Para que serve o extrato de café verde?

0
494
Café Verde

O extrato de café verde é um suplemento popular para perda de peso e para a saúde em geral, mas será que funciona mesmo?

Os grãos de café verde, ou grãos de café cru, são grãos de café que não são torrados. O extrato de café verde é um suplemento popular para perda de peso.

Algumas pesquisas sugerem que o extrato de café verde pode trazer benefícios para a saúde, como melhorar a pressão arterial e os níveis de colesterol. Essa crença deriva das propriedades antioxidantes e de outros compostos farmacologicamente ativos dos grãos não torrados do café.

Além disso, o extrato de café verde contém ácidos clorogênicos, que são um grupo de compostos antioxidantes que os cientistas acreditam ser os responsáveis ​​por seus efeitos na saúde das pessoas.

Este artigo analisa o que as pesquisas dizem sobre o extrato de café verde, incluindo seus possíveis benefícios à saúde, como ele funciona, usos, dosagem e possíveis riscos.

 

O que é café verde?

Café verde são simplesmente, grãos de café não torrados. O grãos de café são naturalmente verdes, mas o processo de torrefação os torna marrons.

Os grãos de café são ricos em antioxidantes e outros compostos farmacologicamente ativos. Os pesquisadores acreditam que os ácidos clorogênicos e a cafeína são responsáveis ​​por muitos dos benefícios para a saúde que as pessoas associam aos grãos de café verde.

Os ácidos clorogênicos têm muitos efeitos benéficos para a saúde, de acordo com vários estudos, incluindo:

  • antioxidante
  • anti-inflamatório
  • anti-hipertensivo

Além disso, eles também podem ajudar a proteger o coração e o fígado. Entretanto, devido às mudanças químicas durante a torrefação, os grãos de café têm alguns efeitos diferentes no corpo quando torrados.

Infelizmente, a maioria dos ácidos clorogênicos é perdida quando as pessoas aquecem os grãos de café a temperaturas muito altas. No entanto, os benefícios do café torrado ainda são muitos.

 

Café verde benefícios

O extrato de café verde contém vários compostos bioativos, incluindo cafeína e ácidos clorogênicos, que podem ser responsáveis ​​por seus benefícios à saúde.

Alguns benefícios do café verde são:

Perda de peso

O consumo de cafeína pode ajudar a perder peso. Alguns estudos de revisão mostraram que o consumo de cafeína pode ajudar a reduzir o peso corporal, o índice de massa corporal (IMC) e a gordura corporal.

No entanto, os cientistas acreditam que os altos níveis de ácidos clorogênicos no extrato de café verde são a chave para seus efeitos na perda de peso.

Uma revisão de pesquisa mais antiga de 2013 relata que o ácido clorogênico pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue e reduzir os picos de insulina, reduzindo assim, a absorção de carboidratos no trato digestivo.

Além disso, os ácidos clorogênicos também podem aumentar o metabolismo da gordura, reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos e melhorar os níveis de hormônios relacionados à obesidade.

Diabetes tipo 2

Como podem ajudar a regular a glicose e a insulina, os ácidos clorogênicos também podem ajudar a prevenir ou controlar a diabetes tipo 2.

Uma revisão de pesquisa do ano de 2020 relatou que o extrato de café verde pode melhorar os níveis de glicose no sangue e que, em doses de mais de 400 miligramas (mg) por dia, também pode melhorar os níveis de insulina.

Pressão arterial

O extrato de café verde pode afetar positivamente os vasos sanguíneos, o que tem implicações significativas para a saúde do coração.

Da mesma forma, o extrato do grão de café verde pode ajudar as pessoas a controlar a pressão arterial. Uma revisão de 2019 mostrou que tomar mais de 400 mg do extrato por 4 semanas reduziu significativamente a pressão arterial sistólica e diastólica em pessoas com hipertensão.

Efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios

Pesquisas mostram que os grãos de café verde têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

A inflamação crônica pode danificar as células e é um fator-chave em muitas condições de saúde, incluindo câncer, artrite, diabetes e doenças autoimunes.

Portanto, por causa disso, comer alimentos que contenham antioxidantes, incluindo ingerir o extrato de café verde como parte de uma dieta saudável, pode trazer benefícios significativos à saúde.

Clique aqui e veja: Saiba os benefícios do café e qual é o mal que o café faz.

 

Café verde emagrece? O que a ciência diz sobre isso?

Vários estudos e análises mostraram que o extrato de café verde pode ajudar as pessoas a perder peso.

Em um estudo de 2017 com mulheres obesas, elas tomaram 400 mg de extrato de grão de café verde por 8 semanas, junto com uma dieta restrita em calorias, isso resultou em mais perda de peso do que seguir apenas uma dieta restrita em calorias.

No entanto, aquelas que tomaram o extrato também reduziram o colesterol total, o colesterol LDL (ruim) e os ácidos graxos livres. Os pesquisadores descobriram que essa intervenção afetou a quebra de gordura no corpo, o que pode ajudar as pessoas a controlar seu peso.

O estudo de 2020 concorda que o extrato de café verde pode melhorar os biomarcadores, incluindo os seguintes:

  • colesterol total reduzido
  • redução nos níveis de colesterol LDL (ruim), embora também tenha diminuído o colesterol HDL (bom)
  • efeito modesto e não significativo sobre os níveis de triglicerídeos

 

Segurança e efeitos colaterais

Como a pesquisa é limitada, os cientistas não sabem os verdadeiros efeitos a longo prazo do extrato de café verde como suplemento. As pesquisas existentes sugerem que o suplemento é seguro.

Por outro lado, o café verde contém cafeína, que pode ter vários efeitos colaterais quando as pessoas o consomem em grandes quantidades. Esses efeitos colaterais incluem ansiedade, agitação e taquicardia.

Dependendo do tipo, os produtos de café verde contêm quantidades variáveis ​​de cafeína. Se uma pessoa é sensível à cafeína, deve ler os rótulos dos produtos antes de consumi-los.

Acima de tudo, pessoas com alergia ao café devem evitar o extrato de café verde.

 

Dosagem

Atualmente, não há nenhum estudo que determine uma dosagem ideal para o extrato de café verde. No entanto, as pessoas devem seguir as instruções do frasco e consultar um médico antes de decidir a dosagem correta a ser usada.

Além disso, mais pesquisas são necessárias para determinar uma dose segura e eficaz.

Acima de tudo, os pesquisadores também não sabem sobre as dosagens seguras para mulheres que estão grávidas ou amamentando, para crianças ou pessoas com doença hepática ou renal. Portanto, esses grupos devem evitar o consumo de produtos de café verde.

 

Resumo

O extrato de café verde pode ser uma ajuda eficaz para perder peso. Também pode promover a regulação do açúcar no sangue, melhorar os marcadores de saúde, como pressão arterial e colesterol, e fornecer antioxidantes.

Dito isso, as pessoas não precisam usar suplementos de perda de peso para uma perda de peso natural e saudável. Comer uma dieta equilibrada e saudável e fazer muitos exercícios é um regime eficaz de emagrecimento.

Acima de tudo, as pessoas sempre devem conversar com um médico antes de comprar ou tomar suplementos.

 

5 FONTES

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2943088/
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ptr.6481
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ptr.6667
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6961199/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29080460/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here