3 Semanas de gravidez

0
520
Fertilização

A gravidez começa quando o espermatozoide fertiliza um óvulo. Isso geralmente ocorre nas 2 semanas após o primeiro dia da última menstruação. Logo após a fecundação, inclusive nas primeiras 3 semanas de gravidez a mulher pode não apresentar sintomas. Algumas mulheres podem sentir que estão grávidas, mas, a maioria não suspeita que está grávida até a menstruação atrasar.

Neste artigo, você obterá uma compreensão detalhada da fecundação e aprenderá o que acontece nas primeiras 3 semanas de gravidez.

Esse texto faz parte de uma série de artigos sobre gravidez. Esses artigos fornecerão um resumo de cada estágio da gravidez, o que esperar e informações sobre como o bebê está se desenvolvendo.

Dê uma olhada em alguns outros artigos da série:

Primeiro trimestre: 3 semanas de gravidez (fecundação), 4 semanas de gravidez (implantação do embrião), 5 semanas de gravidez, 6 semanas de gravidez, 7 semanas de gravidez, 8 semanas de gravidez, 9 semanas de gravidez, 10 semanas de gravidez, 11 semanas de gravidez.

 

Fecundação

Ovulação é o processo no qual o ovário libera o óvulo. Dependendo da duração do ciclo menstrual de uma mulher, a ovulação geralmente ocorre cerca de 2 semanas após o primeiro dia da última menstruação.

A comunidade médica mede a data de início da gravidez a partir do primeiro dia do último ciclo menstrual (última menstruação), mesmo que a fecundação ocorra vários dias após o término da menstruação.

Por exemplo, se a última menstruação de uma mulher começou no dia 01 de junho e a fecundação ocorreu em 14 de junho, no dia seguinte, ou seja, no dia 15 de junho, ela já estaria grávida de duas semanas, mesmo que a fecundação tivesse acontecido há apenas um dia.

 

O que acontece com 3 semanas de gravidez?

Para que a fecundação ou fertilização como também é conhecido o termo ocorra, o esperma deve entrar na vagina. Isso geralmente, mas nem sempre, acontece por meio de relações sexuais.

O esperma passa pela abertura do colo do útero e viaja para as trompas de Falópio. Lá, o espermatozoide irá penetrar e fecundar o óvulo. Uma vez fecundado, o óvulo viaja pela trompa de Falópio em direção ao útero, onde será implantado na parede uterina.

Da mesma forma, os médicos se referem ao óvulo fertilizado como um embrião após a implantação. E basicamente é isso que acontece com 3 semanas de gravidez.

Entretanto, a partir da nona semana de gravidez até o término da gestação, os médicos chamam o bebê em desenvolvimento de feto.

 

3 Semanas de gravidez: fertilização in vitro

A fertilização in vitro ocorre fora do corpo. O óvulo vem de uma doadora ou da própria mulher que deseja engravidar. Em um laboratório, um médico especialista trabalha para fertilizar o óvulo com esperma doado, pelo futuro pai ou por um doador.

Enquanto isso, após um período máximo de 6 dias, o médico transfere um ou mais óvulos fertilizados para o útero da mulher. O objetivo é que pelo menos um óvulo fertilizado consiga se implantar e se desenvolver.

 

O que são cromossomos?

Quando o óvulo e o esperma se unem, eles formam um zigoto. O zigoto contém 46 cromossomos: 23 femininos e 23 masculinos.

Nesse momento, os cromossomos são estruturas minúsculas semelhantes a fios. Cada um carrega cerca de 2.000 genes.

Os cromossomos determinam a composição genética do feto, incluindo seu sexo e características físicas herdadas, como:

  • cor de cabelo
  • cor dos olhos
  • tipo sanguíneo
  • altura e outros

Além disso, eles ajudam a moldar fatores como, personalidade, inteligência e o risco de algumas condições de saúde.

Um zigoto herda um cromossomo sexual, o cromossomo X, do óvulo. Também herda um cromossomo sexual do esperma. Que pode ser um cromossomo X ou Y.

Portanto, se o esperma continha um cromossomo X, o feto será feminino (XX). Se o esperma continha um cromossomo Y, o feto será masculino (XY).

 

Que tamanho é um feto de 3 semanas?

Com 3 semanas de gravidez, o óvulo fertilizado, ou zigoto, mede 0,1 milímetro (mm) e é muito pequeno para ser visto.

O zigoto passará vários dias descendo a trompa de Falópio. Durante esse período, ele se transforma em mórula, uma bola de 12 a 15 células. Com o passar do tempo, ele se tornará uma coleção maior de células chamada blastocisto.

Com 4 semanas de gravidez, o blastocisto se implanta na parede do útero. O blastocisto contém uma parte interna e uma externa. A parte interna acabará evoluindo para o embrião. A parte externa se tornará a placenta, uma concha externa que fornecerá proteção e nutrição ao embrião em crescimento.

Nesse ponto, o bebê é um aglomerado de células medindo aproximadamente 0,1 a 0,2 mm, ou aproximadamente o tamanho de uma semente de papoula.

Contudo, com 5 semanas de gravidez, os médicos provavelmente começarão a se referir ao bebê como um embrião, e ele será do tamanho de uma semente de gergelim.

 

Cuidados a serem tomados após a fecundação

As seguintes estratégias de saúde são essenciais após a fecundação:

  • Comer uma dieta saudável e, possivelmente, tomar suplementos de ácido fólico e outras vitaminas.
  • Evitar fumar ou ficar perto de fumantes.
  • Cortar o álcool e outras substâncias que possam interferir na gravidez, incluindo drogas recreativas e certos alimentos e medicamentos.
  • Fazer bastante exercício de forma moderada.
  • Notificar os seus médicos sobre a gravidez ao discutir diagnósticos ou outros tipos de tratamentos.

Além disso, pode ser necessário fazer uma pausa nos exercícios extenuantes durante a gravidez, e um médico pode ajudar a modificar ou desenvolver um plano de exercícios saudável.

 

3 Semanas de gravidez: sintomas

Durante as primeiras 6 semanas de gravidez, pode não haver sintomas de gravidez. No entanto, logo após a fecundação, inclusive lá por volta de 3 semanas de gravidez, em alguns casos, e cada vez mais com o passar do tempo, uma mulher pode apresentar:

  • alguma mancha de sangue na calcinha
  • cansaço
  • mastalgia (dor nas mamas)
  • náusea e um olfato mais nítido
  • necessidade de fazer xixi com mais frequência

Clique aqui e veja: VÍDEO EXPLICATIVO do Teste de gravidez Clearblue.

 

3 Semanas de gravidez: já posso fazer o teste?

É muito cedo para fazer um teste de gravidez em casa com apenas 3 semanas de gravidez. Os hormônios da gravidez ainda estão sendo produzidos, e pode ser difícil detectá-los com precisão, por isso é melhor esperar um pouco antes de fazer um teste.

Mas, no meio ou no final da próxima semana, você poderá detectar o hormônio da gravidez hCG na urina.

No entanto, existem testes de gravidez para se fazer em casa que alegam detectar uma gravidez seis dias antes do primeiro dia da próxima menstruação. Ou seja, antes mesmo de a sua menstruação atrasar. Mas, cabe reforçar que, se você usar um desses testes muito cedo, os seus níveis de hCG podem não estar altos o suficiente para dar um resultado positivo, mesmo que você já esteja grávida.

 

4 FONTES

https://3-weeks-pregnant

https://embryology.med.unsw.edu.au/embryology/index.php/Morula_Development
https://articles/296751#things-to-do

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here