Cuidados caseiros para a pele do rosto: 15 dicas uteis!

0
564
Cuidados caseiros para o rosto

Manchas, linhas de expressão e cheia de acne, são três coisas que você provavelmente espera que nunca descrevam a pele do seu rosto. Mas quando hormônios, clima seco ou danos causados ​​pelo sol batem à sua porta, essas coisas parecem difíceis de evitar, e é nesse momento que as receitinhas caseiras podem ajudar.

E nesse texto nós vamos te mostrar 15 opções e dicas para você saber, como cuidar da pele do rosto em casa e de forma natural.

 

1. Água

Você não achou que nós íamos esquecer da água não é? Sua pele precisa de muita hidratação para manter-se úmida e com tom uniforme. Pode ser difícil manter a pele hidratada em condições climáticas extremas, tanto quentes quanto frias. No entanto, leve sempre sua garrafa de água com você em todos os lugares e continue bebendo água o dia todo.

A quantidade de água necessária depende do seu peso, do clima e do nível de atividade física que você pratica. Embora exista um debate sobre a quantidade de água que realmente precisamos beber diariamente, os órgãos de saúde sugerem algo entre um litro e meio a dois litros de água por dia.

Entretanto, você pode ter uma ideia do seu nível de hidratação olhando para o seu xixi, ele em geral é uma indicação precisa da sua ingestão de água. Se o seu xixi é um amarelo claro e cor de palha, sua hidratação está boa. Se é amarelo escuro ou tem uma pitada de marrom, isso é um indicio que você anda bebendo pouca água ou está com algum problema de saúde.

 

2. Óleo de coco

Quando o assunto é, como cuidar da pele do rosto de forma caseira, o óleo de coco sempre é lembrado, ele realmente traz alguns benefícios sérios para a pele.

O óleo de coco pode:

  • ajudar a reparar a proteção externa da pele
  • fornecer proteção antibacteriana
  • reduzir a inflamação
  • fornecer antioxidantes
  • promover a recuperação da pele

O óleo de coco é melhor para a pele normal a seca, pois retém a umidade, reabastecendo a hidratação da pele.

Como usar: você pode usar o óleo de coco sozinho ou adicionar açúcar ou bicarbonato de sódio para fazer uma esfoliação. Se você estiver usando óleo de coco sozinho, poderá deixá-lo no rosto durante a noite e retirar pela manhã. Mas, se você optar por uma esfoliação, precisará esfoliar apenas uma ou duas vezes por semana, a menos que tenha uma pele muito oleosa.

 

3. Mel

O mel protege e nutre a pele, agindo como um hidratante e combatendo a acne. A chave é usar o mel natural e orgânico se possível.

Ele esfolia naturalmente a pele, removendo as células mortas que fazem com que a pele pareça opaca.

Porém, se você tiver alergia ao pólen, faça um teste primeiro em uma pequena área da pele. Você não quer ter uma reação alérgica quando estiver usando o mel no seu rosto.

Como usar: você pode aplicar o mel diretamente no seu rosto ou misturá-lo com outros ingredientes para multiplicar os benefícios. Tente misturar 3 partes de mel a 1 parte de canela como tratamento para acne. Deixe-o agir no rosto por 8 a 10 minutos e depois enxágue.

Outra opção é misturar 1/2 colher de chá de mel com 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e azeite de oliva. O bicarbonato de sódio adiciona poder esfoliante extra, enquanto o azeite traz umidade à pele. Aplique no rosto e deixe agir por 10 minutos antes de esfoliar e enxaguar.

 

4. Açafrão

Esta especiaria de cores vivas contém curcumina, que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias naturais. Quando aplicado à pele, ele pode tratar a acne, curar lesões (incluindo danos causados ​​pelo sol) e realçar o brilho natural da pele.

Além disso, ele é ótimo para tratar sarna, que são ácaros microscópicos desagradáveis ​​que causam uma erupção cutânea desconfortável.

Por outro lado, em primeiro lugar, antes de esfregar açafrão no rosto tenha cuidado, ele pode manchar temporariamente a sua pele com uma cor amarelo alaranjada. Em segundo lugar, algumas pessoas são alérgicas ao açafrão. Teste-o em uma pequena área da pele antes de aplicá-lo no rosto.

