitas culturas.

Pesquisadores descobriram cúrcuma nos dentes de esqueletos antigos encontrados perto do rio Indo na Índia. Acredita-se que a raiz da cúrcuma era mastigada com Neem para limpar as gengivas, os dentes e a boca.

 

O que é cúrcuma?

Cúrcuma

Cúrcuma é uma planta nativa do sul da Ásia. As suas raízes são fervidas e secas, depois são transformadas em um belo pó dourado presente na maioria dos armários e em temperos de cozinha, principalmente no curry. A cúrcuma tem sido usada de várias maneiras há milhares de anos, principalmente como corante de tecidos e como componente muito importante na medicina oriental.

A Cúrcuma contém um ingrediente chamado Curcumina, este componente que dá a ela essa coloração amarelada, que além de não manchar os dentes ainda tem propriedades antibióticas, antissépticas e anti-inflamatórias que aliviam problemas dentários como, gengivite e dores de dente.

 

A cúrcuma clareia os dentes?

Segundo alguns dentistas, figuras públicas e celebridades, a cúrcuma clareia os dentes sim. Ela é um produto completamente natural, o que a torna uma boa alternativa as pessoas que querem clarear os dentes de forma menos abrasiva.

Além disso, a cúrcuma não causa os efeitos colaterais dos produtos clareadores convencionais. Isso inclui riscos aumentados de:

  • gengivite
  • dor na gengiva
  • retração gengival
  • problemas no esmalte dos dentes

Os possíveis benefícios que você pode obter com a cúrcuma para clarear os dentes são:

  • clareamento dos dentes
  • risco reduzido de dor nas gengivas e inflamação
  • risco reduzido de doenças gengivais

 

Efeitos colaterais ou riscos do uso da cúrcuma para clarear os dentes?

A primeira observação a ser feita é que, antes de querer saber se a cúrcuma clareia os dentes ou não, é necessário verificar se você não é alérgico a planta.

O primeiro e mais óbvio desconforto causado pela cúrcuma é o sabor. Ao contrário do sabor de menta, hortelã e outros que costumamos sentir ao usar produtos dentários, a cúrcuma tem um sabor terroso, quente e picante.

Outro ponto a ser lembrado é que apesar de a cúrcuma não manchar os dentes, ela tem a capacidade de manchar muitas outras coisas e ela pode fazer uma bagunça no seu banheiro. No entanto, manter um pano de microfibra por perto ajudará a limpar qualquer pó derramado.

É recomendável que você evite usar o pó de cúrcuma para clarear os dentes mais de uma vez por dia. Isso se aplica a cremes dentais de cúrcuma ou ao pó puro.

Embora ainda não haja muitos estudos sobre se a cúrcuma clareia os dentes, a planta é um adstringente. E isso pode ter um impacto no esmalte dos dentes e na saúde, embora o risco seja muito pequeno.

A cúrcuma não é um substituto para tratamentos cosméticos de clareamento dental. Também não deve substituir as visitas ao dentista ou os cuidados de saúde bucal típicos.

Lave bem as mãos e os braços após o uso. E mesmo assim, independentemente da lavagem, mãos e dedos podem ficar temporariamente manchados de amarelo.

 

O que a ciência tem a dizer sobre o uso da cúrcuma para clarear os dentes?

Ainda não existem estudos suficientes que analisem especificamente se a cúrcuma clareia os dentes ou não. Na realidade onde a cúrcuma realmente se destaca é em seus benefícios extras para a saúde bucal. A cúrcuma é uma conhecida planta anti-inflamatória e antimicrobiana, o que a torna muito útil para tratamentos caseiros.

Um estudo feito em 2012 mostrou que a curcumina presente na cúrcuma tem o poder de prevenir a gengivite e a doença gengival, além de auxiliar no combate a placa bacteriana, bactérias e inflamações através de enxaguantes bucais tradicionais, usados de forma adequada.

Um estudo posterior feito em 2013, não encontrou uma resposta conclusiva para responder se a cúrcuma clareia os dentes ou não, mas, encontrou outros benefícios da cúrcuma para a higiene bucal. Os resultados mostraram que ela pode aliviar a dor de dente e pode até ser usada no tratamento da periodontite (infecção gengival). Também pode ajudar a prevenir vários cânceres orais.

No entanto, a cúrcuma não deve ser considerada uma substituta para tratamentos dentais, nem para substituir visitas ao dentista.

 

Como usar cúrcuma para escovar os dentes

Lembre-se: este tratamento deixará as cerdas da sua escova de dentes amareladas. A cúrcuma também tem um sabor não muito apreciado por todos. Então, adicionar algumas gotas de óleo ou extrato de menta ou hortelã poderá ajudar.

Como usar cúrcuma para escovar os dentes?

