FORMIGAMENTO NOS LÁBIOS: Descubra por que você está com o lábio formigando?

0
313
Lábio formigando

Sentir os lábios formigando pode ser desagradável e desconfortável, mas será que isso é sinal de um problema de saúde?

Exploramos aqui, 10 causas de dormência ou formigamento que afetam os lábios, e também quais sintomas indicam que você deve procurar por aconselhamento médico.

 

Lábio dormente ou formigando: fatos importantes

As sensações no corpo são comunicadas por meio do sistema nervoso, que é composto por nervos e células.

O cérebro e a medula espinhal constituem o sistema nervoso central, e o resto do corpo constitui o sistema nervoso periférico.

Neuropatia periférica refere-se a danos nos nervos do sistema nervoso periférico. E um sintoma comum da neuropatia periférica é a dormência ou a sensação de formigamento. E isso pode acontecer em qualquer parte do corpo, incluindo os lábios.

A neuropatia periférica geralmente não é a causa do formigamento nos lábios. Mas frequentemente, a sensação de ter o lábio dormente ou formigando, se deve apenas a pele sensível ou clima frio.

No entanto, o quão repentinamente o formigamento labial se desenvolve, e se há outros sintomas presentes, pode dar a uma pessoa pistas sobre a causa e a gravidade do problema.

 

Dez causas de formigamento nos lábios

Há uma série de condições que podem causar formigamento nos lábios ou dormência nos lábios, incluindo:

1. Alergias

Uma reação alérgica que afeta os lábios geralmente aparece como um inchaço sob a pele, conhecido como angioedema. Na maioria das vezes, ele é causado por alergia a alimentos ou medicamentos. E em algumas pessoas essa situação pode causar dormência ou formigamento nos lábios.

2. Lábios rachados ou ressecados

Os lábios rachados ou ressecados geralmente ficam doloridos e podem formigar. Isso pode acontecer quando os lábios ficam muito secos durante o inverno, em um clima quente ou se a pessoa tem uma doença de pele, como eczema.

3. Herpes labial

As vezes o primeiro sinal da herpes labial é a sensação de formigamento ou ardor ao redor da boca e dos lábios, que então se transforma em pequenas feridas cheias de fluido.

A herpes labial é causada pelo vírus herpes simples, que é muito infeccioso e transmitido de pessoa para pessoa por contato próximo, como o beijo. O vírus geralmente é inativo, mas pode surgir na forma de herpes labial de vez em quando.

4. Herpes zóster

A maioria das crianças terá catapora em algum momento. No entanto, depois de se recuperar da catapora, o vírus permanece inativo no corpo. Mais tarde na vida adulta, pode reaparecer na forma de herpes zoster, uma infecção que causa coceira, queimação ou formigamento na pele.

Nesses casos a sensação de formigamento e dormência pode afetar qualquer parte do corpo, incluindo os lábios, e o primeiro sintoma geralmente é formigamento ou queimação. Isso será seguido pelo desenvolvimento de bolhas cheias de líquido na pele que podem aparecer sozinhas ou aglomeradas.

5. Danos nervosos

Se os lábios forem expostos a calor ou frio extremos, queimados pelo sol ou entrarem em contato com uma substância tóxica, como alvejante, isso pode danificar os nervos e causar formigamento, dormência e dor nos lábios.

6. Derrame

Os derrames são uma emergência médica causada pela interrupção do fluxo sanguíneo para o cérebro. Os sinais de um derrame aparecem muito rapidamente, portanto, uma pessoa deve procurar ajuda de emergência se alguém apresentar algum destes sintomas:

  • dormência ou fraqueza repentina em um lado do corpo
  • perda de equilíbrio ou tontura
  • confusão ou dificuldade em falar
  • forte dor de cabeça sem motivo aparente
  • rosto, boca ou olhos caídos de um lado

7. Trauma do nervo craniano

Os nervos cranianos vão do cérebro à cabeça e ao rosto e controlam os movimentos e as sensações.

Uma lesão no cérebro, como uma concussão, pode danificar esses nervos e afetar seu funcionamento.

O nervo trigêmeo é um dos nervos cranianos, e é responsável pelas sensações. Se ele estiver danificado, pode causar perda de sensibilidade no rosto, formigamento ou dormência nos lábios.

Clique aqui e saiba: Concussão cerebral, fases da recuperação e dicas.

8. Ataque de pânico

Um sintoma de um ataque de pânico pode ser uma sensação de alfinetadas e agulhadas. Se os lábios formigando forem acompanhados de sintomas como falta de ar, batimento cardíaco acelerado ou membros trêmulos, pode ser um sinal de que alguém está tendo um ataque de pânico ou prestes a ter um.

9. Lúpus

O lúpus é uma doença do sistema imunológico que pode afetar muitas partes do corpo, incluindo os nervos. Se o tecido ao redor dos nervos estiver inchado, a pressão pode afetar a capacidade dos nervos de transmitir informações. E isso pode levar a dormência e ou formigamento nos lábios.

10. Fenômeno de Raynaud

Essa condição afeta o fluxo sanguíneo para as partes mais distantes do corpo, como mãos e pés, mas também pode afetar os lábios e a língua.

Os vasos sanguíneos respondem ao frio ou ao estresse encolhendo, o que causa uma sensação de frio extremo, formigamento ou dormência. Também pode tornar a parte afetada do corpo esbranquiçada ou azulada.

Clique aqui e saiba: “Síndrome de Raynaud” tudo que você precisa saber sobre a doença.

 

Quando procurar atendimento médico

Caso a dormência ou formigamento nos lábios apresente junto um sintoma de derrame, procure atendimento médico imediatamente. É importante procurar tratamento urgente para limitar os danos que um AVC pode causar ao cérebro e ao corpo.

No entanto, caso o lábio formigando ou dormente esteja associado a sintomas de alergia também será necessário procurar atendimento médico afim de diagnosticar a alergia e entender quais foram os gatilhos para essa reação alérgica, como alimentos, bebidas ou medicamentos.

Os sintomas das doenças menos comuns associadas a formigamento nos lábios ou dormência nos lábios, como lúpus, herpes zóster ou fenômeno de Raynaud, também devem ser verificados por um profissional de saúde.

Acima de tudo, caso o formigamento ou dormência nos lábios não desapareça, obter um diagnóstico adequado é a melhor maneira de começar a tratar e prevenir o problema.

 

Resumo

Os motivos mais comuns para o formigamento nos lábios e dormência nos lábios podem ser machucados ou lesões nos lábios, vírus que afetam a pele ou reações alérgicas. Essas causas são mais fáceis de detectar e tratar em casa, embora medicamentos prescritos possam ser necessários.

Contudo, condições médicas mais sérias também podem estar associadas a formigamento  e dormência nos lábios e o conhecimento dos sintomas adicionais pode ajudar uma pessoa a receber um diagnóstico e tratamento precoces.

 

FONTE

https://320147

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here