O que beber na dieta cetogênica

0
1774

A dieta cetogênica é uma dieta rica em gorduras e pobre em carboidratos, que pode trazer como benefício a perda de peso associada a preservação dos músculos.

Os carboidratos são a principal fonte de energia do corpo e quando uma pessoa consome menos fontes de alimentos contendo carboidratos, o fígado converte as reservas de gordura do corpo em produtos químicos chamados cetonas.

Quando o corpo usa essas cetonas para obter energia, o corpo entra em um estado de cetose, o que resulta em perda de peso.

A maioria das bebidas alcoólicas contém carboidratos, embora algumas bebidas contenham muito mais carboidratos do que outras. E a escolha de bebidas alcoólicas com menos carboidratos pode ajudar a pessoa a permanecer dentro dos limites diários da dieta cetogênica.

Este texto analisa algumas bebidas alcoólicas que se adequam a dieta cetogênica ​e também quais bebidas devem ser evitadas devido ao seu alto teor de açúcar e carboidratos.

O que pode beber na dieta cetogênica?

A maioria dos guias de dieta cetogênica recomenda que as pessoas consumam 20 a 50 gramas de carboidratos por dia. Sendo que dentro desse limite também estão incluídas as bebidas.

Mas, não existe uma versão única considerada a melhor fórmula quando se trata de dieta cetogênica. Alguns por exemplo, podem recomendar que se corte totalmente o álcool.

Só que nem toda bebida alcoólica contém a mesma quantidade de carboidratos. No entanto, cervejas e bebidas com muito açúcar contêm a maior quantidade, enquanto as bebidas destiladas contêm a menor.

Algumas pessoas podem optar por tomar uma bebida alcoólica se ela se encaixar na sua dieta, enquanto outras podem decidir apenas evitá-las completamente.

Outra coisa a se lembrar é que o corpo pode usar a energia do álcool antes de usar as cetonas da gordura corporal. E isso pode potencialmente limitar a eficiência da dieta.

Porém, as pessoas que seguem e dieta cetogênica para tratar um problema de saúde como diabetes ou epilepsia devem evitar o consumo de álcool.

Abaixo listamos algumas opções de bebidas com baixo nível de carboidratos que podem ser consumidas por pessoas que são adeptas da dieta cetogênica:

Champanhe

Champanhe e vinho espumante contém uma média de 4,68 g de carboidratos por taça.

Portanto, beber uma taça pequena ocasionalmente em algum evento ou comemoração deve se encaixar na maioria dos planos de dieta cetogênica.

Cerveja light

Embora a maioria das cervejas contenha muitos carboidratos, existem algumas opções mais leves. Por exemplo, uma cerveja light contém uma média de 5,81 g de carboidratos por lata.

Por isso, caso queira tomar cerveja, escolha uma opção light se quiser dentro dos limites de carboidratos do dia da sua dieta.

Vinho tinto

Tanto o vinho tinto quanto o branco contém relativamente poucos carboidratos. Existem cerca de 4,7 g em um copo comum.

Também vale lembrar que os vinhos secos têm o menor teor de açúcar.

Destilados

Bebidas destiladas como Gin, Vodka e Whisky de boa qualidade são boas opções pois não possuem açucares e carboidratos naturalmente, o Whisky por exemplo, contém 0 g de carboidratos.

O que não beber na dieta cetogênica

Abaixo listamos algumas bebidas com alto teor de açúcar e carboidratos. E as pessoas que seguem uma dieta cetogênica podem querer evitar essas bebidas.

Cerveja

Uma lata de 350 ml de cerveja contém 12,8 g de carboidratos.

Como mencionamos acima a cerveja light é uma opção melhor nesse tipo de dieta.

Coquetéis

Um coquetel açucarado pode conter 46,67 g ou mais de carboidratos. Isso é quase a totalidade da quantidade de carboidratos a ser consumidos por dia na dieta cetogênica.

Vele lembrar que quase todas as bebidas alcoólicas com sabor, principalmente os de frutas contêm muito açúcar.

Refrigerantes, sucos e bebidas energéticas

Na hora de escolher um refrigerante, suco ou energético opte sempre por uma opção com baixo teor de carboidratos como as opções diet e zero no caso dos refrigerantes e energéticos ou naturais no caso dos sucos.

Vale lembrar também, que alguns sucos mesmo sendo totalmente naturais são feitos com frutas que contêm naturalmente um ou mais tipos de açucares.

Considerações

O objetivo da dieta cetogênica é que o corpo esteja em um estado de cetose. A manutenção desse estado depende de seguir diretrizes alimentares muito específicas. Se uma pessoa não seguir estritamente essas diretrizes, a dieta poderá não ser eficaz.

Seguir a dieta cetogênica geralmente requer muita força de vontade. O álcool pode afetar a sua tomada de decisão e pode significar fazer a escolha de comer ou beber algo que não está dentro do plano de dieta. Uma pessoa pode, portanto, optar por evitar o álcool se achar que isso pode levá-la a interromper sua dieta.

Se uma pessoa come uma refeição que contém muitos carboidratos antes de beber, isso pode reduzir os efeitos do álcool. Por outro lado, aqueles que seguem uma dieta cetogênica podem se sentir bêbados mais rapidamente porque não ingeriram carboidratos para absorver parte do álcool.

Beber álcool traz muitos riscos à saúde e as orientações oficiais dos órgãos de saúde recomendam que se beba com moderação.

Para as pessoas que seguem uma dieta cetogênica, o ideal é escolher uma bebida alcoólica com baixo teor de carboidratos para ficar dentro dos limites diários da dieta.

Cerveja e coquetéis podem conter muitos carboidratos e tirar o corpo da cetose. Isso pode tornar a dieta menos eficaz. Vinho e cerveja light são opções com menos carboidratos. Alguns destilados também não contêm carboidratos, mas certifique-se de escolher a opção correta.

Lembre-se de que o álcool pode afetar a capacidade de escolha e a força de vontade. E beber também pode ter mais efeitos negativos sobre o corpo quando uma pessoa segue uma dieta cetogênica.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here