Como tratar queda de cabelo

0
463
Queda de cabelo de mulher e homem

A queda de cabelo é uma preocupação para algumas pessoas. O envelhecimento e a genética podem causar a perda de cabelo. No entanto, a causa por trás da queda de cabelo, irá dizer quais tratamentos serão mais eficazes.

Este artigo contém várias dicas para prevenir a queda de cabelo e maneiras de como fazer o cabelo crescer novamente.

 

Comer mais proteína

Um estudo de 2017 descobriu que vários participantes que tinham queda de cabelo tiveram baixa ingestão de proteínas e aminoácidos. Além disso, também não tinham o hábito de ingerir proteína nas quantidades adequadas nas suas dietas alimentares.

Clique aqui e saiba: Quando o cabelo está caindo muito o que pode ser? Confira aqui 10 motivos que causam a queda de cabelo.

 

Tomar suplementos multivitamínicos

Muitos estudos sugerem que os suplementos multivitamínicos e as vitaminas em geral ajudam a prevenir a queda de cabelo.

Da mesma forma, a deficiência de vitaminas pode ser um fator de risco para queda de cabelo.

Algumas vitaminas e minerais que podem ajudar a combater a queda de cabelo são:

  • vitamina A
  • vitaminas do complexo B
  • zinco
  • vitamina D
  • ferro
  • vitamina C
  • selênio
  • vitamina E

Acima de tudo, qualquer pessoa que esteja pensando em tomar um suplemento multivitamínico deve falar primeiro com um médico. Os melhores produtos contêm todas ou a maioria das quantidades diárias recomendadas de cada vitamina e mineral em uma única dose.

Clique aqui e descubra:

 

Seguir uma dieta mediterrânea

Um estudo de 2017 na Archives of Dermatological Research descobriu uma associação entre as ervas e vegetais presentes na dieta mediterrânea e uma diminuição do risco de alopecia androgenética, ou calvície padrão, em homens.

A dieta mediterrânea é composta por, frutas, vegetais, cereais, ovos, sementes e outros, ou seja, alimentos presentes no dia a dia de um vegetariano.

Clique aqui e veja: Como tratar a queda de cabelo causada por medicamentos.

 

Massagem no couro cabeludo

Um pequeno estudo com homens saudáveis ​​descobriu que uma massagem diária de 4 minutos no couro cabeludo estimulou muito o crescimento do cabelo. Sendo assim, qualquer pessoa que tem o hábito de massagear o couro cabeludo enquanto lava a cabelo, está estimulando o crescimento do mesmo e prevenindo a queda.

 

Usar óleo de coco

Um estudo de 2018 descobriu que o óleo de coco pode ajudar a prevenir a queda de cabelo devido aos danos da luz ultravioleta ou hábitos de higiene. Além disso, aplicar óleo de coco no couro cabeludo pode fortalecer o cabelo e evitar a perda dos fios causada por danos externos.

Clique aqui e saiba: Queda de cabelo feminino: 10 maneiras para acabar com ela agora!

 

Tomar remédios para queda de cabelo

Vários medicamentos tópicos para prevenir a queda de cabelo estão disponíveis para compra sem receita médica.

De acordo com uma revisão de estudos de 2019, o minoxidil é o tratamento ideal para a alopecia androgenética em homens e mulheres.

A revisão sugere que os médicos às vezes usam minoxidil para tratar outras causas de queda de cabelo, como a perda de cabelo causada pela quimioterapia.

Finasterida é outro medicamento para queda de cabelo. Um estudo publicado no Indian Journal of Dermatology descobriu que a finasterida foi eficaz para o crescimento do cabelo no couro cabeludo.

 

Tratamento com laser

De acordo com um estudo de 2014, a terapia com laser pode aumentar a densidade do cabelo. Isso se aplica a pessoas com queda de cabelo relacionada à quimioterapia ou genética.

No entanto, mais pesquisas são necessárias para determinar os comprimentos de onda adequados e a duração do tratamento.

 

Cuidar bem do cabelo e do couro cabeludo

Cuidar bem do cabelo e do couro cabeludo pode ajudar a prevenir a queda de cabelo. Além disso, também pode melhorar o crescimento dos fios. Manter o couro cabeludo e o cabelo limpos também pode evitar danos e queda do cabelo.

De acordo com uma revisão de 2015, certos shampoos e condicionadores medicamentosos podem prevenir a queda de cabelo. Evitar tratamentos agressivos, com calor e tinturas também pode ajudar.

 

Usar suco de cebola no couro cabeludo

O suco de cebola pode ter um efeito positivo na queda de cabelo. Em um pequeno estudo, os pesquisadores descobriram que a aplicação de suco de cebola no couro cabeludo ajudou a fazer o cabelo crescer novamente em homens e mulheres com alopecia irregular.

Cerca de 80% dos participantes que usaram suco de cebola notaram melhorias após 6 semanas.

 

Por que o cabelo cai?

O cabelo cresce e eventualmente cai como parte de seu ciclo normal. Ele pode se acumular em escovas de cabelo, travesseiros ou ralos de chuveiro.

A maioria das pessoas não notará a queda natural de cabelo que ocorre diariamente. A espessura do cabelo e o formato do fio geralmente permanecem os mesmos.

Quando as pessoas notarem uma queda excessiva de cabelo. Este é um bom momento para agir, pois pode ser devido a uma condição subjacente.

Os sintomas de queda excessiva de cabelo incluem:

  • perda repentina de cabelo
  • perdendo mechas de cabelo
  • afinamento perceptível dos fios

Existem várias razões possíveis para a queda excessiva de cabelo.

Uma das causas mais comuns é devido à genética. De acordo com uma revisão de 2019, a calvície padrão afeta até 50% de todos os homens e mulheres. A calvície padrão ocorre lentamente com o envelhecimento.

Algumas causas mais imediatas de queda de cabelo incluem:

  • quimioterapia ou radioterapia
  • alterações hormonais, como problemas na tireoide ou menopausa
  • estresse emocional ou físico
  • alguns penteados feitos no cabelo, como trancinhas ou rabos de cavalo muito apertados
  • medicamentos para pressão arterial ou câncer

 

Resumo

A queda de cabelo é uma coisa comum, principalmente por calvície, inclusive a feminina dependendo da idade da pessoa. No entanto, na maioria dos casos a perda excessiva de cabelo se deve a fatores nutricionais, hormonais, genéticos ou emocionais, devido a estresse excessivo e outras situações.

Pessoas que procuram um tratamento para ajudar a prevenir a queda de cabelo ou que querem fazer o cabelo crescer novamente têm várias opções em potencial. Além disso, a eficácia de cada opção varia de pessoa para pessoa.

Acima de tudo, as pessoas devem conversar com um médico antes de iniciar um novo tratamento para queda de cabelo ou tomar suplementos para esse fim.

4 FONTES

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6380979/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK430924/
https://link.springer.com/article/10.1007/s00403-017-1799-z
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5596642/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here