O que acontece se ficar 1 mês sem beber?

0
185
O que acontece se ficar 1 mês sem beber

Quaisquer que sejam os motivos pessoais que levem uma pessoa a ficar 1 mês sem beber não importam. Pois, haverá muitos benefícios para a saúde associados caso alguém tome essa decisão.

No texto abaixo listamos alguns dos vários benefícios que uma pessoa terá se ficar 1 mês sem beber.

 

Ficar 1 mês sem beber pode te ajudar a perder peso

O álcool contém mais calorias escondidas do que você pode imaginar. Especialmente se sua bebida preferida for um coquetel açucarado, uma batida ou uma taça de vinho. Junte isso ao fato de que as noites de bebedeira geralmente são acompanhadas por comidas ou terminam com fast food no final da noite.

O álcool também desacelera o metabolismo, de modo que o corpo leva mais tempo do que o normal para quebrar os açúcares e as gorduras que você consome. Portanto, ficar 1 mês sem beber também pode ajudar nos seus objetivos de saúde e de emagrecimento como um todo.

 

Melhora a qualidade do seu sono

Ter uma boa noite de sono não se trata apenas de quantas horas de sono você consegue dormir; é também sobre a qualidade do sono que você está tendo. A qualidade do sono é frequentemente medida pela quantidade de sono REM (movimento rápido dos olhos) que você tem, que é a parte que ajuda com a memória e a função cognitiva.

Consumir bebida alcoólica, entretanto, pode perturbar o sono REM. Então, mesmo que você consiga dormir 8 horas inteiras depois de uma noite de bebedeira, você ainda pode acordar se sentindo cansado e grogue. Sendo assim, no quesito sono, o que acontece se ficar 1 mês sem beber é que você se sentirá mais descansado, mais focado e mais alerta.

 

Menos dor de cabeça e cansaço

A maioria das pessoas já sentiu aquela sensação horrível de boca seca no dia seguinte a uma noite de bebedeira. O que certamente pode parecer estranho, considerando que você bebeu mais líquido do que o normal na noite anterior, certo? Errado. O álcool é um diurético, o que significa que faz você urinar mais sem absorver tanta água.

Seu efeito sobre os rins significa essencialmente que seu corpo é encorajado a enviar a bebida alcoólica direto para a bexiga ao invés de reabsorver a água dela. Isso pode levar à desidratação, dores de cabeça e cansaço, que felizmente você poderá evitar durante um mês apenas com água e refrigerantes!

 

Pode melhorar a sua pele

Embora possa não ser o primeiro efeito colateral do álcool que você conheça, sua natureza desidratante e alto teor de açúcar podem causar erupções na pele, pele seca e sem brilho. Combine isso com a capacidade do álcool de aumentar o fluxo sanguíneo para a superfície da pele e também pode deixar você com uma aparência vermelha e manchada.

Não só uma pausa no álcool pode tornar uma pessoa mais hidratada (o que sua pele agradece), mas uma pausa na bebida também pode aumentar o colágeno, o que mantém sua pele com aspecto saudável e radiante.

 

Melhora no sistema imunológico

Principalmente no inverno, quando está frio e parece que todos os vírus, tosse e gripe estão circulando é interessante não beber. Pois para evitar ficar doente nesta época, você precisará de um sistema imunológico forte, então ficará satisfeito em saber que ficar sóbrio poderá te proporcionar isso.

As pesquisas mostram que depois de apenas 20 minutos, o álcool pode começar a esgotar seu sistema imunológico e esses efeitos ainda podem durar por vários dias depois de você ter bebido. Então, se você perceber que está passando mal logo após beber, é provável que seja esse o motivo.

Outra maneira de dar um pequeno impulso extra ao seu sistema imunológico é garantir uma dieta saudável e equilibrada (com abundância de frutas e vegetais) e considerar a ingestão de um multivitamínico.

 

Pode reduzir o risco de problemas de saúde a longo prazo

Beber álcool em excesso oferece uma série de problemas de saúde, desde o aumento do risco de certos tipos de câncer, até o aumento do risco de doenças cardíacas ou insuficiência hepática. Sendo assim, ficar um mês sem beber álcool pode não parecer que traria benefícios para a saúde a longo prazo. Mas, reduzir o consumo de álcool é sempre uma coisa boa e sim, com certeza irá trazer benefícios a longo prazo.

 

Seu humor vai melhorar

O álcool é conhecido como depressor, por isso altera os componentes químicos do cérebro e leva a um desequilíbrio e também tontura. Mesmo que você se sinta feliz logo depois de beber uma ou duas cervejas ou alguns drinques, isso poderá te causar mau humor depois que o álcool passar. E pode até levar à depressão a longo prazo.

Deixar de beber por um mês evitará os altos e baixos em seu humor. Isso pode ser apenas o que você precisa para convencê-lo a reduzir o consumo de álcool.

Clique aqui e saiba: Pode tomar cerveja depois do treino? E outras bebidas alcoólicas?

 

Resumo

Depois de ficar 1 mês sem beber álcool, é provável que seu corpo tenha se beneficiado muito com o abandono da bebida. Melhor hidratação e a quantidade de melhores noites de sono terão aumentado sua produtividade e bem-estar diário. Seu fígado, estômago e pele também terão se beneficiado por não ter que lidar com o álcool.

Você também terá reduzido sua ingestão de calorias em aproximadamente 3.840 durante o mês, se você costumava beber seis copos de 200ml de vinho por semana. Da mesma forma, reduzirá 4.320 calorias durante o mês se costumava beber seis litros de cerveja por semana.

Acima de tudo, você obtém os melhores benefícios do álcool quando bebe com moderação. Além disso, algo a ser lembrado é que ficar 1 mês sem beber e voltar a beber em excesso depois não é uma boa ideia.

Por outro lado, há pessoas que aprenderam a administrar um consumo razoável de bebida alcoólica. E isso contribui para o bem-estar psicossocial de uma forma que não prejudica sua saúde. Logo, para essas pessoas, cortar completamente o consumo “saudável e moderado” de bebida alcoólica pode interferir em sua dinâmica social, fatores culturais em torno das refeições e interferir levemente na rotina de gerenciamento do estresse.

 

FONTE

https://www.ukmeds.co.uk

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here