Alimentação consciente: 9 atitudes para começar agora

0
386
Alimentação Consciente

Não tem como falar de alimentação consciente sem antes pensar em nossa rotina diária. Com certeza quase todos nós em algum momento da vida já se deparou com essa situação, estamos checando e-mails, conversando por aplicativos e ainda temos uma lista mental de coisas que pretendemos fazer ao longo do dia.

Pessoas que precisamos ligar, contas que precisamos pagar. Quando de repente olhamos para o prato e a comida desapareceu, e não é raro alguns minutos depois nem lembrarmos do comemos.

Nossa mente tagarela quase leva nossos corpos a funcionarem automaticamente, e assim perdemos um dos grandes prazeres da vida, o prazer de ter uma alimentação consciente.

E para onde isso nos leva? Comer mal e em excesso, ou até mesmo esquecer de comer.

Entretanto, chegou a hora de começarmos a nos habituar e a nos conscientizar de que as refeições são um momento muito importante no nosso dia e o termo alimentação consciente tem muito haver com isso.

 

O que é alimentação consciente?

Alimentação consciente é a ação de prestar total atenção à experiência de comer e beber. Prestar atenção nas cores, cheiros, texturas, sabores e temperaturas dos alimentos, inclusive, prestar atenção até mesmo nos sons da trituração dos alimentos dentro da nossa boca.

A alimentação consciente envolve também, pensar a respeito de, quando sentimos fome? Quando estamos saciados? Qual é a sensação de barriga meio cheia meio vazia, e outros.

 

Alimentação consciente como começar

A seguir vamos te dar algumas dicas simples para que você possa repensar sua postura em relação a comida, e incorporar algumas ações no seu dia a dia, para te ajudar a ter uma alimentação consciente agora.

Alimentação consciente atitude 1

Antes de comer, respire profundamente, isso pode afetar positivamente a maneira como você pensa, sente e age em torno da comida. Saiba que respirar profundamente é uma das melhores maneiras de se concentrar de forma rápida, e essa é uma maneira de estar totalmente presente na hora da sua refeição.

Atitude 2

Tome por hábito ser grato pela comida que está prestes a consumir, por exemplo, antes de comer expresse sua gratidão pelo alimento que vai ingerir, agradeça por ele ajudar você a ter corpo e saúde saudáveis.

Outro exemplo é você agradecer pessoalmente quem preparou a comida para você, e se foi você quem cozinhou, reserve um momento para se reconhecer.

Atitude 3

Preste mais atenção a cada vez que você vai comer alguma coisa, ou que a ideia de comer algo entra na sua mente. Relaxe, respire fundo e se pergunte se você está verdadeiramente com fome. Talvez você descubra que não está com fome, mais está estressado com algum assunto, ansioso com algum problema pessoal e está usando a comida como fuga dessa situação.

Alimentação consciente atitude 4

Identifique os alimentos que você acha que estão te prejudicando. Seja por que quer perder peso, ou porque adora comer determinado alimento mais ele não te cai bem algumas horas depois, fique atento a quantidade e a frequência que você anda consumindo esses alimentos.

Por exemplo, se adora batatas fritas, mas elas são um problema para você, estipule os dias que irá consumi-las. Seja apenas aos sábados ou outro dia de sua preferência, desde de que diminua a frequência do consumo de batatas.

Você também pode encontrar opções para substituir certos alimentos como, chocolate comum por um produto meio amargo de melhor qualidade ou trocar batatas fritas comuns por batatas doces assadas.

Atitude 5

Quando possível se sente confortavelmente para fazer as suas refeições, evite comer no carro, em frente à TV ou em frente ao computador, reserve um momento para se sentar e trazer todo o seu foco e atenção para a comida. Isso poderá te ajudar a criar conscientemente o corpo e a saúde que você precisa ou deseja.

Atitude 6

Use talheres, não os dedos para fazer suas refeições, isso pode parecer obvio, mas não é, saiba que alimentos saudáveis em sua maioria exigem talheres!

Repare que a maioria dos alimentos saudáveis precisam de talheres para serem consumidos. A maioria dos processados, barras de chocolates, salgadinhos, fast food e outras comidas não saudáveis podem ser comidas só com as mãos.

Por isso, sempre que possível tente comer alimentos de verdade, em um prato e usando talheres.

Alimentação consciente atitude 7

Todos sabemos que a digestão começa na boca, então, partindo desse fato podemos afirmar, mastigue corretamente sua comida, a maioria das pessoas mastiga inconscientemente e, como resultado, acaba mastigando os alimentos da forma errada.

É através da mastigação que o corpo vai recebendo os avisos necessários e se prepara para a assimilação dos nutrientes, até o momento em que começa a dar os primeiros sinais de satisfação.

Logo, a mastigação é um ótimo medidor da quantidade de alimentos que devem ser ingeridos. Sem contar que alimentos mal mastigados chegam em grandes pedaços ao estomago, o que dificulta muito o trabalho desse órgão.

Atitude 8

Tente desacelerar durante as refeições, afinal, não somos mais crianças e comer já não é mais uma competição para ver quem come mais rápido. Desacelere e relaxe para que você possa desfrutar de todos os ingredientes e sabores.

Atitude 9

Pare de comer quando estiver satisfeito. Ouça o seu corpo e confie na sua saberia interior para te guiar sobre quanta comida você precisa para se sentir satisfeito.

 

Conclusão

Agora é com você…

Use essas 9 atitudes para quebrar padrões antigos de comer inconscientemente e literalmente transformar a maneira como você vive e se alimenta.

A medida que você se torna mais consciente de suas escolhas e padrões alimentares, você constrói uma relação mais saudável com a comida.

Você vai ser capaz de ter uma alimentação consciente e desfrutar do processo de alimentação mais atentamente, enquanto saboreia os diferentes sabores e texturas dos alimentos.

Praticar alimentação consciente, é uma pratica que você pode utilizar para começar a fazer escolhas mais saudáveis que vão melhorar muito o seu metabolismo e a sua saúde a longo prazo.

Clique aqui e saiba o que é Saciedade precoce, sintomas, causas e tratamentos.

 

FONTE

Alimentação consciente: a arte da presença enquanto você come.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here