Manteiga de amendoim engorda? Veja aqui tudo que você precisa saber

0
582

O amendoim é um alimento denso em nutrientes que contém proteínas vegetais e gorduras saudáveis.

Comer muita manteiga de amendoim pode aumentar o número de calorias e gorduras na dieta de alguém. E sabemos que se uma pessoa ingere mais calorias do que precisa, ela consequentemente vai ganhar peso.

Manteiga de amendoim pode ser um alimento nutritivo quando as pessoas comem a quantidade certa. E nesses casos, ela até pode ajudar pessoas que queiram ganhar peso.

Neste texto, discutiremos o efeito da manteiga de amendoim na alimentação de uma pessoa.

Manteiga de amendoim engorda?

Se uma pessoa consome mais calorias do que queima, pode ganhar peso.

Uma porção de 32 gramas (2 colheres de sopa) de manteiga de amendoim contém 190 calorias e 16 g de gordura, o que representa 21% do valor diário de gordura que uma pessoa deve consumir diariamente.

Embora a manteiga de amendoim contenha altos níveis de calorias e gordura, ela pode não trazer ganho de peso a longo prazo quando ingerida como parte de uma dieta equilibrada.

Pois, mesmo ela contendo altos níveis de gordura, ela também possui baixos níveis de gorduras saturadas e quantidades significativas de gorduras boas que são saudáveis ​​para o corpo.

Manteiga de amendoim também pode ajudar as pessoas a se sentirem mais saciadas, por isso pode ajudar muito em certas refeições.

Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition analisou a relação entre os alimentos ricos em proteínas e o ganho de peso.

Os pesquisadores descobriram que a manteiga de amendoim estava associada a uma leve perda de peso quando os indivíduos a consumiam como substituta dos carboidratos em certas refeições.

Manteiga de amendoim é bom para quem malha?

Além de ser rica em gordura, a manteiga de amendoim também contém altos níveis de proteína.

Um pequeno estudo analisou as estratégias nutricionais usadas por 51 fisiculturistas competitivos e descobriu que eles consumiam mais proteínas e carboidratos e quantidades menores de gordura.

Segundo os pesquisadores, a ingestão recomendada de proteína na dieta para os fisiculturistas no período de entressafra é de 1,6–2,2g por quilograma de peso corporal por dia.

Um estudo publicado na Obesity mostrou que uma dieta rica em proteínas era eficaz para ajudar os participantes do sexo masculino a perder peso e gordura corporal, preservando a massa corporal magra.

O estudo durou apenas 12 semanas, portanto, os pesquisadores não sabem ao certo se as pessoas que continuarem a seguir a dieta por mais de três meses mantiveram a massa muscular.

Como os fisiculturistas buscam ganho de massa muscular corporal magra, a manteiga de amendoim e outros tipos de manteigas naturais feitas a partir de grãos podem ser uma opção alimentar benéfica.

Como usar manteiga de amendoim para emagrecer?

Estudos demonstraram que a manteiga de amendoim pode ajudar as pessoas a perder peso.

Segundo os pesquisadores, existe uma associação entre aqueles que comem amendoim diariamente, e um menor risco de obesidade.

Um grande estudo realizado ao longo de 5 anos, com participantes de 10 países europeus, apóia esta descoberta. Os pesquisadores concluíram que aqueles que ingeriram uma grande quantidade de grãos de amendoim, ganharam menos peso e tiveram um risco menor de ficarem obesos ao longo de 5 anos.

Um pequeno estudo de curto prazo mostrou que atletas que fazem treinos de resistência perdiam peso ao consumir uma dieta baixa em calorias e alta em proteína e mantinham a massa corporal magra.

Os pesquisadores também demonstraram que pessoas que comem amendoim regularmente podem ter um gasto energético maior quando estão em repouso. E pessoas com maior gasto energético em repouso podem queimar mais calorias durante um período não ativo. Este estudo teve apenas 15 participantes, portanto, esses achados requerem mais pesquisas para apoiá-los.

