Figo, saiba porque você deve comer essa fruta

0
1589

O figo é uma fruta macia com uma casca fina que pode ser verde ou roxa. A carne de um figo é tipicamente vermelha e a totalidade da fruta é comestível.

As pessoas usavam os figos na antiguidade para ajudar a tratar condições de saúde relacionadas ao sistema endócrino, reprodutivo e respiratório, bem como ao trato digestivo.

Este post explora os muitos benefícios dessa fruta, os efeitos colaterais de seu consumo e também o conteúdo nutricional dos figos frescos ou secos.

Figo benefícios

Profissionais da medicina indiana há muito tempo usam os figos para tratar condições que afetam os seguintes sistemas corporais:

  • endócrino
  • respiratório
  • digestivo
  • reprodutivo
  • imune

Alguns pesquisadores acreditam que os figos têm as seguintes propriedades:

  • antioxidante
  • anticancerígeno
  • anti-inflamatório
  • redutor de gordura
  • protetor celular

Estas propriedades podem ser responsáveis ​​pelos efeitos terapêuticos dos figos. As seções abaixo discutem esses benefícios em potencial com mais detalhes:

Controle da diabetes e da glicose

A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugeriu que as pessoas usem plantas tradicionais para ajudar a tratar o diabetes. Os pesquisadores observaram os efeitos de proteção do fígado e de redução da glicose do figo.

A pesquisa sobre este assunto é muito limitada. No entanto, um pequeno estudo de 1998 descobriu que em oito participantes houve uma diminuição nos níveis de glicose após as refeições quando eles tomaram extratos de folhas de figueira.

Os participantes do estudo também precisaram de doses mais baixas de insulina quando suplementados com extrato de folhas de figueira.

Em um estudo que usou ratos com diabetes tipo 2, os pesquisadores descobriram que o extrato de folhas de figueira pode melhorar os níveis de insulina e diminuir os níveis de glicose no sangue.

Em um estudo diferente usando ratos com diabetes, os pesquisadores revelaram que o extrato de folhas de figueira poderia parar ou retardar a produção de glicose no fígado.

Disfunção erétil

Algumas pessoas consideram certas plantas afrodisíacas devido à sua capacidade potencial de estimular a excitação sexual. De fato, algumas pessoas usam figos por suas supostas propriedades afrodisíacas.

Um estudo em ratos testou as habilidades afrodisíacas de duas plantas: canela e figo.

Os pesquisadores mediram a eficácia de uma mistura dessas plantas estudando o aumento no comportamento de montagem. Os ratos que receberam essa mistura apresentaram atividade sexual aumentada, em comparação com o grupo controle.

No entanto, é difícil determinar qual das três plantas foi responsável pelo aumento da atividade sexual.

Os pesquisadores ainda não examinaram os efeitos afrodisíacos dos figos em humanos. Mais estudos são necessários antes que os médicos possam recomendar o uso de figos para disfunção erétil.

Saúde da pele

Um estudo mais antigo do International Journal of Dermatology comparou os efeitos do látex da figueira com os da crioterapia em verrugas comuns.

No estudo, 25 participantes com verrugas comuns nos dois lados do corpo aplicaram o látex de figueira em um lado. E do outro lado, os médicos usaram crioterapia.

Os pesquisadores descobriram que em 44% dos participantes, o látex da figueira resolveu completamente as verrugas. A crioterapia foi mais eficaz, no entanto, resultando em uma reversão completa em 56% dos participantes.

Os pesquisadores ainda não entendem por que os figos podem ajudar a resolver verrugas, mas o látex da figueira pode oferecer uma opção de tratamento segura e fácil de usar que apresenta poucos ou nenhum efeito colateral.

Saúde do cabelo

Muito poucos estudos analisaram a conexão entre figos e saúde do cabelo. No entanto, os figos são muito ricos em ferro, que é um mineral importante para ajudar a manter o cabelo saudável.

Antes de uma pessoa começar a tomar extratos ou suplementos para a saúde do cabelo, deve conversar com seu médico para garantir que seja seguro para ela.

Febre

Mais pesquisas são necessárias para testar o efeito dos figos na febre. No entanto, um estudo em ratos mostrou que uma dose de extrato de álcool de figo reduz a temperatura corporal por até 5 horas.

Estudos adicionais são necessários para confirmar esses achados, no entanto, os pesquisadores ainda não sabem como explicar o efeito de figos na redução da temperatura corporal.

