Será que a musculação ajuda a perder peso?

0
441
Perder peso na academia

Humm… Será que fazer musculação ajuda a perder peso?… Você pode se perguntar isso principalmente se já ouviu essa frase, “músculo pesa mais que gordura”. Embora ela seja meio falsa pois, um quilo é um quilo, independente do que seja, o que muda é o volume. No entanto, você pode ter entendido que você deve ficar longe, muito longe do levantamento de pesos ou da musculação, se estiver tentando perder peso.

Calma… nós vamos te explicar que não é bem assim que funciona!

 

Opinião profissional de um personal trainer

No nível mais básico, a perda de peso acontece através de um déficit calórico, o que significa que você ingere menos calorias do que queima, diz Nick Tuminello, personal trainer e autor do treinamento de força para perda de gordura.

Você pode fazer isso ignorando a visita à padaria no final da tarde ou fazendo exercícios por uma hora depois do trabalho ou, sim, levantando pesos. Enquanto alguns estudos mostram que o cardio é o rei quando se trata do melhor exercício para perda de peso, há algo a ser dito quando se fala em treinamento de força.

Clique aqui e saiba – Quantas calorias você deve comer por dia para emagrecer.

 

Mas e então, musculação ajuda perder peso?

Com o levantamento de peso, você queima calorias e gorduras por todo o corpo, incluindo gordura da barriga. Os pesquisadores de Harvard descobriram que homens que levantavam pesos por mais de 20 minutos por dia tinham menos gordura no estômago do que aqueles que passavam os 20 minutos fazendo exercícios cardio.

Quanto às mulheres, um estudo descobriu que o treinamento resistido ajuda as mulheres a reduzir o risco de gordura na região da barriga.

Mas, o mais importante é o que acontece depois que você constrói músculos. O músculo queima mais energia ou calorias, ao longo do dia do que a gordura, por isso, ter mais músculo estimula muito o seu metabolismo. Um estudo recente descobriu que nove meses de treinamento resistido aumentaram a taxa metabólica de repouso dos participantes do estudo em uma média de 5%.

Pense da seguinte maneira, mesmo que você tenha se comprometido com o sofá para uma maratona da sua série favorita, quanto mais músculos você tiver, mais calorias seu corpo queimará enquanto você estiver se exercitando. “Basicamente, você tem um motor maior que precisa de mais combustível”, afirma o personal trainer Nick Tuminello.

Homem sentado em banco de academia

Não estamos falando de quantidades massivas de calorias. Visto que, adicionar apenas um quilo de músculo queimará de 5 a 10 calorias extras por dia, diz Tuminello. Mas, as quantidades que parecem pequenas, a longo prazo podem se tornar muito importantes. Já que cada pouquinho ajuda você a se aproximar do déficit calórico necessário para perder peso.

Vimos que a resposta é sim, musculação ajuda a perder peso! E embora o exercício, não importa de que tipo, seja sempre uma boa ideia, prestar atenção na intensidade é fundamental. Exercícios mais desafiadores terão maior impacto no seu metabolismo, o que ajuda a queimar mais gordura durante e após o exercício, diz Nick Tuminello.

 

A melhor maneira de levantar peso para perder gordura

Você pode ajustar suas sessões de treinamento de força para maximizar o número de calorias que queima. Tuminello sugere focar no treinamento de resistência metabólica, que é basicamente o treinamento intervalado de alta intensidade, com resistência adicionada.

Ele sugere a realização de circuitos (completando 3 séries de 3 a 4 exercícios corporais consecutivos) e complexos (circuitos usando a mesma peça de equipamento para minimizar o tempo de inatividade). Por exemplo, você pode pegar um par de halteres e executar um supino inclinado e depois ir direto para o levantamento terra e depois fazer agachamentos com halteres sem nenhum descanso entre os exercícios.

A ideia é elevar a frequência cardíaca e mantê-la lá, mas você também quer garantir que os halteres que você pega sejam desafiadores sem comprometer sua coluna. Levantar pesos mais pesados, com um menor número de repetições queima significativamente mais calorias por duas horas após um treino do que mais repetições com pesos mais leves.

Não seja um escravo da balança

Aqui está o problema, construir músculos pode fazer você parecer e se sentir mais apto e tonificado, mas essas mudanças podem não ser tão óbvias quando você sobe na balança. Isso ocorre porque o músculo é mais denso que a gordura e um quilo de gordura ocupa cerca de quatro vezes mais espaço que um quilo de músculo.

“Se o espelho parece bom, mas a balança não está necessariamente mudando, o que você realmente está fazendo é mudar a composição do seu corpo”, diz  o personal Nick Tuminello. E isso é ótimo! Você está perdendo gordura e ganhando músculo, isso mostra que o treinamento resistido é mais eficaz que o treinamento de resistência, de acordo com pesquisas recentes.

 

Não se esqueça da dieta

Sim, o exercício físico, incluindo treinamento de resistência, é essencial para a saúde geral, perda de peso e manutenção do peso. Mas, não esqueça que a dieta é a número 1 no que diz respeito à perda de peso.

Saiba – 5 Alimentos que ajudam a queimar gordura.

Pesquisas mostraram que uma combinação de dieta e exercício é o caminho certo a seguir para sustentá-la. “Preste atenção à sua dieta para melhor revelar sua forma e use o treinamento de força para melhorar essa forma”, diz Tuminello.

Além disso, os benefícios de uma dieta saudável e exercícios diários vão muito além da perda de peso e emagrecimento.

Portanto, em vez de ficar confuso com os números, especialmente se você ficar subindo na balança todos os dias. Se concentre em como suas roupas que antes nem entravam, hoje estão servindo. E acima de tudo, observe como você se sente, sua saúde mental vai agradecer.

 

4 FONTES

Treinamento com pesos, atividades físicas aeróbicas e alteração da circunferência da cintura a longo prazo em homens.
Efeito do treinamento resistido na taxa metabólica de repouso e sua estimativa por um mapa metabólico de absorção de raios-X de dupla energia.
Efeitos do treinamento aeróbico e / ou de resistência sobre a massa corporal e a massa gorda em adultos com sobrepeso ou obesidade.
O treinamento físico evita a recuperação da gordura visceral por 1 ano após a perda de peso.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here