Roacutan: 10 fatos que você deve saber antes de usar!

0
598
Roacutan: 10 fatos que você deve saber antes de usar!

A isotretinoína, foi originalmente introduzida no mercado americano como um tratamento para acne sob o nome comercial Accutane, lá o produto foi descontinuado e estão disponíveis para venda apenas as versões genéricas. No Brasil, no entanto, o medicamento é comercializado como Roacutan e também em suas formas genéricas.

O Roacutan é uma opção de tratamento eficaz de curto prazo para acne moderada a grave que se mostrou resistente a outras terapias. Infelizmente, também há muita desinformação sobre o que é esse tratamento e como ele pode ajudar.

De acordo com o Dr. Bobbak “Bobby” Mansouri da Dermatology Partners em Tyler, Texas. O Roacutan tem sido usado para tratar acne desde os anos 1980, mas há muita desinformação sobre ele na internet. Todos os dermatologistas concordam que, se usada corretamente, a isotretinoína é o tratamento mais eficaz para combater as espinhas.

O Dr. Mansouri afirma: “Eu sei como o Roacutan pode ser eficaz e benéfico para pessoas que sofrem de acne severa, e espero que elas procurem informações confiáveis com um dermatologista e tomem uma decisão totalmente informada sobre o uso deste tratamento para acne”. Neste artigo, o Dr. Mansouri aborda algumas das informações mais importantes que as pessoas devem saber ao determinar se Roacutan é ou não o tratamento de acne certo para elas.

 

Por que o Roacutan?

O Dr. Mansouri afirma: “Eu conheço muitos pacientes que lutaram contra a acne que simplesmente não melhora, embora eles tenham tentado todos os tratamentos. Eles realizam cuidados diários de manutenção da pele e até mesmo mudam sua dieta ou outras rotinas para ajudar sua pele a melhorar. Pode ser extremamente frustrante lutar contra a acne, especialmente para quem tem acne cística ou nodular mais dolorosa. Roacutan é uma boa opção para esses pacientes resistentes ao tratamento e oferece a eles resultados e alívio em longo prazo”.

 

1 – Roacutan é um derivado da vitamina A

O ingrediente principal do Roacutan é derivado da vitamina A, que é produzida naturalmente em nossos corpos e consumida por meio de nossa dieta. A vitamina A é um nutriente essencial para o desenvolvimento e manutenção de uma pele saudável. Além disso, ela também desempenha um papel vital no funcionamento dos órgãos.

 

2 – Roacutan é uma solução para acne de curto prazo

De acordo com o Dr. Mansouri, “o Roacutan geralmente não é tomado por muito tempo. Na maioria dos casos, as pessoas precisam apenas de um ciclo de medicação que seja concluído de seis a nove meses. Isso oferecerá uma vida inteira de melhorias na pele para pessoas que lutam contra a acne.

Dr. Mansouri ainda diz que, “Muitas pessoas com acne cística ou nodular moderada a grave dependem de medicamentos orais e tópicos de longo prazo para controlar suas erupções. O uso prolongado de antibióticos orais, pílulas anticoncepcionais e outros medicamentos usados ​​para tratar a acne pode ter efeitos colaterais adversos a longo prazo e pode não ser o tratamento ideal para a acne. Portanto, por esse motivo, o tratamento de curto prazo com Roacutan concluído em menos de um ano costuma ser a melhor solução”.

 

3 – A maioria das pessoas só precisa de um ciclo de tratamento com Roacutan

De acordo com o Dr. Mansouri, “Depois de completar o primeiro ciclo da medicação, a grande maioria das pessoas não precisará de nenhum ciclo adicional de tratamento com Roacutan. Embora possam ver algumas espinhas ou erupções leves, a maioria das pessoas nunca mais terá crises tão graves de acne novamente”.

 

4 – Roacutan é seguro para a maioria das pessoas

O potencial de riscos adversos à saúde é uma preocupação para muitas pessoas antes de iniciarem um novo tratamento com o Roacutan. Depois de anos oferecendo este tratamento, agora somos capazes de entender quais são os riscos de tomar isotretinoína e como mitigá-los por meio de observação cuidadosa e planejamento de tratamento.

Especificamente, você deverá se encontrar com seu dermatologista pelo menos uma vez por mês. Durante esses exames, estaremos monitorando você em busca de sinais de preocupação e ajustando seu plano de tratamento de acordo. Sobre os possíveis efeitos colaterais do uso do Roacutan.

