5 Dicas para equilibrar vida pessoal e profissional

0
370
Pessoa lendo

Na cultura de trabalho muitas vezes intensa de hoje, pode ser difícil encontrar e manter um bom equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Isso, em muitos casos, pode causar desgaste. Aqui, fornecemos algumas dicas sobre como manter esse equilíbrio e evitar a auto sabotagem.

Pesquisas sugerem que as pessoas tendem a permanecer conectadas com questões relacionadas ao trabalho em seu tempo livre, inclusive nos finais de semana e férias. O excesso de trabalho pode levar ao esgotamento emocional, que é um estado de esgotamento mental e físico, desprovido de motivação e vontade.

Então, o que você pode fazer para evitar que seu trabalho e sua vida pessoal se misturem? Como você pode manter um senso de equilíbrio que lhe permita aproveitar todo o seu potencial nas duas áreas da sua vida? Oferecemos aqui algumas dicas que podem ajudá-lo a recuperar – ou manter – o equilíbrio nessas duas áreas.

Essencialmente, se você deseja encontrar esse equilíbrio muitas vezes distante entre vida profissional e pessoal, é importante separar completamente os dois e garantir que você não permita que eles se misturem. Estabelecer limites é crucial, mas talvez o mais difícil seja estabelecer limites mentais entre o trabalho e a vida privada para evitar situações estressantes.

 

Deixar o Smartphone de lado

Para evitar se envolver no trabalho durante o seu tempo livre, pode ser uma boa ideia deixar claro que você não responderá a emails de trabalho ou atenderá chamadas relacionadas ao trabalho fora do horário comercial.

Se você trabalha por conta própria ou trabalha em casa, tente agendar um conjunto de horas por dia e declare-as como seu “horário comercial” para fins de semana ou até mesmo a noite.

Pesquisas mostram, que o estado de conexão permanente com o trabalho – sempre inspecionando seus dispositivos eletrônicos para verificar seus e-mails, chamadas e mensagens – está associado a níveis de estresse significativamente mais altos.

Portanto, certifique-se de guardar o telefone depois do trabalho. Pode ser melhor ainda se você deixá-lo em outro cômodo da casa, sugerem os estudos.

O professor Adrian Ward, da Universidade do Texas em Austin, explica que nossos telefones podem funcionar como “drenos cerebrais” e que a preocupação constante com as notificações do telefone consome recursos mentais importantes e limitados.

Clique aqui e saiba: “Negatividade” 8 situações que ela afeta nossas vidas.

 

Não deixar que as preocupações com o trabalho sequestrem o tempo privado

Essa é uma questão complicada, pois pode ser difícil descartar problemas relacionados ao trabalho que estiveram em sua mente o dia inteiro. Da mesma forma, não há uma opção mágica que permita que você consiga isso instantaneamente. No entanto, vários estudos recentes mostraram que o estresse diminui a qualidade dos relacionamentos.

Portanto, se você deseja manter relacionamentos de boa qualidade com sua família, parceiro ou amigos, faça o possível para manter o estresse relacionado ao trabalho longe da mesa de jantar e não permita que ele monopolize conversas e “tempo para a família”.

Clique aqui e saiba: 7 dicas para ter mais autoconfiança!

 

Caso não tenha, considere ter um uniforme de trabalho

Se você não tem um emprego que exija o uso regular de algum tipo de uniforme, como equipamento de proteção, talvez considere criar seu próprio código de vestimenta para o trabalho.

Um estudo sugere que existe algo como cognição envolvida, significando que o que você veste pode influenciar o modo como você pensa sobre si e sobre os outros. Roupas diferentes têm significados diferentes para pessoas diferentes, então essa é uma experiência mental individual.

Assim, escolher um conjunto específico de roupas para servir como seu “uniforme de trabalho” pode aumentar sua confiança e permitir que você tenha um desempenho melhor enquanto estiver no ambiente de trabalho.

Ao mesmo tempo, ter diferentes tipos de roupas e acessórios para o trabalho e para atividades fora do trabalho pode ajudá-lo a traçar uma linha mental entre um contexto e outro.

 

Ler nem que seja 1 ou 2 páginas por dia

Pesquisas mostram que a leitura pode melhorar sua vida de várias maneiras, e uma delas é reduzir significativamente os níveis de estresse.

Em um estudo feito pelo Dr. David Lewis, da Universidade de Sussex em Brighton, no Reino Unido, observou que os livros “fazem com que você entre no que é essencialmente um estado alterado de consciência”.

Então, por que não reservar um tempo no seu trajeto para o trabalho ou volta para casa, caso você faça isso de ônibus ou metro, para fazer a leitura de uma boa história ou alguma poesia inspiradora?

A leitura pode ajudar a dissipar o estresse antecipado antes ou depois do trabalho e facilitar o caminho para uma mente mais relaxada.

Clique aqui e saiba: 5 maneiras pelas quais a leitura pode melhorar a saúde e o bem-estar.

 

Delegar ou dividir tarefas

Novas pesquisas sugerem que delegar ou terceirizar responsabilidades como tarefas domésticas pode melhorar muito a satisfação com a vida. Se depois de você sair do trabalho encontrar uma pia cheia de louça suja, isso não ajudará muito a aliviar o estresse. Pelo contrário, contribuirá para a piora do seu estado físico de exaustão.

Em vez disso, tente delegar tarefas sempre que possível, ou considere contratar alguém para ajudá-lo. Nem que seja um dia por mês para fazer a limpeza mais pesada da casa. Além disso, caso não possa pagar alguém e more com outras pessoas, considere dividir as tarefas, inclusive com as crianças caso tenha filhos. Ter ajuda para lavar ou secar uma louça, varrer o chão ou tirar o lixo é de grande ajuda para quem chega exausto do trabalho.

Uma pesquisa feita no Reino Unido sugere que as atividades de lazer não apenas diminuem os níveis de estresse, mas também podem ter um efeito benéfico no seu trabalho. Além disso, melhoram a sua criatividade, tornando você mais “flexível” mentalmente.

A vida fora do trabalho, diz o professor Robert Lechler, da Academia Britânica de Ciências Médicas “não é um acréscimo adicional, ela faz parte de quem somos e das habilidades que devemos desenvolver para ter sucesso”.

Como todos os trabalhos são diferentes, nem todas as dicas fornecidas acima podem se adequar à sua situação de vida atual. A chave é fazer o que é melhor para você e seu bem-estar.

Clique aqui e saiba: A meditação de cura funciona?

 

3 FONTES

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK279286/
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0022103112000200
https://www.nature.com/articles/nj7644-277a

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here