Saúde digestiva

Devido às propriedades laxantes da fruta, as pessoas geralmente usam xarope de figo para ajudar a tratar a constipação. No entanto, apenas alguns estudos já forneceram evidências de figos ajudando na constipação.

Em um estudo, os pesquisadores deram aos ratos loperamida (Imodium) para causar constipação. Os ratos que receberam pasta de figo apresentaram menos episódios de constipação do que o grupo controle.

Outro estudo comparou os efeitos dos figos e suplementos de fibras em pessoas com constipação funcional. Os figos melhoraram a maioria dos sintomas da constipação, incluindo:

  • tempo de evacuação
  • número de evacuações
  • dor de estômago e desconforto

Os figos também diminuíram o esforço necessário para evacuar as fezes e melhoraram a sensação de evacuação incompleta.

Os pesquisadores não observaram as diferenças no alívio da constipação entre suplementos de fibra e figos.

Figo faz mal?

Os riscos associados aos figos podem variar dependendo de como as pessoas os usam. As seções abaixo abordam com mais detalhes se os figos podem fazer mal a saúde.

Interações medicamentosas

Ambos os figos, sejam eles frescos e secos contêm um nível elevado de vitamina K. E as pessoas que tomam medicamentos para afinar o sangue, como a varfarina, precisam manter os níveis de vitamina K em sua dieta equilibrados no seu organismo, por isso, nesses casos o figo não é aconselhado.

Sintomas digestivos

Como os figos têm um alto teor de fibras, comer muitos figos, especialmente figos secos, pode causar diarreia. No entanto, se você tem o intestino preso o figo será um ótimo aliado no seu dia a dia.

Alergias

Algumas pessoas podem ser alérgicas a figos.

Pesquisadores em Viena descobriram que uma alta porcentagem de pessoas alérgicas ao pólen de bétula tinha testes positivos de alergia de pele a figos frescos.

Porém, 78% dos participantes com alergia ao pólen de bétula fizeram um teste cutâneo positivo para figos frescos, mais negativo para figos secos.

Figo seco ou fresco?

A escolha de figos secos ou frescos depende dos gostos, preferências e circunstâncias de uma pessoa.

Os figos secos contêm mais calorias, açúcares, fibras alimentares, vitaminas e minerais do que os figos frescos. Por outro lado, os figos frescos terão mais vitamina C, vitamina A e beta-caroteno.

Como comer figos?

Uma pessoa deve sempre lavar figos frescos. Depois disso, pode-se comê-los inteiros, inclusive com casca.

Pode-se comer figos secos como estão, ou pode-se hidrata-los mergulhando-os em água morna até amolecerem.

Os figos frescos e secos também podem ser usados em uma variedade imensa de receitas.

A tabela a seguir, adaptada do Departamento de Agricultura Americano, mostra o conteúdo nutricional de 100 gramas (g) de figos crus e secos em quilocalorias (kcal), g, miligramas (mg) e microgramas (mcg):

Figos crus Figos secos
Calorias 74 kcal 249 kcal
Proteína 0,75 g 3,3 g
Lipídios 0,3 g 0,93 g
Fibra alimentar 2,9 g 9,8 g
Açúcar 16,26 g 47,92 g
Cálcio 35 mg 162 mg
Ferro 0,37 mg 2,03 mg
Magnésio 17 mg 68 mg
Fósforo 14 mg 67 mg
Potássio 232 mg 680 mg
Vitamina C 2 mg 1,2 mg
Folato 6 mcg 9 mcg
Colina 4,7 mg 15,8 mg
Vitamina A 7 mcg 0 mcg
Betacaroteno 85 mcg 6 mcg
Luteína e zeaxantina 9 mcg 32 mcg
Vitamina K 4,7 mcg 15,6 mcg

Resumo

O figo é uma fruta nutritiva que fornece muito cálcio e fibras. As pessoas podem optar por comer figos frescos ou secos, mas devem ter em mente que os figos secos contêm mais calorias e açúcar.

As pessoas podem usar figos para ajudar a tratar uma variedade de condições de saúde, pois, é improvável que eles causem algum maleficio ao dano ao seu organismo.

6 FONTES

Ação hipoglicêmica de uma decoção oral de folhas de figueira em pacientes diabéticos tipo I.
Estudo comparativo da eficácia da figueira no tratamento de verrugas comuns (Verruca vulgaris) versus crioterapia.
Usos tradicionais, fitoquímica e farmacologia de Ficus carica (Figo): Uma revisão
Efeito do Ficus carica na constipação funcional.
Tabela nutricional figo cru.
Tabela nutricional figo seco.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here