Ele ainda afirma, “Como ganhamos décadas de conhecimento sobre a forma como o Roacutan afeta a saúde de uma pessoa, estamos bem equipados para monitorar e ajustar o tratamento de acordo com as necessidades de cada paciente.

 

5 – Roacutan NÃO é seguro durante a gravidez

Embora a maioria dos riscos à saúde possa ser atenuada com monitoramento adequado durante o tratamento, este medicamento nunca é seguro para mulheres que estão grávidas ou tentando engravidar. Há altos riscos de defeitos congênitos, baixo peso ao nascer e parto prematuro. Por esses motivos, as mulheres serão instruídas a fazer um teste de gravidez mensalmente durante o tratamento, bem como a confirmar o uso de métodos anticoncepcionais.

 

6 – Até mesmo acne cística e nodular são tratáveis ​​com Roacutan

Embora a acne cística e nodular seja difícil de controlar, encontrar um tratamento eficaz é muito importante para essas doenças de pele, pois elas apresentam o maior risco de cicatrizes em comparação com outros tipos de acne.

Em muitos casos, os indivíduos que lutam contra a acne cística e nodular não obtêm bons resultados com os tratamentos tradicionais da acne, como medicamentos tópicos e antibióticos orais. No entanto, essas formas muito graves de acne respondem muito bem ao tratamento com Roacutan.

 

7 – A maioria dos efeitos colaterais de Roacutan são mínimos

De acordo com o Dr. Mansouri, “as pessoas podem ouvir histórias assustadoras sobre os efeitos colaterais do tratamento com isotretinoína (Roacutan). Mas esses efeitos são minimizados significativamente ao administrar a dose do medicamento de forma adequada através dos exames regulares e do comparecimento as consultas durante o tratamento. O restante dos efeitos colaterais do tratamento com Roacutan são leves e irão desaparecer por conta própria assim que o tratamento for concluído”.

Alguns dos efeitos colaterais comuns e leves do tratamento com Roacutan incluem:

  • lábios ressecados ou rachados
  • pele seca (pode haver descamação da pele)
  • coceira na pele e aumento da sensibilidade (erupções cutâneas podem se desenvolver)
  • fotossensibilidade aumentada (sensibilidade à exposição ao sol)
  • secura da passagem nasal (possivelmente levando a sangramentos nasais)
  • irritação dos olhos, pálpebras e área circundante
  • dores nas articulações e músculos
  • boca seca
  • queda de cabelo (temporária)
  • sintomas do trato gastrointestinal e urinário

Lembre-se de que, se sentir algum desses sintomas, seu dermatologista pode ajudá-lo a controlar os efeitos colaterais, para que você não se sinta desconfortável durante o tratamento.

 

8 – Você pode ter um surto de acne ao iniciar o tratamento pela primeira vez

Dr. Mansouri afirma que “é comum ver pequenas erupções depois de iniciar o tratamento com Roacutan. Essas erupções são comuns, e fazem parte do trabalho do Roacutan para começar a tirar tudo dos poros do paciente. Assim que o surto inicial terminar, o paciente começará a ver melhora, com a maior melhora geralmente observada em torno do terceiro ou quarto mês de tratamento.

 

9 – Um ciclo de tratamento com Roacutan pode levar até nove meses

O tempo de tratamento depende do seu plano individual elaborado em parceria com o seu dermatologista. A quantidade de isotretinoína que você pode ingerir em um determinado dia é determinada com base no seu peso corporal. Durante o planejamento do seu tratamento, o dermatologista o guiará através de uma introdução gradual ao medicamento.

Este planejamento ajudará a reduzir o risco de um surto que pode acontecer logo após você começar a tomar Roacutan. Então, você toma a quantidade diária recomendada de isotretinoína até atingir a dosagem total apropriada. A maioria das pessoas completa o tratamento em menos de nove meses.

 

10 – Existem genéricos do Roacutan

Roacutan na verdade é o nome comercial da isotretinína. Essa marca é de propriedade da farmacêutica Hoffmann–La Roche. Todavia, o medicamento é fabricado e vendido amplamente como um produto genérico por outros laboratórios.

 

3 FONTES

https://www.usdermatologypartners.com/
https://www.usdermatologypartners.com/blog
https://www.scielo.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here