Que hora do dia queimamos mais calorias?

0
376
Mulher queimando calorias

Um estudo recente mostrou que o metabolismo de uma pessoa não permanece o mesmo durante todo o dia. Na verdade, há momentos do dia em que seu corpo está queimando um número maior de calorias do que em outros.

Mas, antes de entrar nesse assunto, vamos falar um pouco de forma bem rápida sobre as calorias.

 

Calorias

A quantidade de energia em um alimento ou bebida é medida em calorias. E quando comemos e bebemos mais calorias do que gastamos, nosso corpo armazena o excesso de calorias em forma de gordura corporal. E quando isso acontece repetidamente, começamos a engordar.

Como guia, vamos citar um exemplo básico muito usado, um homem médio precisa de cerca de 2.500kcal por dia para manter um peso corporal saudável. Já para uma mulher média, esse número é de cerca de 2.000kcal por dia.

No entanto, esses valores podem variar dependendo da idade, altura e níveis de atividade física que uma pessoa pratica naquele dado momento.

Queima de calorias

A quantidade de calorias que as pessoas queimam ao praticar determinada atividade física varia, dependendo de uma série de fatores, incluindo altura e idade, como já mencionamos anteriormente.

Entretanto, quanto mais vigorosamente você fizer uma atividade, mais calorias queimará. Por exemplo, uma caminhada rápida queima mais calorias do que uma caminhada moderada e na maioria das vezes um exercício aeróbico, queimará mais calorias que praticar ioga.

Da mesma forma, se você está ganhando peso, isso pode significar que você tem comido e bebido regularmente mais calorias do que gasta.

Para perder peso, você precisa gastar mais energia do que consome e continuar assim por um certo período de tempo.

Acima de tudo, cabe lembrar que a melhor abordagem é combinar mudanças na dieta com aumento da atividade física.

Mas, agora que já falamos um pouco sobre as calorias, vamos aos resultados da pesquisa.

Clique aqui e saiba: Quantas calorias devo comer para emagrecer?

 

O estudo

Um estudo publicado na Current Biology, mostrou que o relógio interno do nosso corpo pode ter mais a ver com a forma como processamos calorias do que se pensava anteriormente.

Embora ficar sentado no sofá no final da tarde e no início da noite possa não parecer muito diferente de sentar-se no sofá pela manhã, uma pessoa queima 10% mais calorias no final do dia.

Todo mundo queima calorias, não importa o que esteja fazendo, mesmo quando você está tirando uma soneca.

O organismo humano precisa de calorias e as usa para fornecer ao corpo a energia necessária para funcionar adequadamente.

Clique aqui e saiba: O que é um rótulo de alimento e como ele pode reduzir a ingestão de calorias.

 

Como os participantes do estudo foram testados

Para descobrir um pouco mais sobre nossa capacidade interna de queimar calorias, os pesquisadores realizaram um estudo com sete pessoas. Os participantes permaneceram em um ambiente de laboratório isolado, sem janelas, relógios, telefones ou internet. Isso significava que eles não tinham pistas sobre a hora do dia.

Cada pessoa recebeu um horário para ir para a cama e um horário para acordar e, ao longo do estudo de 3 semanas, esses horários foram ajustados 4 horas mais tarde a cada dia.

Como seus corpos não conseguiam se estabelecer em um ritmo porque dormiam e acordavam em horários diferentes todos os dias, eles desenvolveram seus próprios padrões. Os pesquisadores mediram sua taxa metabólica em diferentes momentos do dia para determinar como seus corpos lidavam com o consumo de calorias o tempo todo.

Eles descobriram que a taxa metabólica era mais baixa durante sua “noite” biológica e mais alta cerca de 12 horas depois, na “tarde e noite” biológicas.

“O fato de que fazer uma coisa em uma hora do dia queimava muito mais calorias do que fazer a mesma coisa em outra hora do dia nos surpreendeu”, diz o autor principal da pesquisa Kirsi-Marja Zitting da Divisão de Sono e Distúrbios Circadianos em Brigham e Women’s Hospital e Harvard Medical School, ambos em Boston, MA.

Clique aqui e saiba: Quais são as proteínas boas para emagrecer?

 

Queima de calorias constante

Os seres humanos queimam calorias não importa o que façam, se estão dormindo em uma cama, dando uma volta no quarteirão ou correndo uma maratona.

As pessoas consomem calorias por meio de alimentos e bebidas e gastam essas calorias respirando, digerindo alimentos e a cada movimento que fazem. Como já mencionamos anteriormente, quanto mais uma pessoa se move, mais calorias ela queima.

Além disso, as pessoas costumam recorrer à contagem de calorias quando esperam perder algum peso porque, quando uma pessoa queima mais calorias do que ingere, ela tende a perder peso.

Clique aqui e saiba: Como o exercício diz ao cérebro para reduzir o apetite.

 

O que isso significa para nós?

Todo mundo tem sua própria taxa metabólica de repouso, que é uma medida da rapidez com que o corpo gasta energia. O estudo revelou que essa taxa oscila ao longo do dia.

Se nossos corpos queimam calorias um pouco mais rápido da tarde até o início da noite, pode ser uma boa ideia fazer do almoço a maior refeição do dia, em vez do jantar.

Jeanne Duffy, também da Divisão de Sono e Distúrbios Circadianos do Hospital Brigham and Women’s, diz:

“Não é apenas o que comemos, mas também quando comemos e como descansamos, que determinará a quantidade de energia que queimamos ou armazenamos como gordura. A disciplina correta de hábitos, como comer e dormir, é muito importante e crucial para a saúde geral”.

Ao final dos trabalhos, os responsáveis pelo estudo afirmaram que a equipe planeja pesquisar mais sobre como o apetite e a resposta do corpo aos alimentos diferem dependendo da hora do dia, de pessoa para pessoa. Eles também querem investigar como o sono, ou por quanto tempo e com que frequência uma pessoa dorme, afeta a resposta do corpo aos alimentos. Além disso, como isso afeta ou poderia afetar o processo de emagrecimento e o metabolismo de uma pessoa como um todo.

Clique aqui e saiba: Porque beber muita água ajuda no emagrecimento?

 

3 FONTES

https://www.nhs.uk/live-well/healthy-weight/understanding-calories/
https://www.nhs.uk/common-health-questions/food-and-diet/what-should-my-daily-intake-of-calories-be/
https://articles/323629

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here