Se você é uma daquelas pessoas que permanecem ocupadas no trabalho e em outros assuntos e não prestam atenção na saúde e no bem-estar, faça uma pausa e tente adquirir hábitos mais saudáveis.
De acordo com alguns estudos, comer bem e exercitar-se proporciona benefícios imediatos ao corpo e ao cérebro ao gerenciar o estresse, a depressão e a ansiedade. Além disso, o verdadeiro bem-estar vem com equilíbrio, crescimento constante e aceitação.
Abaixo estão algumas maneiras eficazes e testadas que podem ajudá-lo a melhorar seu bem-estar de um modo geral.
Conteúdo da Página
Durma bem
Pode parecer o conselho mais comum do mundo, mas pode confiar, a maioria das pessoas não segue os passos básicos em direção ao seu bem-estar geral quando o assunto é sono. Nosso corpo precisa de sono e descanso adequados para recuperar e renovar as energias necessárias para funcionar corretamente. Essa recuperação é essencial para a atividade física e mental ao longo do dia.
Da mesma forma, o sono suficiente regula os hormônios diretamente relacionados ao nosso humor e emoções. Na maioria das vezes, quando você sente um desequilíbrio emocional, são grandes as chances de seu corpo não ter descansado o suficiente durante a noite. Um corpo adulto precisa de 6 a 7 horas de sono por dia. Portanto, certifique-se de dormir o suficiente.
Clique aqui e conheça: 7 dicas para ter mais autoconfiança.
Mantenha uma dieta equilibrada
Só dormir bem não vai lhe trazer os benefícios necessários. Você precisa seguir uma dieta saudável e equilibrada e garantir que seu corpo receba uma quantidade suficiente de nutrientes. A comida que você consome determina o quão saudável é o seu sistema interno. Além disso, também ajuda a determinar sua saúde emocional e doenças mentais, como a depressão.
Quando seu corpo carece de nutrientes essenciais, isso leva a sérios problemas de saúde. Ou seja, você acaba enfrentando sofrimento emocional e ansiedade. Especialistas em saúde e bem-estar sugerem que você coma frutas e legumes em quantidade suficientes. Além disso, comer vegetais, oleaginosas e lentilha também fortalece seu coração. Da mesma forma, tente evitar o máximo possível a cafeína, açúcar e alimentos processados.
Exponha seu corpo à luz solar
A deficiência de vitamina D leva a vários problemas, como Transtorno Afetivo Sazonal, por exemplo. No entanto, quando você é exposto à luz solar, causa a liberação de endorfinas, também chamadas de “hormônios da felicidade”, responsáveis pela produtividade do cérebro.
Portanto, tire um tempo da sua rotina e passe algum tempo sob a luz do sol. Mas, certifique-se de usar protetor solar para evitar queimaduras solares.
Clique aqui e saiba: 5 maneiras pelas quais a leitura pode melhorar a saúde e o bem-estar.
Saiba lidar com o seu estresse
Embora hoje em dia seja difícil evitar o estresse, é definitivamente possível lidar com isso. É muito importante aprender a lidar com o estresse de maneira inteligente e eficaz.
Para isso, tente evitar as situações que causam estresse. Se seu estresse é incontrolável, anote as causas do estresse e as ações que você pode tomar para melhorar sua reação, humor e até as situações.
Exercício diário
Quando você permanece fisicamente ativo e se exercita diariamente, seu fluxo sanguíneo melhora em todo o seu corpo. Com o aumento do fluxo sanguíneo, a quantidade de oxigênio aumenta e você passa a ter mais energia.
Exercícios e atividades físicas são mais importantes ainda se você trabalha em um escritório. O exercício não apenas garante que nosso corpo permaneça em forma, mas também mantém sua mente saudável.
No entanto, para começar a praticar exercícios você não precisa de academias caras para isso. Uma simples caminhada com seu bichinho de estimação ou caminhada matinal diária já é um bom começo. O importante é torná-la um hábito diário.
Além de sua saúde mental, o exercício físico fortalece seus ossos e músculos, impedindo-os de sofrer lesões durante um treino ou executando suas tarefas diárias, e também prevenindo dores pelo corpo causadas pelo sedentarismo.
Clique aqui e saiba: Quais são os benefícios que a natureza nos oferece?
Fique longe do álcool e dos cigarros
Se você continuar bebendo e fumando, não importa quanto gaste em sua saúde e o quanto tente, seus esforços serão desperdiçados.
Parar de fumar e nunca beber em excesso é indispensável para garantir uma vida saudável.
Seja mais sociável
Isolamento e falta de comunicação são os dois maiores motivos de depressão, doenças mentais e físicas. Não importa o quão ocupada seja sua vida familiar e profissional, tente dedicar algum tempo aos amigos e socializar com eles. Uma pessoa não pode permanecer saudável sem interagir com outras pessoas. A comunicação com outras pessoas diminui o nível de estresse.
Se você já ouviu falar em terapia do riso, ela também tem o mesmo objetivo de reduzir o estresse. Todo mundo precisa de aceitação e amizade que são conquistadas apenas quando você socializa com outras pessoas.
Clique aqui e saiba: “Negatividade” 8 situações que ela afeta nossas vidas.
Encontre e pratique novos hobbies
Um bom hobby nos mantém ocupados e engajados. Quando você tem interesse em algumas atividades e gosta de realizá-las, você está tomando medidas saudáveis para melhorar o seu bem-estar emocional.
Um hobby também mantém o trabalho e a pressão da vida cotidiana longe do cérebro. Encontrar novos hobbies é ótimo para fortalecer seu cérebro e melhorar o seu humor.
Aprenda a viver no presente
A maior razão para evitar as mudanças de humor, depressão e ansiedade é quando uma pessoa permanece presa em eventos passados. O diálogo interno negativo, como “por que as pessoas fizeram isso comigo”, rouba não apenas a felicidade, mas faz a pessoa perder oportunidades que o momento atual não se cansa de oferecer.
Aprenda a viver o momento presente e tente não pensar muito no futuro.
Clique aqui e conheça: 5 Dicas para equilibrar vida pessoal e profissional.
É simples: ria e divirta-se!
Não leve a vida muito a sério. Aqueles que permanecem felizes, sorriem mais e tentam manter-se felizes têm melhor qualidade de vida do que aqueles que permanecem preocupados o tempo todo. Segundo um estudo, as crianças riem 200 vezes ao dia, enquanto os adultos riem em média apenas 15 vezes ao dia.
Ficar feliz e rir mais é essencial para conquistar a tão almejada qualidade de vida.
2 FONTES