  • Despeje um pouco de pó de cúrcuma puro de boa qualidade em um pequeno recipiente. Molhe as cerdas da sua escova de dentes e mergulhe-as no pó. Não mergulhe a escova de dentes diretamente onde você guarda o pó de cúrcuma, pois isso pode espalhar bactérias por todo o conteúdo. Depois escove os dentes com o pó e enxague normalmente.
  • Outra maneira é escovar os dentes normalmente, depois espalhar o pó de cúrcuma nas gengivas e dentes. Em vez de enxaguar imediatamente, deixe o pó repousar nos dentes por pelo menos cinco minutos, depois enxague bem com água, e escove os dentes novamente com pasta de dente comum.

Como fazer pasta de dente natural de cúrcuma?

Pasta de dente de Cúrcuma

Para fazer sua própria pasta de dente natural de cúrcuma, basta misturar pó de cúrcuma de boa qualidade com um pouco de óleo de coco, a quantidade de ambos deve ser dosada de acordo com o paladar de cada pessoa, pois, como muitas relatam que não gostam do gosto da cúrcuma, é uma escolha pessoal fazer a pasta mais intensa ou mais suave.

O óleo de coco presente na pasta irá ajudar a cúrcuma a aderir melhor aos dentes e as gengivas. Além de o óleo de coco também possuir seus próprios benefícios à saúde bucal.

Algumas pessoas recomendam misturar bicarbonato de sódio na receita, porém, isso não é indicado visto que o bicarbonato é muito abrasivo e pode acabar literalmente lixando o esmalte dos dentes ao longo do tempo.

Colocar uma ou duas gotas de extrato de hortelã também pode melhorar o sabor da pasta.

Lembrete: não é necessário guardar a pasta de cúrcuma na geladeira, apenas faça isso se você vai usá-la esporadicamente. Este método também deixará sua escova de dentes amarela assim como no método anterior.

Cúrcuma pasta de dente industrializada

Para um método menos demorado, compre uma pasta de dente com cúrcuma já adicionada. Existem muitas nacionais e importadas de ótima qualidade.

O único problema com o uso de creme dental de cúrcuma pronto é que alguns produtos podem não conter muita cúrcuma. Portanto, você não terá tantos benefícios clareadores em comparação com a aplicação de pó de cúrcuma diretamente nos seus dentes.

Por outro lado, alguns desses produtos já possuem menta e outros extratos refrescantes em sua composição, o que da a eles um gosto bem melhor do que o pó de cúrcuma puro.

No entanto, você ainda terá alguns benefícios para a saúde bucal. Além disso, é muito mais prático para o uso no dia a dia.

Clique aqui e saiba tudo que você precisa saber antes de comprar cosméticos naturais!

 

Conclusão

Podemos concluir que a questão se a cúrcuma clareia os dentes ou não, é muito relativa. Até porque, mesmo os clareamentos feitos em consultórios, funcionam para algumas pessoas e para outras não.

Isso porque deve-se levar em conta inclusive os hábitos de cada pessoa, dentre eles, escovação correta dos dentes, excesso de café, cigarro, dentre outros tantos fatores que comprovadamente amarelam os dentes.

E aí, não existe clareamento que dê conta não é mesmo? Pois, mesmo se o clareamento for obtido, os hábitos errados levarão os dentes a amarelarem novamente. Sem contar que os dentes podem ficar amarelados por uma infinidade de motivos, até mesmo pelo uso de certos medicamentos.

Sendo assim, a pergunta se a cúrcuma clareia os dentes ou não, irá ficar sem resposta certa nesse momento por falta de estudos em torno do assunto. Mas, levando em consideração o fato de a cúrcuma ser algo comestível, vale a pena fazer o teste.

No entanto, seja consciente e sempre procure orientação profissional de um dentista, pois, mesmo os profissionais da área que são mais flexíveis ao assunto de métodos naturais de clareamento, recomendam que não se abandone o uso do creme dental tradicional. Visto que, estudos comprovam que métodos de higiene bucal naturais, não fornecem a quantidade de flúor que seus dentes precisam.

Além disso, se você deseja apenas clarear os seus dentes, já existem produtos branqueadores muito bons para serem usados em casa. Por outro lado, caso você esteja buscando o clareamento com a cúrcuma porque está adotando métodos de higiene mais naturais, poderá começar intercalando produtos naturais e produtos industrializados, até que haja uma adaptação de fato. Mas, nunca se esqueça, sempre procure orientação de um profissional.

 

2 FONTES

Papel da cúrcuma na saúde sistêmica e bucal: uma visão geral.
Avaliação comparativa de enxaguante bucal com cúrcuma a 0,1% com gluconato de clorexidina a 0,2% na prevenção de placa bacteriana e gengivite: um estudo clínico e microbiológico.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here