7 Coisas que sua língua diz sobre sua saúde

0
770
O que a linguá diz sobre sua saúde

Se você observar sua língua de perto, verá que ela carrega sinais que podem avisar sobre as condições de saúde do seu organismo e do corpo em geral. Prestar atenção na aparência da língua pode parecer estranho, mais não é. Fazer uma simples verificação da língua no espelho ocasionalmente ao escovar os dentes todas as manhãs, pode descobrir antecipadamente possíveis doenças ou outras condições de saúde.

A seguir vamos falar sobre 7 sinais que a língua pode nos dar através de sua aparência.

 

1. Rugas x Envelhecimento

Por mais surpreendente que possa parecer, sua língua mostra sinais de envelhecimento. Se você vê rugas na língua, é provavelmente uma consequência do processo natural de envelhecimento. No entanto, procure fissuras e ou rachaduras na superfície da língua que possam ser suscetíveis a infecções por fungos.

As fissuras na língua que estão infectadas incluem dor, sensação de queimação ou odor desagradável. Isso é mais comum em pessoas com falta de higiene bucal ou que usam aparelhos e dentaduras.

 

2. Vermelhidão x Deficiências de vitaminas

Uma língua muito vermelha com uma textura muito suave pode indicar deficiência de certas vitaminas ou minerais, particularmente vitamina B12 ou folato. Esses nutrientes estão diretamente ligados as papilas da língua, e sua ausência causa uma aparência incomum e algum desconforto ou dor ao consumir alimentos picantes ou quentes. Cabe lembrar que, os vegetarianos em particular costumam sofrer mais de deficiência de vitamina B12.

 

3. Manchas brancas x Infecções fúngicas

Uma língua com manchas esbranquiçadas pode ser o resultado de uma infecção por levedura chamada cândida. A candidíase pode se desenvolver após o uso de antibióticos fortes, que matam as bactérias que vivem naturalmente na cavidade oral. Pessoas com o sistema imunológico enfraquecido são mais suscetíveis a esse problema. O sapinho pode causar dor leve ou distúrbios do paladar.

 

4. Feridas dolorosas x Estresse

As feridas na língua são frequentemente aftas e geralmente ocorrem em pessoas propensas ao estresse. Essas feridas são bastante dolorosas, mas desaparecem sozinhas em quatro ou cinco dias. Os especialistas não têm certeza da causa exata, mas suspeitam que as aftas sejam causadas por algum tipo de vírus. Entretanto, feridas na boca que não saram devem sempre ser verificadas por um médico para descartar prognósticos de problemas mais sérios.

 

5. Lesões vermelhas x Câncer

As lesões vermelhas são diferentes das aftas. As aftas desaparecem em no máximo uma semana ou duas. As lesões associadas ao câncer são manchas acidentadas vermelhas na língua que não desaparecem por conta própria.

Nos estágios iniciais, essas lesões podem não doer, mas se persistirem por mais de duas semanas, você deve consultar um médico. A maioria dos cânceres orais costuma afetar os fumantes, embora o vírus HPV também possa ser uma causa.

 

6. Paladar alterado x Má higiene bucal

As papilas em nossa língua tendem a se desgastar com o tempo. Entretanto, na ausência de uma higiene bucal adequada, as papilas podem crescer demais, tornando-as locais de reprodução de bactérias e causando mau hálito e anormalidades no paladar.

Se você fuma, corre o risco de ter o seu paladar alterado. Escovar os dentes e limpar a língua regularmente pode melhorar essa condição em algumas semanas.

 

7. Sensação de queimação x Sintomas pós-menopausa

Algumas mulheres, reclamam que sentem picadas na língua ou sensação aleatória de queimação, como se a língua tivesse sido queimada por algo. No entanto, isso acontece pois, a língua pode parecer saudável, mas alterações hormonais podem causar desconforto.

Em algumas pessoas, ocorre esporadicamente, enquanto outras sofrem apenas um surto de dor. Embora rara, outra causa de queimação na língua é uma alergia a algum ingrediente da pasta de dente. Se você acabou de desenvolver esse problema, tente outra pasta de dente. Se a sensação de queimação for muito forte, consulte um médico.

Clique aqui e saiba: Cúrcuma clareia os dentes? Mito ou verdade?

 

Importância da boa higienização da língua

Além de boa nutrição, hidratação adequada e não fumar, a melhor coisa que você pode fazer pela sua língua é ter bons hábitos de higiene bucal. Experimente as dicas abaixo para ajudar a manter a sua língua saudável.

Raspagem

Você já sabe que precisa escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, no mínimo. Enquanto você estiver na pia escovando os dentes, por que não adicionar a etapa extra rápida de raspagem da sua língua? Use um raspador de língua de plástico ou metal para deslizar uma ou duas vezes por área ao longo da língua.

Existem limpadores de língua disponíveis nas farmácias e o uso do raspador é muito prático. Vá de trás para a frente, limpando e enxaguando quaisquer detritos entre cada raspagem. Além de remover bactérias causadoras de mau hálito, pesquisas sugerem que raspar a língua duas vezes por dia também pode melhorar a sensação do seu paladar.

Escovação da língua

Você também pode limpar a língua com a sua escova de dentes, e acabar com as bactérias ao fazer de sua escova de dentes uma multitarefa. Escove a língua vigorosamente em várias direções depois de escovar bem os dentes. Só não esfregue com muita força, você não quer prejudicar seu paladar ou machucar a sua boca.

A língua é mais do que apenas o órgão muscular que fica dentro da sua boca. Como mencionamos anteriormente, ela também pode te dar um prognóstico inestimável quando se trata de outros problemas de saúde. Porém, para entender qualquer aviso que sua língua esteja lhe enviando, você precisa prestar atenção e cuidar bem dela.

Ponha a língua para fora e a examine no espelho sempre que possível, observe sua cor, forma, tamanho e textura com freqüência e avise seu médico se detectar alterações incomuns. Um bom dentista também pode ser de grande ajuda, aproveite suas visitas a ele e tire dúvidas a cerca de qualquer anormalidade.

No entanto, não se esqueça de limpar sua língua durante sua rotina de higiene bucal! Pelo menos algumas vezes por semana, ou mais se conseguir ou lembrar. Uma boa dica é escovar a língua rapidamente sempre após escovar os dentes.

Além disso, por ser uma ferramenta instrumental para o sistema digestivo e a fala, vale a pena dar uma atenção especial a ela.

 

2 FONTES

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/2176069
https://health.clevelandclinic.org/what-your-tongue-can-tell-you-about-your-health/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here