Lábios rachados: causas e tratamento

0
1107
lábios rachados

Um lábio rachado provém de um corte ou ferida aberta no lábio. A pele dos lábios é delicada e propensa a rachaduras em clima frio e seco, o que pode facilmente levar a um lábio rachado.

O uso de remédios caseiros leves pode acelerar a cicatrização em alguns casos, mas um médico às vezes pode precisar prescrever medicamentos mais fortes para prevenir ou tratar casos persistentes e mais graves.

Saiba mais sobre as causas e sintomas de um lábio rachado neste artigo. Também vamos falar aqui sobre causas e tratamentos para esse problema.

O que causa rachaduras nos lábios

Um lábio rachado tem muitas possíveis causas, incluindo as seguintes:

Hábito de morder ou lamber os lábios

A pele dos lábios é sensível e fácil de irritar através do toque constante. As pessoas que tem o hábito ficar mordendo ou lambendo os lábios lambem podem acabar causando rachaduras na pele da boca.

Essa irritação pode fazer a pessoa querer acalmar os lábios lambendo a área novamente. Esse comportamento pode levar a um ciclo de lábios secos e rachados. Aliás, esse é um costume bem frequente, pois as pessoas tendem a lamber os lábios quando eles estão secos pelo frio ou tempo seco.

Quebrar esse hábito usando protetor labial para acalmar os lábios pode permitir que eles se recuperem.

Clima

Os lábios rachados também resultam de outras fontes de irritação, como o ar frio, vento ou tempo seco.

Mudanças no clima também podem levar a cortes nos cantos dos lábios. O que pode causar uma sensação de queimação e pode fazer com que ações simples, como sorrir ou mastigar, sejam dolorosas porque esticam a área dolorida.

Lesões

Lesões são outra causa comum de lábios rachados. Isso pode ser mais comum em pessoas que praticam esportes de contato, como futebol ou lutas, embora qualquer pessoa possa sofrer uma lesão na boca.

Reações alérgicas

A pele dos lábios pode reagir de forma negativa a uma ou mais substâncias em certos produtos do dia a dia, especialmente aqueles que tocam os lábios ou a boca, alguns deles são:

  • pasta de dentes
  • fio dental
  • hidratante labial
  • batom
  • Maquiagem
  • hidratantes

Os pesquisadores observam que esses alérgenos são responsáveis ​​por 22 a 34% dos casos de queilite (popularmente conhecida como boqueira).

Qualquer pessoa que perceba sintomas como inflamação, secura ou vermelhidão após usar um novo produto para os lábios deve parar de usá-lo.

Se os sintomas persistirem, a pessoa pode falar com um dermatologista, que pode testar determinadas alergias de pele e ajudar a pessoa a evitar os produtos com probabilidade de desencadear alergias ou irritações.

Danos causados ​​pelo sol

O sol também pode danificar a pele sensível dos lábios e levar a um lábio rachado, embora isso geralmente só ocorra após uma exposição prolongada.

Passar longas horas sob o sol sem proteção para os lábios pode causar secura, ressecamento e rachaduras.

Desidratação

O corpo usa água para manter a pele hidratada. Se uma pessoa não tiver líquido suficiente no corpo, ela pode começar a notar alterações na pele, como secura ou rachaduras.

Sintomas leves de desidratação, como lábios rachados, podem aparecer se uma pessoa  não bebe bastante líquido regularmente ao longo do dia.

A desidratação também pode ocorrer após uma febre alta, diarreia ou vômito. Esses sintomas podem fazer com que o corpo use ou perca muita água, levando à desidratação.

Deficiências de vitaminas

Embora não seja tão comum quanto as outras causas, uma deficiência de vitamina ou mineral pode ser responsável por alguns casos de lábio ressecado ou rachado.

Pesquisas científicas do ano de 2013 apontam que uma deficiência de certas vitaminas do complexo B ou ferro pode causar sintomas na boca, como lábios ressecados, rachados e até inflamados.

Tratamento e remédios caseiros

Na maioria das vezes, um lábio rachado se recupera sozinho com o tempo. É melhor evitar lamber os lábios ou cutucá-los tirando pelinhas soltas durante o processo de cicatrização.

As pessoas também podem experimentar remédios caseiros para acelerar a cura, incluindo:

Água salgada

A água salgada pode ajudar a manter a ferida limpa enquanto está sarando. Adicione uma colher de sopa de sal a um copo pequeno de água morna. Mergulhe um cotonete ou uma bola de algodão no líquido e segure-o no lábio rachado.

Fazer isso pode arder um pouco quando a solução atinge o corte aberto, mas a dor deve desaparecer após alguns minutos, e área estará desinfetada o que irá acelerar o processo de cicatrização.

Pasta de bicarbonato de sódio

Um cataplasma de bicarbonato de sódio também pode ajudar a reduzir sintomas de machucados maiores com dor ou inchaço. Para fazer essa mistura anti-inflamatória, adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com água suficiente para formar uma pasta, geralmente cerca de uma colher de chá.

Aplique esta pasta no lábio. Deixe descansar por alguns minutos antes de enxaguar a pasta com água fria. Repita o processo a cada poucas horas, se necessário.

Compressa fria

A aplicação de uma compressa de gelo na área afetada pode entorpecer a dor e reduzir o inchaço, ajudando a pessoa a encontrar alívio.

Aplique a bolsa de gelo apenas por 10 a 15 minutos por vez.

Prevenção

Algumas medidas preventivas podem ser tomadas por uma pessoa afim de promover a recuperação e também ajudar a evitar futuros lábios ressecados e rachados. Essas medidas incluem:

  • evitar lamber ou mexer nos lábios quando estiverem sensíveis
  • usar protetor labial sempre, especialmente em dias muito frios, secos ou quentes
  • evitar alimentos ácidos, irritantes e picantes, quando os lábios estiverem sensíveis
  • beber muita água

Infecções

Alguns lábios rachados podem levar a uma infecção mais séria, que pode não curar com remédios caseiros simples.

Os médicos podem recomendar pomadas ou hidratantes medicamentosos que contenham ingredientes antibacterianos para ajudar a matar bactérias e proteger o corte à medida que ele cicatriza.

Quando procurar um médico

Se a rachadura tiver sido causada por uma lesão, ela poderá ser maior e precisar de tratamento médico, como levar pontos por exemplo.

Uma pessoa deve consultar um médico se o lábio partido causar sangramento recorrente ou difícil de controlar ou se houver sinais de infecção, como inchaço, vermelhidão, pus escorrendo e inflamação.

Também é recomendado que se procure um dermatologista caso a situação de lábios ressecados e rachados seja recorrente e aconteça muitas vezes ao ano, pois o médico irá investigar o caso mais a fundo, afim de saber a raiz do problema.

Resumo

Um lábio rachado é uma lesão comum, mas potencialmente incômoda. O corte pode ser pequeno, mas pode levar algum tempo para curar, pois as pessoas normalmente mexem muito os lábios e a boca o tempo todo.

Na maioria dos casos, um lábio rachado geralmente responde bem a remédios caseiros. Porém, pessoas com sangramento persistente ou sinais de infecção devem sempre consultar um médico.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here