Quais são os efeitos colaterais do Omeprazol?

0
540
Mulher sentada com dor

Omeprazol

O Omeprazol é um medicamento genérico usado para tratar muitas doenças do estômago, que variam de úlceras, azia, refluxo ácido, doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e muito mais. Este medicamento é útil no tratamento de problemas ácidos, pois bloqueia efetivamente a produção de ácido no estômago. Além disso, o Omeprazol pode impedir os sintomas do refluxo ácido e ajudar a tratar a doença.

 

Fatos sobre Omeprazol

Os efeitos colaterais do uso prolongado do Omeprazol no corpo podem variar de pessoa para pessoa. Os efeitos tardios na área gastrointestinal são frequentemente associados à constipação ou diarreia.

No entanto, os efeitos colaterais observados, como constipação e náusea, geralmente aparecem em quase metade dos pacientes tratados com este medicamento. Outro efeito adverso comum que é observado é a flatulência (gases). Entretanto, existem muitos pacientes que usam o Omeprazol e não experimentariam nenhum efeito colateral.

Efeitos médicos adversos ao sistema hepático são algo que não se deve ignorar quando você está sob tratamento com Omeprazol. Esses efeitos colaterais no sistema hepático podem aumentar os níveis de bilirrubina e transaminases no organismo. Se isso persistir por mais de 5 dias, pode ser fatal e causar falência hepática fatal em uma pessoa. Essa condição, se sem tratamento pode levar à morte em apenas uma semana.

Se você pretende tomar Omeprazol para problemas estomacais consulte um médico sobre os possíveis efeitos colaterais que podem acontecer de acordo com o seu estereótipo. Além disso, se você já estiver tomando Omeprazol e sentir algum efeito colateral mais acentuado, procure imediatamente assistência médica.

Pacientes que tomam Omeprazol e sofrem de depressão também apresentam sintomas como insônia, ansiedade, nervosismo e alucinações. Alguns deles também experimentam pesadelos. Por outro lado, alguns dos efeitos colaterais observados foram muito triviais, pois não requerem tratamento ou medicação adicional.

Clique aqui e saiba: Usos, riscos e benefícios da Aspirina.

 

Quais são os efeitos colaterais do Omeprazol?

Embora seja um medicamento genérico para o tratamento de azia e refluxo ácido, o Omeprazol deve ser usado com a prescrição médica correta e de preferência com um médico que já conheça seu histórico. Como qualquer outra droga, o Omeprazol pode causar alguns efeitos colaterais, embora nem todas as pessoas os sintam. Aqui estão alguns dos efeitos colaterais mais comuns do Omeprazol.

Os efeitos colaterais mais comuns do Omeprazol incluem:

  • dor de cabeça
  • dor abdominal
  • diarreia
  • náusea
  • vômito
  • flatulência (gases)
  • tontura
  • infecção respiratória superior
  • refluxo ácido
  • constipação
  • erupção cutânea
  • tosse

Os efeitos colaterais menos comuns do Omeprazol incluem:

  • fratura óssea (relacionada à osteoporose)
  • deficiência de granulócitos no sangue
  • perda de apetite
  • pólipos gástricos
  • perda de cabelo
  • inflamação crônica do estômago
  • mudanças no paladar
  • sonhos anormais

Os efeitos colaterais raros do Omeprazol incluem:

  • dano hepático
  • inflamação nos rins
  • pancreatite
  • desordem dermatológica, potencialmente fatal (necrólise epidérmica tóxica)

Os efeitos colaterais após longo uso do Omeprazol incluem:

  • fratura óssea

Os efeitos colaterais do Omeprazol ocorrem devido ao mecanismo de execução e tratamento da droga. Todos os medicamentos têm efeitos adversos, e os efeitos colaterais do Omeprazol podem ocorrer, embora muitos não sejam considerados fatais para o paciente envolvido.

No entanto, cabe lembrar que, este artigo não contém todos os efeitos colaterais possíveis e outros efeitos colaterais que podem ocorrer. Consulte o seu médico para obter informações adicionais sobre os efeitos colaterais detalhados do Omeprazol.

Clique aqui e saiba: Para que serve Omeprazol?

 

Refluxo ácido e problemas de estômago

Refluxo ácido e problemas de estômago não devem ser ignorados. Quando não tratados em tempo hábil, podem levar a importantes consequências para a saúde. É altamente recomendável que você cuide do problema no momento em que sentir os sintomas.

O Omeprazol é um ótimo medicamento para o tratamento de refluxo ácido, problemas estomacais e azia. Muitas pessoas confiam no Omeprazol para alívio rápido e controle da hiperacidez. Normalmente ele é tomado no início da manhã, com o estômago vazio, para gerenciar a produção de ácidos estomacais.

Clique aqui e saiba: Qual a relação entre o leite e o refluxo gastroesofágico?

 

Inibidores da bomba de prótons (IBPs)

Os inibidores da bomba de prótons são considerados a última linha de defesa contra problemas gastrointestinais, azia, refluxo ácido e doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).

Isso pode ser causado pela produção excessiva de ácido nas paredes do estômago, que retorna à área do esôfago da pessoa. Como o ácido encontrado nas paredes do estômago é corroído facilmente, os inibidores da bomba de prótons trabalham para ajudar a reduzir a acidez dessas substâncias.

Os pacientes sentem efeitos colaterais ao tomar Omeprazol, pois ele ajuda a aumentar o pH do corpo e ao redor do estômago, combatendo assim os agentes causadores do problema. Além disso, os inibidores da bomba de prótons ajudam na criação de ânions H no corpo. Os efeitos colaterais ocorrem quando os ânions H no corpo não são mais produzidos.

Clique aqui e saiba: Tudo sobre Ivermectina.

 

Omeprazol como inibidor da bomba de prótons

O Omeprazol é um inibidor. Os IBPs (inibidores da bomba de prótons), são uma classificação de medicamentos que podem ajudar a reduzir os níveis de ácido gástrico que estão sendo produzidos dentro das paredes do estômago de uma pessoa.

Os inibidores da bomba de prótons bloqueiam ativamente o hidrogênio e o potássio. O ATP de hidrogênio e potássio é um tipo de enzima frequentemente encontrada nas células parietais gástricas. O mais popular de todos os inibidores da bomba de prótons é o medicamento Omeprazol.

Ao sentir efeitos colaterais mínimos do uso de Omeprazol por um curto período, pode ser considerada uma decisão sensata continuar tomando o medicamento. No entanto, se você começar a sentir os sintomas mais graves, como depressão ou alucinações, talvez seja hora de parar e considerar fazer mudanças drásticas no seu estilo de vida.

O consumo excessivo de café e outros alimentos ácidos e gordurosos pode desencadear ataques do refluxo gastroesofágico, portanto, você pode sentir sintomas ruins durante algum tempo.

Clique aqui e saiba: Para que serve o medicamento (NAC) N-acetilcisteína?

 

Grávidas e Omeprazol

O Omeprazol deve ser usado com cautela na gravidez, e apenas se os benefícios superarem os riscos. Além disso, estudos em animais mostraram riscos e estudos em humanos não estão disponíveis em números suficientes.

 

2 FONTES

https://dailymed.nlm.nih.gov/dailymed/drugInfo.cfm?setid=83a0bb34-405b-4aea-9557-4f8b8fd811d7
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-31802018000600557&script=sci_arttext

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here