Como usar: misture o açafrão com outros ingredientes naturais, como o mel. Tente misturar 1 colher de sopa de mel com 1 colher de chá de açafrão. Aplique no rosto e deixe agir por 15 minutos, depois enxágue e seque.

 

5. Esfoliante de bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio absorve odores e também é um esfoliante natural que pode dar à sua pele um toque brilhante (quando usado adequadamente).

Como usar: misture o bicarbonato de sódio com água suficiente para criar uma pasta e esfregue-a “suavemente” na pele. Você também pode adicionar bicarbonato de sódio ao mel ou ao azeite de oliva para uma esfoliação hidratante.

 

6. Azeite de oliva

O azeite de oliva vem com os benefícios naturais das vitaminas A, D, E e K. Ele é ótimo para o rosto porque é um antioxidante que protege a pele dos danos causados ​​pelos radicais livres.

Como usar: você pode aplicar o azeite diretamente na pele. No entanto, e isso é importante, você não vai poder usar um azeite barato, opte por um azeite extra virgem natural ou orgânico. É mais puro e seguro para a sua pele. Você também pode comprar misturas de azeite de oliva com óleos de lavanda, amêndoa ou semente de uva, projetados especificamente para o tratamento da pele.

Não é preciso muito. Algumas gotas provavelmente serão suficientes para cobrir seu rosto. Você também pode misturar o azeite com outros ingredientes saudáveis ​​para a pele, como mel ou iogurte.

No entanto, se você é propenso a ter acne, é melhor pular a dica do azeite de oliva, pois ele pode entupir os poros em alguns tipos de pele.

 

7. Use protetor solar

A maioria das pessoas tem filtro solar em casa, portanto, estamos considerando um remédio caseiro, pois todas as pessoas deveriam ter um. E ele é tão importante para a saúde da pele a longo prazo que está dica não pode ser ignorada.

Parte de manter a pele saudável é protegê-la dos danos causados ​​pelos raios UV. Procure um protetor solar de amplo espectro, que proteja dos raios UVA e UVB, com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 30.

Apenas para referência, os raios UVB causam queimaduras solares, enquanto os raios UVA atingem profundamente a pele e causam danos que aumentam as rugas.

Como usar: como você usa seu protetor solar é quase mais importante do que o tipo de filtro solar que você usa.

Por isso, algumas dicas são:

  • Não economize filtro solar na hora de aplica-lo.
  • Aplique ele 15 a 30 minutos antes de se expor ao sol.
  • Se possível, reaplique a cada 3 horas, ou antes se estiver suando ou na água.
  • Não se esqueça de pontos importantes, como as orelhas e o pescoço.

Clique aqui e saiba: O que a vitamina E faz na pele.

 

8. Saquinhos de chá para as pálpebras

A maioria dos benefícios do chá vem ao bebe-lo. No entanto, os saquinhos de chá são do tamanho perfeito para uma compressa fria ou quente para reduzir o inchaço ou acalmar a pele ao redor dos olhos.

Como usar: para usar o chá quente, mergulhe 2 saquinhos de chá em água quente por 10 a 15 minutos, depois esprema a água e coloque sob as pálpebras. Para uma compressa fria, coloque os saquinhos junto com o chá na geladeira até que fique gelado. Depois, deite-se, relaxe e coloque os saquinhos de chá nos olhos para uma compressa calmante.

Os saquinhos de chá podem ser usados ​​como compressas quentes para aliviar os sintomas de infecções oculares e outras irritações. Estamos falando de compressas mornas, não quentes, então verifique a temperatura do saquinho de chá antes de aplicá-lo à pele sensível dos olhos.

 

9. Aloe Vera (Babosa)

As propriedades medicinais da Aloe vera (Babosa), são usadas há séculos. E é provável que você já tenha usado ou visto alguém usar o gel de Aloe vera para acalmar uma queimadura solar uma ou duas vezes na vida.

A capacidade hidratante da Aloe vera é tão grande, que ela pode ser usada no lugar da loção para o rosto. Ela contém vitaminas A e E, antioxidantes e enzimas saudáveis. A Aloe vera é absorvida rapidamente pela pele, de modo que mesmo aqueles com pele oleosa podem usá-la sem problemas.

