O que causa espinha (acne)?

0
304
O que causa espinha?

Acne ou simplesmente “espinha” é um problema de pele muito comum que faz com que erupções apareçam na forma de espinhas, cravos, nódulos, pústulas ou cistos. A acne costuma ser dolorosa, mas as pessoas com acne sofrem principalmente pelo aspecto psicológico. Isso porque a acne em si, e as manchas que resultam dela podem causar constrangimento para algumas pessoas.

 

Como saber a causa da acne?

As espinhas aparecem quando minúsculos poros em sua pele (os folículos) ficam obstruídos ou bloqueados, e então se projetam para fora formando uma espinha.

Todos os seus folículos têm minúsculas glândulas chamadas “glândulas sebáceas” anexadas a eles. As glândulas sebáceas são responsáveis ​​pela produção de óleo para lubrificar a pele e o cabelo e evitar que eles ressequem.

No entanto, às vezes as glândulas sebáceas tornam-se hiperativas e o excesso de óleo (misturado com as células mortas da pele) bloqueia o folículo na face da pessoa. Dependendo de quão perto da pele o bloqueio está, isso determinará se a acne aparecerá como um cravo ou uma espinha.

Formas mais agressivas de acne (como pústulas e cistos) se desenvolvem a partir de cravos ou espinhas quando uma bactéria que vive na pele (que normalmente é inofensiva) contamina e agrava o folículo capilar obstruído.

Abaixo listamos alguns fatos que podem te ajudar a saber a causa da sua acne:

Hormônios

Embora a verdadeira causa das espinhas sejam as glândulas sebáceas hiperativas, há uma série de fatores que podem fazer com que essas glândulas trabalhem muito mais.

As glândulas sebáceas são extremamente sensíveis aos hormônios, especialmente aos andrógenos (como a testosterona). É por isso que a acne é tão comum em adolescentes quando atingem a puberdade. Porque o aumento repentino dos hormônios pode desequilibrar as glândulas sebáceas e causar manchas e pele oleosa.

Genética

Também há algo a ser dito sobre a genética. Como muitas outras condições de saúde, a acne também pode ser hereditária. Portanto, se seus pais tiveram muita acne, é provável que você também possa desenvolvê-la. Isso também é verdadeiro para diferenciar entre acne adolescente e acne adulta. Se um dos seus pais tem acne adulta, é mais provável que você também tenha um dia.

Fatores exclusivamente femininos

Embora a acne na adolescência pareça mais comum em meninos (devido ao fator testosterona e ao fato de que os homens a produzem em maior quantidade), a acne adulta é muito mais comum em mulheres.

Isso pode ser devido a uma série de razões, incluindo o ciclo menstrual, gravidez e síndrome dos ovários policísticos (SOP). Todos esses fatos estão fortemente ligados aos hormônios e a maioria das mulheres que sofrem de acne notará um padrão entre surtos de acne e flutuações nos níveis hormonais. Principalmente, na TPM ou durante o ciclo menstrual.

Outros gatilhos

Embora não sejam causas diretas, há várias coisas que podem desencadear um surto de acne. Isso inclui certos produtos cosméticos (que geralmente variam de uma pessoa para outra) ou o uso regular de cosméticos que são usados na área afetada.

Além disso, fumar e certos medicamentos também podem desencadear a acne, principalmente medicamentos usados ​​para tratar epilepsia, depressão e transtorno bipolar.

Clique aqui e saiba: “Cuidados caseiros para a pele do rosto” 5 dicas uteis!

 

Duas mentiras sobre a causa das espinhas

A acne é uma das doenças de pele mais comuns e, no entanto, ainda existem muitos mitos e mentiras em torno dela. As pessoas muitas vezes não entendem suas causas. E há duas coisas principais que as pessoas acreditam que causam a acne.

Dieta

Todo mundo já ouviu dizer que comer chocolate causa espinhas. Mas quando se trata de pesquisas, nenhum alimento específico foi encontrado como culpado pela incidência das espinhas.

Existem nutrientes (e alimentos que os contêm) que podem ser bons ou ruins para a pele. Mas esses nutrientes interferem mais nos níveis de hidratação da pele, elasticidade e colágeno. Acima de tudo, eles não têm toda essa capacidade para causar ou inibir um surto de acne. Ao não ser quando falamos de alergias associadas.

Clique aqui e saiba: Biotina (Vitamina B7) qual sua relação com cabelo, pele e unhas.

Higiene

O mito mais prejudicial sobre as espinhas para seus portadores é a ideia de que a acne é de alguma forma causada por falta de higiene ou pele suja. Principalmente porque, erupções causadas pela acne começam abaixo da superfície da pele, então a limpeza da superfície não terá muito efeito.

Na verdade, se você limpar ou esfoliar a pele com muita frequência, isso pode remover muito o sebo e deixar sua pele com uma sensação de ressecamento e agravamento.

Por outro lado, vale ressaltar que a falta de higiene pode sim causar espinhas entre aquelas pessoas que passam semanas sem lavar o rosto. Ou pessoas que trabalham em meio a muita sujeira ou suam demais e lavam o rosto apenas com água. No entanto, esses são casos de extrema falta de higiene.

 

Tratamento para acne

O tratamento para a acne não é único e muitos pacientes precisam tentar várias opções de tratamentos diferentes antes de encontrar um que funcione.

Alguns desses tratamentos podem ser feitos com:

Medicamentos

  • Antibióticos: para acne moderada a grave, você pode precisar de antibióticos orais para reduzir as bactérias.
  • Roacutan: que contém uma substância derivada da vitamina A a “Isotretinoína”.
  • Contraceptivos orais combinados: são pílulas anticoncepcionais que combinam progesterona e estrogênio. Contraceptivos orais combinados podem ser usados por mulheres que querem tratar a acne e que também desejam usá-los como método contraceptivo.
  • Isotretinoína: a isotretinoína (Roacutan e outros) é uma substancia derivada da vitamina A. Ela pode ser prescrita para pessoas cuja acne moderada ou grave não respondeu a outros tratamentos.

Terapias

Para algumas pessoas, as seguintes terapias podem ser úteis, sozinhas ou em combinação com os medicamentos mencionados acima.

  • Terapia de luz
  • Peeling químico
  • Drenagem e extração

Cabe lembrar que nem todos os tratamentos para acne foram mencionados aqui. E apenas um dermatologista poderá indicar qual será o melhor tratamento para cada pessoa.

Clique aqui e saiba: “Roacutan” para que serve, como tomar, efeitos colaterais e mais informações!

 

2 FONTES

https://www.mayoclinic.org
https://www.ukmeds.co.uk

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here