10 benefícios da melatonina para a saúde

0
513
Melatonina composição química

A melatonina é um hormônio produzido na glândula pineal. Você provavelmente já sabe como a melatonina é uma aliada natural para o sono. Em alguns casos em que as pessoas têm problemas para dormir, tomar suplementos de melatonina pode ajudar. Além disso, os benefícios da melatonina para a saúde são incontáveis. No texto abaixo iremos expor 10 dos mais conhecidos benefícios da melatonina que talvez você ainda não conheça.

 

1. Trata Doença do refluxo gastroesofágico e azia

Você sabia que a melatonina pode suprimir o ácido do estômago? Ela também pode proteger seu esôfago dos efeitos do ácido gástrico. Se você tiver azia moderada a grave, poderá se beneficiar da melatonina. Embora sejam necessárias mais pesquisas, estudos sugerem que a melatonina, juntamente com vitaminas do complexo B e aminoácidos, pode melhorar os sintomas da azia melhor do que o bloqueador de ácido Prilosec.

Da mesma forma, a melatonina é um método natural, porém eficaz, para tratar a Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Converse com seu médico sobre tomar um suplemento com vitaminas do complexo B, aminoácidos e cerca de seis miligramas de melatonina cerca de 30 a 60 minutos antes de dormir para prevenir e tratar o refluxo gastroesofágico (DRGE).

 

2. Benefícios da melatonina: preveni e diminui enxaquecas

Se você tem dores de cabeça, poderá se beneficiar tomando melatonina. Estudos publicados recentemente revelaram que três miligramas de melatonina, ingeridos 30 minutos antes de dormir, podem ajudar a reduzir a duração de uma enxaqueca e também a sua frequência. Entretanto, embora sejam necessárias mais pesquisas sobre o tema, a melatonina pode ser utilizada como auxiliar para se livrar de dores de cabeça incômodas.

Clique aqui e saiba: Quando e como tomar Melatonina.

 

3. Protege a saúde cardiovascular

Tomar melatonina pode ajudar seu coração. Pesquisas mostram que a melatonina pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol e a pressão arterial. Da mesma forma, ela possui propriedades anti-inflamatórias e efeitos antioxidantes, que podem reduzir a chance de doenças cardiovasculares, especialmente se você já teve um ataque cardíaco ou parada cardíaca. Converse com seu médico sobre os benefícios da melatonina, e talvez estude a opção de tomar três miligramas de melatonina cerca de 30 a 60 minutos antes de dormir.

 

4. Ajuda a prevenir diabetes

Embora a maioria das causas do diabetes tipo 2 incluir fatores como, dieta, exercícios inadequados, histórico familiar e excesso de peso, baixos níveis de melatonina também podem ser um problema subjacente.

Um estudo de saúde conduziu cerca de 740 mulheres; metade desenvolveu diabetes entre 2000 e 2012 e a outra metade não. No entanto, aquelas que não tinham diabetes também tinham quantidades visivelmente mais altas de melatonina nos níveis sanguíneos. Ou seja, os benefícios da melatonina vão muito além pois, ao secretar pequenas quantidades de melatonina durante à noite você pode dobrar suas chances de não ter diabetes.

 

5. Protege a degeneração macular dos olhos

Com poderosas propriedades antioxidantes, a melatonina pode ajudar a prevenir a degeneração macular. Ela pode proteger as células da retina dos danos causados ​​pelos radicais livres. Tomar três miligramas de melatonina na hora de dormir por meio ano pode ajudar. Um estudo revelou que o suplemento permitiu que a nitidez visual permanecesse estável. Portanto, a melatonina pode ajudar a impedir a deterioração da retina.

 

6. Benefícios da melatonina: alivia o zumbido nos ouvidos

Você sente zumbido nos ouvidos? Embora essa doença geralmente desapareça à medida que os nervos se ajustam, algumas pessoas lidam com os sintomas de zumbido nos ouvidos por um período longo de tempo.

Entretanto, isso pode eventualmente levar à depressão ou ansiedade. O Instituto de Olhos e Ouvidos da Universidade Estadual de Ohio conduziu um ensaio clínico que testou os benefícios da melatonina contra os zumbidos nos ouvidos. A pesquisa sugeriu que tomar três miligramas de melatonina à noite por cerca de um mês diminuiu bastante os sintomas do zumbido. A Faculdade de Medicina da Universidade de Washington descobriu os mesmos resultados.

 

7. Benefícios da melatonina: ajuda a tratar o câncer de mama

Mulheres com câncer de mama que usam tamoxifeno (medicamento quimioterápico), sem sucesso também podem se beneficiar da melatonina. A adição de melatonina ao regime de tratamento pode ajudar a diminuir os tumores da mama.

Além disso, outros estudos revelaram que baixos níveis de melatonina estão correlacionados a um maior risco de câncer de mama. Discuta com o seu médico os riscos e benefícios de tomar melatonina.

 

8. Preveni o câncer de próstata

Existem vários estudos que relacionam a melatonina à prevenção do câncer de próstata. A instituição americana Oncology Reports publicou um estudo que sugeriu que a melatonina pode retardar significativamente a criação de células de câncer de próstata.

Embora sejam necessárias mais pesquisas, já se sabe que homens com níveis mais baixos de melatonina podem ter uma chance maior de desenvolver câncer de próstata durante a vida.

 

9. Benefícios da melatonina: alivia o estresse

Quando você se estressa, seu hormônio cortisol aumenta. A melatonina pode ajudar a controlar a quantidade de estímulo que o corpo experimenta. Se você estiver ansioso, a melatonina pode aliviar os sintomas relacionados, como fadiga diurna ou insônia noturna, além de sentimentos de sonolência ou inquietação.

Da mesma forma, a melatonina pode promover mais disposição, calma, melhorar o humor, além de proporcionar melhores noites de sono.

 

10. Melhora o sistema imunológico

Como mencionado anteriormente, a melatonina é um antioxidante. Se seu corpo suspeitar de uma condição imunossupressora, a melatonina pode estimular o sistema imunológico a responder. Ela também possui propriedades anti-inflamatórias, e se você lida com uma inflamação aguda, a melatonina intensifica a resposta do sistema imunológico.

No entanto você pode conversar com um médico ou nutricionista para garantir que você possui as quantidades de melatonina suficientes em seu corpo.

 

Melatonina quem deve evitar

Os benefícios da melatonina são muitos para o corpo humano, no entanto, algumas pessoas devem evitá-la, incluindo pessoas que:

  • tomam anticoagulantes ou medicamentos para baixar a pressão arterial
  • tem diabetes
  • tiveram uma reação alérgica à melatonina no passado
  • tem um distúrbio convulsivo
  • estão tomando medicamentos que suprimem o sistema imunológico, como os tomados após um transplante de órgão
  • tem um distúrbio hemorrágico, como hemofilia
  • sofrem de demência
  • tem depressão
  • toma outros medicamentos que causam sonolência, como benzodiazepínicos, codeína, álcool ou barbitúricos.

 

4 FONTES

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5405617/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26692007/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5012937/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5412427/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here