Vitamina E… Você provavelmente já a viu adicionada a produtos de cuidados com a pele antes, e pode até ter alguns produtos que contenham vitamina E guardados no seu banheiro agora. Mas, você já se perguntou o que a vitamina E faz na pele? e por que ela é adicionada aos produtos para cuidados com a pele?
Nesse texto vamos explicar porque ela merece um lugar especial na sua rotina de cuidados com a pele.
Conteúdo da Página
O que a vitamina E faz na pele?
Quando o assunto é o que a vitamina E faz na pele, a resposta é, ela diminui a vermelhidão, deixa a pele mais clara e uniforme, diminui os poros, combate sinais de envelhecimento e melhora a aparência de cicatrizes e estrias.
Além disso, ela também pode absorver os raios ultravioleta (UV) prejudiciais, ajudando a impedir que sua pele envelheça prematuramente.
Entretanto, ela também atua como uma vitamina essencial que ajuda a regular a função imunológica. A vitamina E também melhora a saúde do coração e do cérebro e faz bem para a sua visão.
O que a vitamina E faz na pele, é vasculhar no corpo compostos instáveis e nocivos, chamados radicais livres, e doar elétrons para eles, para que eles se estabilizem. Isso ajuda a impedir que os radicais livres danifiquem suas células. Ao fazer isso, a vitamina E também pode diminuir a inflamação.
Clique aqui e saiba: O que é coenzima Q10 e como consumir.
Vitamina E, onde encontrar
A vitamina E é um nutriente vital solúvel em gordura. A maioria das pessoas precisa obter cerca de 15 miligramas por dia de vitamina E através de sua dieta.
Algumas fontes alimentares de vitamina E são:
- Óleos: óleo de gérmen de trigo, óleo de girassol, óleo de milho, óleo de soja.
- Oleaginosas e sementes: amendoim, amêndoa, avelã, manteiga de amendoim, manteiga de amêndoa, sementes de girassol.
- Frutas e legumes: espinafre, brócolis, kiwi, manga, tomate.
Você também pode comprar suplementos de vitamina E, que fornecem até 400 miligramas de vitamina E em uma única porção, muito acima do que a maioria das pessoas precisa. De fato, a maioria das pessoas não precisa de suplementos orais de vitamina E, a menos que isso seja indicado por um médico.
No entanto, há também algumas evidências para apoiar o uso de suplementos orais de vitamina E para a saúde da pele. Um estudo descobriu que tomar 400 miligramas de vitamina E por dia durante 4 meses melhorou os sintomas e o aparecimento de dermatite atópica, uma erupção cutânea com comichão e vermelhidão.
Por outro lado, são necessárias mais pesquisas antes que possamos dizer com certeza que as pessoas devem suplementar vitamina E para cuidar da pele.
Clique aqui e saiba: A importância da ferritina para o crescimento capilar.
O que a vitamina E faz na pele através de serums e cremes
A vitamina E pode ser encontrada para aplicação direta sobre a pele ou dentro de serums e cremes. Através desses produtos a vitamina E pode melhorar:
- Cicatrizes: os resultados de diversos estudos são variados, mas a vitamina E pode ajudar a reduzir a aparência de cicatrizes.
- Estrias: embora a vitamina E não melhore significativamente a aparência das estrias, ela pode ajudar com o desconforto e a coceira que às estrias causam.
- Danos causados pelo sol: a vitamina E tópica também pode absorver os raios UV, impedindo-os de danificar a pele. Além disso, ela pode até ajudar a diminuir os danos causados pelo sol quando aplicada após a exposição solar.
- Dermatite: sozinha ou em combinação com outros ingredientes como, azeite de oliva, vitamina A e vitamina C, a vitamina E pode melhorar a inflamação, secura, vermelhidão e coceira associadas à dermatite.
Há menos evidências científicas para apoiar as muitas alegações de que a vitamina E pode hidratar a pele, melhorar a descoloração da pele e diminuir a aparência de rugas, mas muitas pessoas relataram que tiveram esses benefícios a longo prazo.
Os produtos para cuidados com a pele com vitamina E, geralmente contêm outros ingredientes que comprovadamente hidratam e melhoram as rugas, como vitamina C e vitamina A.
A vitamina E tópica geralmente é vendida em formato de óleo, serum ou creme. Aplique uma quantidade generosa do produto e massageie de forma suave até que o produto seja absorvido pela sua pele.
Clique aqui e saiba: Tudo que você precisa saber antes de tomar Ômega 3.
Vitamina E, quem não deve tomar
Infelizmente, a vitamina E, especialmente quando tomada por via oral, não está isenta de riscos.
Como o suplemento de vitamina E é solúvel em gordura, na verdade ele é armazenado nas células adiposas, o que significa que é difícil para o seu corpo se livrar de qualquer excesso. O uso prolongado de suplementos de vitamina E pode levar a uma overdose de vitamina E, que pode causar problemas de coagulação do sangue e aumentar o risco de derrame.
O máximo que você pode tomar diariamente de vitamina E sem ter alguns efeitos colaterais é de 1.000 miligramas por dia, mas a maioria das pessoas não precisa de tanto.
Por outro lado, a vitamina E tópica apresenta um risco muito menor. Embora algumas pessoas possam sentir secura ou coceira na pele como efeito colateral de cremes ou óleos com vitamina E adicionada.
Acima de tudo, cabe lembrar que a vitamina E de uso oral também pode interagir com certos medicamentos. Se você estiver tomando anticoagulantes, remédios para colesterol ou medicamentos contra o câncer, converse com seu médico antes de adicionar esses suplementos à sua rotina.
Resumo
- A vitamina E é um antioxidante que pode realmente beneficiar sua pele.
- Ela é encontrada naturalmente em óleos, oleaginosas, sementes, frutas e legumes.
- Suplementos orais de vitamina E podem ajudar a diminuir os sintomas da dermatite.
- Os suplementos tópicos de vitamina E podem ajudar a amenizar cicatrizes, estrias, danos causados pelo sol, pele seca e inflamada.
- Não exagere nos suplementos de vitamina E, e sempre converse com um médico antes de tomar um suplemento de vitamina E, se você estiver fazendo uso de outros medicamentos.
4 FONTES