Home Problemas de Saúde Concussão cerebral: fases da recuperação e dicas

Concussão cerebral: fases da recuperação e dicas

0
343

As pessoas se recuperam totalmente de uma concussão cerebral dentro de 1 mês na maioria dos casos. Alguns fatores podem ajudar no período de recuperação, incluindo descansar bastante e ingerir uma dieta saudável e rica em proteínas.

Uma concussão pode ocorrer devido a certos tipos de lesões cerebrais traumáticas. Um trauma na cabeça pode danificar o cérebro devido à força direta da pancada ou quando o cérebro é afetado, mesmo que de forma leve. As causas podem estar relacionadas a quedas, pancadas, tremores e outros.

Embora às vezes possam ser leves, os médicos consideram as concussões como lesões cerebrais traumáticas, e as pessoas sempre devem levá-las muito a sério.

As concussões não são raras e têm vários fatores de risco, inclusive entre pessoas que praticam esportes. Os sintomas podem durar algumas semanas, a maioria das pessoas geralmente se recupera totalmente ou quase completamente no período de duas semanas a um mês.

Os números dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças mostram que as concussões cerebrais representaram 2,87 milhões de atendimentos de emergência, hospitalizações e mortes em 2014.

Este post analisa a linha do tempo e as fases da recuperação de uma concussão cerebral e oferece dicas para ajudar a acelerar o processo de recuperação.

Cronograma e estágios da recuperação

Após uma concussão cerebral, a maioria das pessoas se recupera dos sintomas iniciais dentro de 2 semanas a 1 mês.

Os efeitos a longo prazo são incomuns, embora cerca de 20% das pessoas experimentem sintomas persistentes da síndrome pós-concussão, onde seus sintomas duram mais de 6 semanas.

Os sintomas e a quantidade de tempo que eles levam para desaparecer podem diferir entre pessoas e entre diferentes tipos de concussões. Cada concussão é diferente, mesmo para a mesma pessoa, e o caminho para a recuperação da concussão varia entre cada indivíduo.

Os sintomas comuns de concussão incluem:

  • náusea
  • dores de cabeça
  • problemas de visão e equilíbrio
  • fadiga
  • dificuldade em pensar e se concentrar
  • mudanças de humor
  • mudanças nos hábitos do sono
  • aumento da sensibilidade ao som e à luz

Nem todos os sintomas de concussão serão notados logo após a lesão, e em alguns casos eles aparecem dias ou semanas depois da pancada ou acidente que tenha provocado o problema.

Logo após uma concussão, no que os médicos chamam de fase aguda, os especialistas recomendam 24 a 72 horas de repouso. Durante esse período, as pessoas precisam reduzir todas as suas atividades, de trabalho, escola, esportes e até mesmo tarefas domésticas.

As pessoas não devem tomar qualquer medicamento sem orientação médica. Além disso, alguém que sofreu um ferimento na cabeça não deve ser deixado sozinho nas primeiras 48 horas.

Após essa fase aguda, as pessoas podem começar a voltar à vida normal. No entanto, elas precisam fazê-lo lenta e gradualmente para garantir que não se sobrecarreguem e nem piorem o problema.

As pessoas devem consultar seu médico antes de:

  • voltar ao trabalho
  • dirigir
  • tomar decisões importantes
  • viajar de avião
  • retomar atividades atléticas
  • consumir bebidas alcoólicas

A recuperação de uma concussão pode ser mais complicada para os atletas. Alguns médicos podem recomendar de 7 a 10 dias de repouso antes de voltar a jogar, embora pesquisas de 2018 tenham constatado que a recuperação total de uma concussão dure em média 29 dias.

Se alguém não parece estar se recuperando completamente de uma concussão após várias semanas, deve consultar um médico novamente para verificar se está com síndrome pós-concussão.

Quais fatores podem afetar a recuperação?

Um dos fatores críticos que afetam a recuperação de uma concussão é a gravidade da lesão original. Em geral, quanto mais grave a lesão, mais tempo leva para se recuperar.

O descanso é essencial para quem se recupera de uma concussão cerebral, não importa quão jovens ou fortes as pessoas sejam.

Tentar retornar a rotina normal ou retornar aos exercícios físicos muito cedo aumenta o risco de uma lesão cerebral repetida, com consequências potencialmente muito mais graves para a saúde.

Comer uma dieta saudável pode promover a recuperação da concussão. A Headway Foundation, uma organização sem fins lucrativos que promove esportes mais seguros, recomenda os seguintes alimentos:

  • proteína para apoiar a função cerebral saudável
  • frutas e vegetais ricos em vitamina E para apoiar o sistema nervoso
  • peixe, nozes e outros alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 para promover a recuperação do cérebro

Alguns fatores interferem na recuperação da concussão cerebral icluindo:

  • um histórico de concussões
  • problemas neurológicos preexistentes
  • idade, já que os idosos levam mais tempo para se recuperar em geral

Dicas para recuperação

A seguir daremos, sete dicas para a recuperação de uma concussão cerebral:

  • O mais importante é levar a lesão a sério e consultar um médico para uma avaliação completa.
  • O próximo passo vital é descansar bastante. É essencial ter uma boa noite de sono todas as noites e fazer pausas durante o dia, principalmente ao realizar tarefas que podem sobrecarregar o corpo e o cérebro.
  • Uma dieta saudável é mais importante do que nunca durante a recuperação de uma concussão. O corpo e especialmente o cérebro precisam de nutrientes para se recuperar da lesão. É importante beber bastante líquido para manter o corpo hidratado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro.
  • Dar um tempo na rotina de esportes é essencial para uma recuperação eficaz de uma concussão cerebral. Pode ser prejudicial colocar muita pressão sobre o corpo e é perigoso correr o risco de agravar mais o problema, especialmente quando você não está sem sentindo bem.
  • Às vezes, pessoas com concussões podem sentir náuseas. Os produtos feitos de gengibre, como mastigáveis podem ajudar a acalmar o estômago, mas caso você não goste de gengibre poderá optar por medicamentos indicados para enjoos ou náuseas.
  • Após uma concussão, é útil reduzir significativamente a quantidade de tempo gasto na frente de telas, seja um computador, celular ou televisão. Pois, a cintilação desses dispositivos pode causar fadiga ocular e dores de cabeça.
  • Paciência é essencial durante o processo de recuperação. Lembre-se de que, em pouco tempo, a maioria das pessoas têm uma recuperação completa.

Resumo

Às vezes, as pessoas descrevem concussões como lesões cerebrais leves, mas elas devem ser tratadas seriamente e deve-se tomar medidas para ajudar na recuperação. É importante procurar atendimento médico e seguir as instruções recomendadas.

A maioria das pessoas com concussões terá uma recuperação completa, mas o tempo que o corpo e a mente levam para curar pode variar de pessoa para pessoa. Na maioria dos casos, a recuperação acontece dentro de um mês. E em casos raros, a recuperação pode demorar mais de 6 semanas. Mas aí, o problema já pode ser considerado como uma síndrome pós-concussão.

Durante o processo de recuperação de uma concussão, as pessoas podem começar a retornar às suas atividades regulares. No entanto, elas devem fazê-lo devagar e com cautela, especialmente quando se trata de praticantes de esportes.

2 FONTES

Concussões: como elas podem afetá-lo agora e mais tarde.
Dicas para recuperação de concussões.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here