Está sempre com os dedos frios? Veja aqui possíveis causas!

0
464
Dedos Frios

É normal sentir frio nos dedos ou nas mãos periodicamente, especialmente em um dia frio ou quando se está sentindo frio. No entanto, ter dedos frios mesmo em um dia quente às vezes pode ser sinal de um problema subjacente.

Quando os dedos das mãos e dos pés estão um pouco mais frios do que o resto do corpo, é porque o corpo envia sangue e calor para os órgãos essenciais no peito e no abdômen primeiro.

Continue lendo para obter mais informações sobre as possíveis causas de sempre estar com os dedos frios.

 

Remédios

Os medicamentos que uma pessoa toma às vezes podem deixar suas extremidades muito frias.

Medicamentos que afetam o fluxo sanguíneo, como anfetaminas, descongestionantes de venda livre ou prescritos e alguns medicamentos contra o câncer, podem causar contrações musculares e consequentemente espasmos nos dedos das mãos.

Essa contração muscular diminui a quantidade de sangue que flui para as mãos, o que pode causar frio e formigamento nos dedos.

Se os medicamentos forem a causa, é importante falar com um médico sobre os sintomas. Ele poderá prescrever um medicamento diferente ou sugerir um plano de tratamento alternativo que possa ajudar a eliminar a sensação de frio nas extremidades.

 

Hipotireoidismo

A glândula tireoide é uma pequena glândula localizada na parte frontal da garganta. Ela produz muitos hormônios que são importantes para o metabolismo e o funcionamento normal do corpo.

Em uma pessoa com hipotireoidismo, a glândula tireoide não produz esses hormônios em quantidade suficiente, e isso pode causar intolerância ao frio. Também pode levar à redução do fluxo sanguíneo no corpo, o que pode causar frio nos dedos.

Além disso, o hipotireoidismo é uma condição médica que requer uma consulta com um especialista afim de diagnosticar e tratar o problema. Geralmente o caso é facilmente tratável com medicamentos, mas uma pessoa pode precisar de monitoramento mais frequente no início do tratamento para que o médico possa determinar qual a melhor abordagem a ser tomada.

 

Síndrome de Raynaud

A síndrome de Raynaud, às vezes também chamada de fenômeno ou doença de Raynaud, é uma condição dos vasos sanguíneos dos dedos das mãos e dos pés ou, menos comumente, do nariz, das orelhas ou outras partes do corpo.

Qualquer exposição ao estresse ou frio, até mesmo tocar em um volante frio, por exemplo, pode diminuir a circulação sanguínea na área. Essa circulação reduzida causa o que as pessoas chamam de ataques de dedo branco, que são característicos da doença de Raynaud.

A condição pode variar de muito leve a bastante grave e pode até causar feridas ou ulcerações nos dedos das mãos ou dos pés de pessoas que já têm a sua circulação sanguínea prejudicada.

Pessoas com Raynaud devem evitar cafeína e nicotina porque esses estimulantes podem piorar os sintomas.

Acima de tudo, também é importante manter os dedos das mãos e dos pés aquecidos usando luvas e meias grossas para que seja mais fácil regular a temperatura corporal.

 

Coágulo sanguíneo

Em casos muito raros, os dedos frios podem ocorrer devido a um coágulo sanguíneo que se formou em outra parte do corpo e então viajou para uma artéria no braço.

Esse coágulo pode fazer com que os dedos, a mão e o braço sintam repentinamente frio e dor. No entanto, essa é uma emergência médica que exige atendimento médico imediato.

 

Deficiência de vitamina B12

A vitamina B12 é um nutriente que está presente em produtos de origem animal, incluindo:

  • carne
  • ovos
  • laticínios

Ela desempenha um papel crucial na produção de células vermelhas do sangue e células nervosas e também desempenha outras funções importantes. A maioria das pessoas obtém bastante vitamina B12 em sua dieta, no entanto, vegetarianos, veganos, pessoas com problemas de absorção de nutrientes ou pessoas que se submeteram à cirurgia para perda de peso têm um risco maior de desenvolver a deficiência.

A deficiência de vitamina B12 pode causar dormência, formigamento e sensação de frio nos dedos. Em casos mais graves, também pode causar inchaço da língua, problemas cognitivos e perda de memória.

Qualquer pessoa com esses sintomas deve falar com um médico. Um simples exame de sangue pode identificar uma deficiência, que os médicos podem tratar com uma dieta balanceada ou suplementação.

 

Anemia

A anemia é uma condição na qual não há glóbulos vermelhos suficientes para transportar oxigênio pelo corpo.

Existem muitas causas e tipos diferentes de anemia, mas seus sintomas geralmente incluem dedos das mãos, dos pés ou ambos frios. Pessoas com anemia também podem sentir fraqueza, fadiga, cansaço, tonturas, dores de cabeça, pele pálida e vertigens.

A anemia por deficiência de ferro é o tipo mais comum da doença e ocorre como resultado da perda de sangue ou da má absorção de ferro no trato gastrointestinal.

O médico pode diagnosticar a anemia com um simples exame de sangue. No entanto, depois de diagnosticar a anemia, o médico pode realizar testes adicionais para determinar o que está causando a doença.

 

Doença na artéria periférica

A doença arterial periférica é uma doença cardiovascular que geralmente ocorre em adultos mais velhos.

Nessa doença, a placa se acumula nas artérias dos braços ou pernas, bloqueando o fluxo sanguíneo para as mãos ou pés. Embora a condição geralmente ocorra nas pernas e pés, é possível ter a doença arterial periférica nos braços e nas mãos.

Os sintomas da doença arterial periférica nesta área do corpo incluem dor e cãibras nos braços, mãos frias, dormentes e dedos com tons de azul ou roxo. Algumas pessoas também podem desenvolver feridas e descobrir que as feridas pioram com o tempo ou não cicatrizam.

Pessoas com doença arterial periférica nos braços precisam de tratamento médico, mas podem tomar algumas medidas em casa para controlar os sintomas:

  • parando de fumar ou evitando o fumo passivo
  • fazendo exercícios regulares
  • visitar um médico regularmente

 

Estresse ou ansiedade

Estresse e ansiedade também podem causar frio nos dedos e nas mãos. Picos de adrenalina são comuns quando alguém está passando por muito estresse ou ansiedade.

Isso pode desencadear uma cadeia de reações que faz com que os vasos sanguíneos das mãos e dos dedos se contraiam, diminuindo assim o fluxo sanguíneo para os dedos.

Exercícios de respiração profunda, meditação, exercícios físicos e outras técnicas de controle do estresse podem ajudar a evitar que isso aconteça no futuro.

 

Conclusão

Sentir as mãos, pés ou os dedos das mãos gelados costuma ser um sintoma de frio.

Porém, quando essa sensação persisti mesmo em dias quentes, é importante consultar um médico para fazer um check-up, afim de descartar possíveis problemas de saúde.

Acima de tudo, cabe lembrar que a maioria das causas de dedos frios são facilmente tratáveis.

2 FONTES

https://www.hunimed.eu/news/cold-hands-feet/
https://articles/325571

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here