Este alimento rico em calorias e com alto teor de gordura pode ajudar as pessoas a se sentirem mais saciadas. E quando as pessoas se sentem mais cheias, é menos provável que continuem a comer. Por isso, embora a manteiga de amendoim seja rica em calorias, é menos provável que a pessoa a coma demais.

Essas descobertas sugerem que o amendoim e a manteiga de amendoim, podem ser uma opção alimentar saudável para pessoas que desejam perder peso devido ao seu alto teor de proteínas.

Qual melhor horário para comer?

Se uma pessoa está comendo amendoim para perder peso, as evidências sugerem que as manteigas são mais benéficas quando as pessoas comem como lanches ao longo do dia. Isso ocorre porque eles podem impedir a pessoa de comer demais.

Se uma pessoa está consumindo-a por seu conteúdo proteico com intensão de ganhar músculos ou manter a massa corporal magra. O consumo é mais indicado após o treino ou como opção de ceia.

De acordo com o Jornal da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva, consumir proteína 30 minutos antes de dormir também pode ajudar na construção muscular. No entanto, esta pesquisa se concentrou na proteína caseína, não na proteína do amendoim.

Os pesquisadores afirmam que comer proteína após os exercícios é muito benéfico.

Manteiga de amendoim tabela nutricional

A tabela a seguir, adaptada do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos um dos maiores produtores mundiais do produto, descreve o perfil nutricional da manteiga de amendoim.

Foram comparados o conteúdo nutricional de 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim com açúcar adicionado e uma de manteiga de amendoim natural em quilocalorias (kcal), gramas (g) e miligramas (mg).

Manteiga de amendoim com adição de açúcar Manteiga de amendoim natural
Calorias 200 kcal 190 kcal
Proteína 8 g 8 g
Gordura total 16 g 16 g
Carboidratos 7 g 7 g
Fibra 1,98 g 3,01 g
Açúcares 3 g 2 g
Cálcio 0 mg 18,9 mg
Ferro 0,72 mg 0,998 mg
Sódio 150 mg 0 mg

Algumas marcas com adição de açúcar podem conter até 6 g de açúcar a cada 2 colheres de sopa do produto.

Por isso, a manteiga de amendoim natural é uma opção mais saudável porque contém menos açúcar. É importante lembrar que as manteigas de amendoim processadas podem ter ingredientes artificiais adicionais, como:

  • gordura vegetal hidrogenada
  • sal
  • melaço

Como usar manteiga de amendoim na dieta

A manteiga de amendoim pode ser consumida no café da manhã, em torradas, nos pães ou em smoothies. Algumas pessoas também usam manteiga de amendoim na culinária, por exemplo, para fazer molhos para vegetais e para lanches.

Alternativas

Manteigas de amendoim são uma ótima maneira de evitar ou reduzir o uso de manteiga láctea tradicional, margarina e outros. Hoje, existem uma variedade de manteigas de amendoim, incluindo algumas com avelã e até mesmo com cacau. E elas estão disponíveis para compra em supermercados e online.

No entanto, as pessoas também podem optar por fazer manteiga de amendoim em casa, pois existem várias receitas na internet. E depois, além de ser muito fácil de preparar, sai muito mais barato do comprar nos supermercados e online.

Considerações

Se uma pessoa tem alergia ao amendoim, deve evitar a manteiga de amendoim e tentar consumir outras manteigas, como, a de nozes ou de outros grãos.

Pessoas que precisam ganhar peso, mas estão tendo dificuldades, devem falar com um médico. Ele poderá pedir um exame físico completo para descobrir por que a pessoa não está ganhando peso. O nutricionista é o mais indicado nesses casos, pois ele irá ajudar o individuo a ganhar peso com segurança e de forma saudável.

Finalizando, não há muitas evidências para mostrar que o consumo de manteiga de amendoim ajudará as pessoas a ganhar peso. No entanto, pode ser benéfico quando consumido como parte de uma dieta equilibrada para quem deseja perder peso, manter o peso atual ou preservar a massa corporal magra.

Embora os amendoins sejam ricos em calorias e gorduras, eles podem ajudar as pessoas a se sentirem mais saciadas e isso vai evitar que a pessoa coma em excesso nas suas refeições.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here