7 remédios caseiros para bebê com intestino preso

0
470
Remédios caseiros para bebê com intestino preso

Os bebês costumam passar muito tempo sem movimentos intestinais. Na maioria das vezes, é normal que um bebê passe dias ou mais de uma semana sem evacuar. No entanto, um bebê às vezes pode estar constipado e precisar de uma ajudinha.

Se um bebê estiver constipado, o pediatra pode recomendar o uso de um remédio caseiro para o bebê com intestino preso como tratamento de primeira linha para a constipação.

 

7 remédios caseiros para bebê com intestino preso

Os remédios caseiros para constipação em um bebê incluem:

1. Exercício

Assim como os adultos, o exercício e o movimento tendem a estimular o intestino do bebê.

No entanto, como os bebês ainda não podem andar ou engatinhar, os pais ou responsáveis ​​podem ajudá-los a se exercitar para aliviar a constipação.

Os pais ou responsáveis podem mover suavemente as pernas do bebê enquanto ele está deitado de costas para imitar o movimento de andar de bicicleta. Fazer isso pode ajudar o intestino a funcionar e aliviar a constipação.

2. Banho quente

Dar um banho quente em um bebê pode relaxar seus músculos abdominais e ajudá-los a parar de se esforçar. Também pode aliviar parte do desconforto relacionado à constipação.

3. Mudanças na dieta

Certas mudanças na dieta podem ajudar na constipação, mas variam de acordo com a idade e a dieta do bebê.

Ao amamentar um bebê, uma mulher pode eliminar certos alimentos, como laticínios, de sua dieta. No entanto, podem haver algumas tentativas e erros para identificar as mudanças na dieta que ajudam, e é bem possível que as mudanças na dieta não afetem a constipação do bebê.

Para bebês alimentados com fórmula, os pais ou responsáveis ​​podem querer experimentar um tipo diferente de fórmula. No entanto, é melhor não mudar para uma fórmula suave ou sem laticínios sem consultar o pediatra primeiro. Se uma alteração não fizer diferença, é improvável que o médico continue tentando diferentes fórmulas.

Se uma criança está ingerindo alimentos sólidos, os pais ou responsáveis ​​devem procurar introduzir alimentos que sejam boas fontes de fibra.

Muitas frutas e legumes podem ajudar a estimular o intestino devido ao seu alto teor de fibras.

As boas escolhas alimentares para bebês com constipação incluem:

  • maçãs sem pele
  • brócolis
  • grãos integrais, como aveia ou pão
  • pêssegos
  • peras
  • ameixas

4. Hidratação

As crianças pequenas geralmente não precisam de líquidos suplementares, pois recebem hidratação do leite materno ou da fórmula.

No entanto, os bebês constipados podem se beneficiar de uma pequena quantidade de líquido extra.

Os pediatras às vezes recomendam adicionar uma pequena quantidade de água ou, ocasionalmente, suco de frutas às dietas dos bebês quando eles têm mais de 2 a 4 meses de idade e estão constipados.

5. Massagem

Existem várias maneiras de massagear um bebê para aliviar a constipação.

Dentre elas estão:

  • Usar a ponta do dedo para fazer movimentos circulares no estômago no sentido horário.
  • Segurar os joelhos e os pés do bebê juntos e empurrando suavemente os pés em direção à barriga.
  • Acariciar a caixa torácica, passando pelo umbigo com a ponta de um dedo.

6. Suco de frutas

Depois que um bebê atinge os 2 ou 4 meses de idade, ele pode consumir uma pequena quantidade de suco de frutas, como suco de ameixa ou suco de maçã. Este suco pode ajudar a tratar a constipação.

Os especialistas podem recomendar começar com cerca de 8 a 10 gramas de suco de frutas. O açúcar no suco é difícil de digerir. Como resultado, mais líquido entra no intestino, o que ajuda a amolecer e quebrar as fezes.

No entanto, os pais ou responsáveis ​​não devem dar suco de frutas a um bebê pela primeira vez sem consultar o pediatra.

7. Medir a temperatura retal

Quando um bebê está constipado, medir a temperatura retal com um termômetro limpo e lubrificado pode ajudá-lo a passar as fezes.

É importante não usar esse método com muita frequência, pois pode piorar a constipação. O bebê pode começar a não querer passar pelo movimento intestinal sem ajuda, ou pode começar a associar o movimento intestinal ao desconforto, levando-o a se agitar ou chorar mais durante o processo.

Qualquer pessoa que sinta que precisa usar esse método para ajudar o seu bebê a evacuar deve levar seu bebê para consultar um médico.

Clique aqui e saiba: O que significa a cor do cocô do seu bebê? Com gráfico e guia.

 

Como saber se o bebê está constipado?

Como os bebês podem passar longos períodos sem evacuação, pode ser difícil dizer se estão constipados ou não.

Os sintomas que indicam constipação em um bebê incluem:

  • fezes pouco frequentes que não têm consistência macia
  • consistência de fezes semelhantes a argila
  • fezes muito duras
  • longos períodos de esforço ou choro ao tentar evacuar
  • manchas de sangue nas fezes
  • falta de apetite
  • barriga dura

Os sinais de constipação nos bebês variam de acordo com a idade e a dieta. Um movimento intestinal normal antes de um bebê começar a comer alimentos sólidos deve produzir fezes quase com a consistência da manteiga de amendoim ou ainda mais mole. Um bebê que tem fezes duras antes de começar a comer alimentos sólidos é a indicação mais óbvia de constipação.

Depois que os pais introduzem alimentos sólidos na dieta de um bebê, é mais provável que ele tenha constipação. Também é mais provável que um bebê fique constipado se um dos pais ou cuidador introduzir leite de vaca (exceto a fórmula) em sua dieta.

Clique aqui e saiba: Tabela de crescimento do bebê até 1 ano.

 

Quando consultar um médico

É aconselhável procurar um pediatra se o bebê não evacuar depois de um dia ou dois e houver outros sinais presentes, como:

  • sangue nas fezes
  • o bebê parece estar irritado
  • parece ter dor abdominal
  • ou não há melhora na constipação do bebê após tomar medidas para tratá-lo

O tratamento geralmente começa com remédios caseiros. Entretanto, se os remédios caseiros não funcionarem, o médico poderá examinar o bebê e, em casos raros, prescrever medicamentos, como:

  • laxantes
  • enemas
  • supositórios

As pessoas nunca devem usar esses métodos em um bebê, a menos que um médico os prescreva.

 

Resumo

A constipação pode levar ao desconforto e irritabilidade do bebê. As pessoas podem tentar vários métodos em casa para ajudar a aliviar a constipação.

No entanto, se os sintomas não melhorarem, é melhor conversar com o pediatra da criança para obter estratégias adicionais.

 

3 FONTES

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3143086/
https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/infant-and-toddler-health/expert-answers/infant-constipation/faq-20058519
https://articles/324543

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here