Este gel, além de ser ótimo para a pele do rosto caseiro, também pode ser usado para tratar queimaduras solares, ulcerações, cortes e herpes labial, por isso definitivamente vale a pena cultivá-la em casa em um vasinho.

Como usar: você pode abrir uma das folhas, retirar o gel de Aloe vera e aplicá-lo diretamente na pele. No entanto, a maneira mais fácil de usá-lo é comprar um gel de Aloe vera natural já pronto, que é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais.

A Aloe vera é frequentemente misturada com outros ingredientes, como calêndula para melhorar a saúde da pele. Mas certifique-se de comprar um produto que tenha ingredientes puros e naturais. Alguns cosméticos que contém Aloe vera são carregados de parabenos e outras substâncias nocivas a saúde. Se você estiver procurando por um puro gel de Aloe vera, a lista de ingredientes deve conter somente Aloe vera ou Babosa, como ela também é conhecida.

 

10. Iogurte

O iogurte é ótimo para máscaras faciais pois atua como um hidratante natural e é fácil adiciona-lo em outros ingredientes saudáveis ​​para a pele, como mel, Aloe vera ou açafrão.

Você pode experimentar diferentes iogurtes até encontrar um que goste. Por exemplo, a textura extra cremosa do iogurte grego costuma ser mais fácil de aplicar, especialmente se você estiver adicionando ingredientes extras. No entanto, você deve aderir ao iogurte natural e sem sabor, independentemente da marca e tipo que escolher.

Como usar: use apenas o iogurte necessário para cobrir o rosto, algo em torno de meia xícara. Você pode aplicá-lo diretamente no rosto ou adicionar uma colher  de mel, azeite ou açafrão para dar um impulso adicional à máscara.

 

11. Não se exponha ao sol de forma desprotegida

Essa é uma dica muito simples e fácil de fazer, basta apena criar o hábito. É preciso entender de uma vez por todas, que os danos causados ​​pelo sol podem levar a pigmentação irregular, envelhecimento precoce e câncer de pele. Por isso, procure usar filtro solar, e se exponha ao sol apenas em horários mais seguros.

 

12. Não use limão em receitas caseiras

A alta acidez do limão e de outras frutas cítricas é frequentemente usada para tratar a acne, fazer esfoliações e máscaras de clareamento facial. No entanto, limão e certas frutas cítricas contêm uma substância chamada psoraleno, que torna a pele sensível aos raios UV por várias horas e podem levar a queimaduras graves na pele. Além disso, as frutas cítricas, em especial o limão, quando em contato com a pele podem causar alterações de pigmentação que podem ser irreversíveis.

 

13. Não ignore o seu tipo de pele

Sua pele é oleosa ou seca? Sua zona T (testa, nariz e queixo) é a sua área problemática? Conhecer o seu tipo de pele pode ajudar a determinar quais tipos de tratamentos funcionarão melhor pra você, sejam eles caseiros ou não.

Por exemplo, se você é uma pessoa propensa a ter surtos de acne, deve ter cuidado com os hidratantes que entopem os poros. Se você tem zona T oleosa ou pele mista, pode precisar de um tipo de tratamento nas bochechas e outro para a testa e o nariz.

 

14. Evite ficar passando a mão no rosto

Suas mãos carregam sujeira, bactérias e óleo que entopem os poros. Mantenha as bactérias afastadas tentando não tocar no seu rosto o tempo todo. Também é importante sempre lavar as mãos antes de aplicar qualquer produto na pele.

 

15. Não exagere nos tratamentos caseiros

O uso frequente de receitinhas caseiras ou produtos comprados para pele do rosto sem supervisão médica pode irritar a pele, causando irritações, inflamações ou erupções cutâneas.

Também cabe lembrar que, a maioria das pessoas só precisa esfoliar o rosto uma ou duas vezes por semana, a menos que você tenha uma pele oleosa. Lave o rosto de manhã, à noite, hidrate e aplique protetor solar diariamente. Máscaras e tratamentos caseiros extras são maneiras fáceis e baratas de melhorar sua pele ocasionalmente, mas não devem se tornar uma prática cotidiana e sim esporádica.

 

4 FONTES

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4055352/
https://www.mdpi.com/1422-0067/19/1/70
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/jcp.27096
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/jcp.27096

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here