Quais são os alimentos que ajudam na digestão?

0
530
Iogurte para ajudar na digestão

O sistema digestivo transforma os alimentos em nutrientes e energia que o corpo pode usar. No entanto, alguns tipos de alimentos, incluindo vegetais e iogurte, podem ajudar nesse processo de digestão.

Comer certos tipos de alimentos ou fazer mudanças repentinas na dieta pode resultar em problemas de digestão.

Em algumas pessoas, problemas digestivos podem levar a sintomas como:

  • inchaço
  • gases
  • constipação
  • diarreia
  • náusea
  • vômito
  • azia

Neste artigo, listamos quais são os alimentos que ajudam na digestão. Além disso, também incluímos aqui quais alimentos que causam má digestão.

 

Quais são os alimentos que ajudam na digestão?

Assim que o alimento entra no corpo pela boca, o processo de digestão começa.

O corpo move o alimento gradualmente através do sistema digestivo, que divide o alimento em partes menores e mais úteis.

Vários alimentos podem ajudar em diferentes estágios desse processo. Por exemplo, alguns ajudam a digestão no estômago, enquanto outros irão ajudar o intestino.

A fibra é essencial para a saúde digestiva em geral. Se uma pessoa não está acostumada a comer fibras com frequência, é melhor aumentar a ingestão de fibras lentamente, começando com as fibras solúveis, como aveia, maçã e banana.

Adicione cerca de uma porção de fibra à dieta a cada 4 ou 5 dias. Aumentar a ingestão de fibras muito rapidamente pode ser ruim para a digestão.

Beber muita água também é importante, pois ela apoia as fibras e facilita o trânsito das fezes pelo intestino.

Alimentos específicos que são bons para a digestão incluem:

Alimentos contendo gengibre

O gengibre é uma planta que pode reduzir o inchaço e outros problemas digestivos.

Gengibre seco em pó é um excelente tempero para dar sabor às refeições, e uma pessoa também pode usar fatias de raiz de gengibre para fazer chá.

Acima de tudo, procure escolher um pó de raiz de gengibre de qualidade para temperar as refeições. Para o chá, escolha raiz de gengibre fresco para obter os melhores resultados.

Gorduras insaturadas

Esse tipo de gordura ajuda o corpo a absorver vitaminas. Além disso, também se junta com as fibras para ajudar a estimular os movimentos intestinais.

Os óleos vegetais, como o azeite de oliva, são uma boa fonte de gorduras insaturadas.

Entretanto, sempre consuma gorduras com moderação. Para um adulto que segue uma dieta de 2.000 calorias por dia, por exemplo, a ingestão de gordura não deve exceder 77 gramas por dia.

Vegetais com pele

Os vegetais são ricos em fibras, um nutriente importante para a digestão. A fibra estimula o intestino a mover as fezes para fora do corpo.

Da mesma forma, a casca dos vegetais costuma ser rica em fibras e é melhor consumi-la inteira. Alguns vegetais com pele rica em fibras incluem batata, feijão e legumes.

Frutas

Muitas frutas também são ricas em fibras. Elas também contêm vitaminas e minerais que são bons para a digestão, como vitamina C e potássio.

Por exemplo, maçãs, laranjas e bananas são frutas nutritivas que podem ajudar na digestão.

Alimentos integrais

Alimentos integrais também têm um alto teor de fibras que auxiliam a digestão. O corpo decompõe os grãos inteiros lentamente, o que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Iogurte

Muitos produtos de iogurte contêm probióticos. Eles são bactérias e leveduras vivas que podem trazer muitos benefícios para o sistema digestivo.

Kefir

O kefir é uma bebida de leite fermentado que sacia bastante e contém muitos probióticos. Como mencionado acima, eles podem promover uma melhor digestão e saúde intestinal.

Vegetais de folhas verdes

Os vegetais de folhas verdes contêm nutrientes que são úteis para a digestão.

De acordo com um artigo na revista Nature Chemical Biology, esses vegetais também contêm um tipo específico de açúcar que pode alimentar bactérias saudáveis ​​no estômago, promovendo assim uma melhor digestão.

Leitura complementar:

 

Alimentos que causam má digestão

Embora a maioria dos alimentos seja boa para consumir com moderação, alguns não são tão úteis para a digestão.

Alguns alimentos e bebidas aumentam o risco de inchaço, azia e diarreia. Os exemplos mais comuns desses alimentos são:

  • adoçantes artificiais
  • bebidas gaseificadas
  • bebidas com açúcar artificial
  • carboidratos refinados, como pão branco
  • bebidas alcoólicas
  • leite
  • chocolate branco
  • alimentos ricos em gorduras saturadas, como queijo
  • café e outras bebidas com cafeína
  • alimentos picantes, como pimenta
  • alimentos gordurosos, como pizza

Alguns hábitos também podem dificultar a digestão. Estes incluem comer muito rápido e deitar-se imediatamente após comer.

Da mesma forma, o corpo também pode demorar mais para digerir grandes refeições, o que pode ser problemático para algumas pessoas. Para melhorar isso, é melhor comer várias refeições pequenas em vez de uma só grande.

No entanto, os sistemas digestivos de cada pessoa variam. Por exemplo, algumas pessoas podem ter intolerâncias alimentares e alergias, enquanto outras não têm.

Um médico poderá recomendar que pessoas com problemas digestivos como esses mantenham um diário alimentar. Isso pode ajudar a identificar alimentos e bebidas que desencadeiam problemas digestivos.

 

Resumo

Acima de tudo, a maioria dos alimentos que melhoram a digestão são ricos em nutrientes como as fibras. Exemplos de alimentos ricos em fibras incluem vegetais e grãos integrais.

Além disso, alimentos ricos em fibras e alimentos fermentados, desempenham um papel importante na digestão, ajudando os alimentos a se moverem pelo organismo com mais facilidade ou rapidez.

Se você está procurando alívio para seus problemas digestivos, considere adicionar alguns dos alimentos mencionados acima na sua dieta alimentar.

Da mesma forma, algumas pessoas com tendência a problemas digestivos podem se beneficiar de comer refeições menores, bem como consumir uma quantidade saudável de fibras e evitar qualquer alimento que seja um gatilho ruim para sua digestão.

Acima de tudo, se os problemas digestivos persistirem depois de fazer essas alterações, é melhor consultar um médico, afim de ter aconselhamento e tratamento adequado. Uma condição médica subjacente, como a síndrome do intestino irritável, por exemplo, pode estar sendo o causador da má digestão.

 

3 FONTES

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2214799317301121
https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10408398.2014.939263
https://www.niddk.nih.gov/health-information/digestive-diseases/gas-digestive-tract/eating-diet-nutrition

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here