Roacutan aumenta o colesterol e triglicerídeos?

0
1452
Roacutan aumenta o Colesterol

Roacutan (isotretinoína) é um retinóide usado para o tratamento e prevenção da acne grave. A marca Roacutan é amplamente vendida, no entanto, formulações genéricas estão disponíveis para a venda, ambas as opções sob prescrição médica.

Embora a isotretinoína (Roacutan) seja benéfica para alguns pacientes, existem muitos riscos associados a esse medicamento. Especificamente, a isotretinoína é altamente teratogênica (ou seja, causa defeitos congênitos graves) e, portanto, é aprovada para comercialização apenas sob uma avaliação de risco feito apenas por um médico.

[sc_fs_faq html=”true” headline=”h2″ img=”” question=”Roacutan aumenta o colesterol e triglicerídeos?” img_alt=”” css_class=””] Sim. Estudos e pesquisas recentes feitos por cientistas da Universidade da Califórnia, em San Francisco apontam que o Roacutan aumenta os níveis de colesterol e triglicerídeos. [/sc_fs_faq]

Estudos científicos na Universidade da Califórnia

Os médicos sempre suspeitaram que o Roacutan (isotretinoína), trazia com ele um leve risco de aumento dos níveis de colesterol e / ou triglicerídeos. No entanto, um estudo recente realizado por cientistas da Universidade da Califórnia, em San Francisco, mostrou que o risco é muito maior do que se pensava anteriormente.

O estudo descobriu que 31% dos pacientes que tomaram Roacutan acabaram com níveis elevados de colesterol e 44% desenvolveram triglicerídeos altos. Além disso, 11% elevaram seus níveis de transaminase hepática (enzimas hepáticas). Você pode ler mais sobre este estudo na revista Archives of Dermatology, edição de agosto.

O principal autor do estudo, Dr. Lee T. Zane, disse: “Ter resultados de testes anormais não significa necessariamente um resultado médico ruim. São apenas testes de laboratório, não ataques cardíacos. A isotretinoína (Roacutan) é inegavelmente o medicamento mais eficaz que temos para o tratamento da acne grave. Ela pode realmente ser uma mudança de vida. Além disso, não podemos deixar de ressaltar que a isotretinoína é a revolução mais importante da dermatologia médica nos últimos 30 anos”.

Entretanto, mesmo com todos os benefícios do medicamento não podemos esquecer que ele nunca deve ser tomado por mulheres grávidas, pois existe um grande risco de defeitos congênitos graves.

 

Como foram coletadas as amostras

A equipe analisou 13.772 (treze mil setecentos e setenta e dois) pacientes, com idades entre 13 e 50 anos. Eles haviam tomado Roacutan entre os anos de 1995 e 2002. Embora os números elevados para os níveis aumentados de colesterol, triglicerídeos e enzimas hepáticas tenham sido surpreendentes, os cientistas também notaram que não muito tempo depois que a maioria dos pacientes parou de tomar a medicação, seus níveis voltaram ao que eram antes do início do tratamento.

Ou seja, de 92% das pessoas com enzimas hepáticas elevadas, 80% dos triglicerídeos elevados e 79% das pessoas com colesterol alto voltaram a ter os níveis anteriores ao tratamento logo após a interrupção do uso da medicação.

No entanto, há o risco de os pacientes apresentarem síndrome metabólica, dizem os cientistas. Por isso, os médicos devem fazer exames de sangue em pacientes que tomam Roacutan. Da mesma forma, existem maneiras de continuar o tratamento com Roacutan em pacientes com resultados de testes anormais, eles podem ser tratados controlando sua dieta e exercícios. Além disso as estatinas também podem ser usadas para manter os níveis de colesterol mais baixos.

Por outro lado, os pesquisadores não sabem se as crianças e adolescentes que estão tomando Roacutan têm uma chance maior de desenvolver problemas cardiovasculares quando se tornam adultos.

 

Não é uma “surpresa” para os médicos

O presidente da Associação Americana de Dermatologia, e doutor em medicina Stephen P. Stone, disse em uma entrevista recente que o estudo parece confirmar o que ele já viu clinicamente.

Como os pacientes com acne que tomam Roacutan são tratados com o medicamento por apenas alguns meses e tendem a ser jovens, Stone diz que é improvável que haja riscos cardiovasculares em longo prazo associados ao uso do medicamento.

“Isso não é uma surpresa”, diz ele. “Sabemos dessas elevações desde antes de a droga chegar ao mercado, e aqueles de nós que a usam monitoram os pacientes com muito cuidado”.

A Roche Pharmaceuticals, fabricante do Roacutan, observa que os médicos que prescrevem esse medicamento são aconselhados a monitorar os níveis sanguíneos dos seus pacientes antes de iniciar o tratamento. E pelo menos mais uma vez a cada duas semanas durante o tratamento até que ele termine para verificar e monitorar como o medicamento está afetando os níveis de colesterol e triglicerídeos.

“Quando esta droga foi lançada no mercado, realmente tínhamos pouco a oferecer aos pacientes com acne grave e cicatricial”, afirma o Dr. Stone. “Eu diria que mais de 90% dos pacientes que tratamos com o Roacutan apresentam melhora significativa, se não a eliminação completa da acne.

 

Cuidados com outros medicamentos

Alguns medicamentos e cápsulas de isotretinoína (Roacutan) podem interferir uns com os outros e aumentar a probabilidade de ocorrência de efeitos colaterais, além dos níveis de colesterol aumentado em alguns pacientes.

Por isso, informe o seu médico se estiver tomando algum dos medicamentos listados abaixo antes de iniciar o tratamento com cápsulas de Roacutan (isotretinoína):

  • Suplementos que contenham vitamina A.
  • Antibióticos de tetraciclina, como doxiciclina, oxitetraciclina, minociclina e limeciclina.
  • Ou outros medicamentos para acne (o uso de ambos juntos pode piorar a irritação da pele).

 

Informações adicionais

Nosso artigo sobre como o Roacutan pode aumentar os níveis de colesterol e triglicerídeos não fornece uma visão abrangente das informações disponíveis sobre o medicamento e suas alterações potenciais.

Fornece apenas os dados do último e mais atualizado estudo sobre o assunto. Portanto, estas não são as únicas informações disponíveis a cerca do assunto. Acima de tudo, sempre procure um médico para obter aconselhamento sobre os efeitos colaterais, aumento nos níveis de colesterol e / ou triglicerídeos e também sobre interações medicamentosas.

O Saúde e Bem-Estar é um site que possui conteúdo de cunho informativo, ele não fornece aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico a seus usuários. Qualquer informação publicada neste site, não tem o intuito de substituir o aconselhamento médico e você não deve tomar nenhuma ação em relação a sua saúde sem antes consultar um profissional de saúde capacitado.

Por isso, sempre procure a orientação do seu médico ou de um profissional de saúde capacitado antes de iniciar um tratamento ou interromper um tratamento médico em andamento.

 

4 FONTES

Population-based analysis of laboratory abnormalities during acne therapy.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5958563/
https://articles/50228
https://www.webmd.com/skin-problems-and-treatments/acne/news/20060821

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here