Dicas para ter um estilo de vida saudável

0
675
Mulher de braços abertos na natureza

Apesar dos avanços massivos na medicina moderna, permitindo que as pessoas vivam muito mais, ainda somos uma geração atormentada por problemas de saúde. Isso pode ser devido à vasta escolha de opções de alimentos não saudáveis, excesso de bebida alcoólica ou ao fato de que a tecnologia está nos tornando preguiçosos.

Seja qual for o motivo, não é irreversível. Mesmo que existam muitas oportunidades para fugirmos de um estilo de vida saudável. Existem etapas simples que você pode seguir para viver uma vida mais saudável e reduzir o risco de problemas de saúde graves no futuro.

Continue lendo para conhecer as dicas para um estilo de vida saudável!

 

Coma mais frutas e vegetais

Todos nós ouvimos desde que éramos crianças que deveríamos tentar comer 5 porções de frutas por dia. No entanto, às vezes essa meta pode parecer estranhamente alta.

Por isso, tente incorporar de forma gradativa frutas e vegetais as suas refeições. Faça isso adicionando frutas e vegetais a vitaminas de frutas ou sopas, por exemplo. Além disso, sempre sirva cada refeição com pelo menos uma porção de uma fruta ou vegetal e tente comer mais frutas quando for lanchar.

Isso não apenas garante que seu corpo receba todas as vitaminas e nutrientes de que precisa, mas também reduzirá muito o consumo de açúcar.

Acima de tudo, cabe lembrar que comer muito açúcar pode levar ao ganho de peso, o que aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e trazer diversos outros problemas de saúde.

Clique aqui e saiba: Como aumentar a Serotonina, 4 maneiras cientificamente comprovadas.

 

Pratique mais exercícios

Se você não gosta de exercício físico o suficiente para querer entrar em uma academia ou praticar um esporte. Existem algumas coisas muito pequenas que você pode fazer para aumentar seus níveis de atividade, mesmo sem perceber.

Sempre use as escadas, ao invés de usar o elevador, estacione o carro um pouco mais longe do lugar que você precisa ir e tente se mover regularmente ao longo do dia, especialmente se você passa muito tempo sentado. Pode ser uma curta caminhada na hora do almoço ou simplesmente uma caminhada para se levantar e beber água a cada hora.

Aumentar seus níveis de atividade não precisa ser difícil e você pode se sentir mais motivado para fazê-lo se comprar um pedômetro ou usar um app para poder ver seu progresso. Movimentar-se mais promove a saúde cardiovascular e ajuda a reduzir o risco de doença cardíaca coronária. Além disso, ajuda a manter a pressão arterial em um nível saudável e previne doenças a curto e longo prazo.

Clique aqui e conheça: 9 Dicas testadas para melhorar seu bem-estar e qualidade de vida.

 

Reduza a ingestão de álcool e cafeína

Duas mulheres segurando taças de vinho branco

Embora existam uma série de pesquisas que apontam para os benefícios da ingestão moderada de álcool e os benefícios do café. Consumi-los em excesso pode causar uma série de problemas de saúde.

Embora uma pequena quantidade de vinho, por exemplo, ter sido indicada para proteger seu cérebro, diminuir o risco de várias doenças e até mesmo prolongar sua vida. A ingestão excessiva de álcool e também café, pode danificar seu fígado, causar problemas cardíacos e aumentar o risco de certos tipos de câncer. Também pode causar problemas menos sérios, como falta de sono e problemas de atenção. O café por sua vez, também pode causar o amarelamento precoce dos dentes.

Você não precisa abandonar completamente o álcool ou a cafeína, no entanto, é aconselhável tentar reduzir a ingestão de ambos. O que é mais fácil do que você pode pensar. Ao beber álcool, alterne com bebidas não alcoólicas, tente beber um pouco mais devagar ou escolha bebidas um pouco mais fracas.

Já em termos de cafeína, tente trocar o café por um chá de ervas ou café descafeinado e evite as bebidas energéticas. Além disso, foque sua atenção em itens que você acha que não têm cafeína, mas na realidade tem.

Embora não tenha a ver com o teor real de álcool ou cafeína, muitas bebidas alcoólicas e cafés contêm altos níveis de açúcar, o que pode levar ao ganho de peso e todos os problemas associados que vêm com isso. Como por exemplo, risco de diabetes, colesterol alto, hipertensão e outros. Tente fazer escolhas sábias, optando por alternativas com menos açúcar ou café puro.

Clique aqui e saiba: “Negatividade” 8 situações que ela afeta nossas vidas.

 

Pare de fumar

Os riscos e potenciais problemas de saúde associados ao tabagismo são bem documentados e aparentemente intermináveis. No entanto, por causa da nicotina viciante que os cigarros contêm, pode ser difícil deixar esse hábito.

Existem muitos medicamentos para parar de fumar, que aumentam enormemente suas chances de largar o cigarro. Você também pode tentar táticas de reposição de nicotina. No entanto, as mais eficazes são, sem dúvida, as drogas que bloqueiam os receptores em seu cérebro, interrompendo seus desejos e reduzindo o prazer de fumar.

Se achar que é muito difícil parar completamente ou se já parou antes e teve uma recaída, talvez esteja interessado em saber que a maioria dos produtos químicos nocivos dos cigarros se acumulam no organismo. Portanto, fumar apenas metade do cigarro reduzirá significativamente a quantidade de alcatrão e outras substâncias perigosas que penetram nos pulmões.

Clique aqui e saiba: Ansiedade Social, 4 dicas importantes de como lidar com esse problema.

 

Cuide da sua saúde mental

Não se trata apenas de se manter fisicamente saudável, sua saúde mental é tão importante quanto sua saúde física. O estresse não só pode impedir você de ter um sono adequado e de boa qualidade, mas também pode aumentar o risco de pressão alta, ataque cardíaco e derrame.

Clique aqui e descubra: 15 Passos para melhorar sua saúde mental.

Portanto, tente aliviar o estresse em sua vida planejando sua carga de trabalho com antecedência, mantendo-se organizado e praticando meditação ou outras técnicas de relaxamento. Acima de tudo, também é importante ter equilíbrio entre seu trabalho, sua família, seus amigos e você. Não se esqueça, planejar é sempre melhor que ser pego de surpresa e ter que se estressar depois.

Clique aqui e conheça: 5 Dicas para equilibrar vida pessoal e profissional.

 

2 FONTES

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4703222/
https://www.ukmeds.co.uk/blog/top-tips-for-a-healthy-lifestyle

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here