Menopausa: conheça agora 34 sintomas!

0
306
Menopausa

Pode parecer um número estranho, mas as pesquisas mostram que a menopausa geralmente vem com uma lista de aproximadamente 34 sintomas diferentes. Alguns podem perturbar sua vida de maneira bastante significativa, enquanto outros podem passar despercebidos.

Abaixo você vai encontrar uma lista com os 34 sintomas mais comuns da menopausa.

 

1. Ondas de calor

Um dos sintomas mais comuns da menopausa, os calorões afetam cerca de 75% das mulheres na menopausa. Essa sensação pode aparecer acompanhada de vermelhidão crescente no peito, pescoço e rosto e pode fazer você se sentir superaquecida e suada.

 

2. Suores noturnos

Essencialmente, os suores noturnos são ondas de calor que ocorrem à noite e podem perturbar o sono ou fazer com que você se sinta desagradável ao acordar.

 

3. Ciclos menstruais irregulares

Como a menopausa tem tudo a ver com o fim da fertilidade, seus períodos menstruais começarão a se dissipar conforme sua produção hormonal diminuir. Eles podem, portanto, se tornar esporádicos. Além disso, às vezes você pode ter TPM, mas sem sangramento menstrual, por exemplo.

 

4. Mudanças de humor

Estudos mostram que as mudanças de humor afetam 27% das mulheres na menopausa, isso pode parecer uma versão mais extrema das mudanças de humor que você pode ter experimentado durante a menstruação na juventude.

 

5. Secura vaginal

Sua lubrificação natural é mantida por seus níveis de estrogênio, então, quando eles começam a cair, você pode notar secura vaginal. Isso pode causar alguma dor e desconforto, principalmente durante o sexo. Felizmente, há vários remédios para isso, incluindo lubrificantes e cremes específicos para a região.

 

6. Diminuição da libido

Enquanto o impulso sexual do homem é amplamente controlado pela testosterona, o da mulher é controlado principalmente pelo estrogênio. Como já estabelecemos, esses níveis caem drasticamente durante a menopausa, o que pode reduzir seu apetite sexual.

 

7. Dores de cabeça

Normalmente, esse sintoma é mais comum em mulheres que já sentiam dores de cabeça durante a menstruação.

 

8. Dor nos seios

Qualquer momento de sua vida em que seus hormônios mudem drasticamente pode criar os mesmos sintomas; normalmente as oscilações hormonais acontecem durante a menstruação, a gravidez e a menopausa. Portanto, embora os seios possam ficar doloridos durante a menstruação ou durante a gravidez, isso também pode acontecer durante a menopausa.

 

9. Queimação na boca

Não é tão comum quanto alguns dos outros sintomas, mas a diminuição dos níveis de saliva durante a menopausa pode levar ao que é conhecido como “síndrome da boca ardente”. É uma sensação de calor que atinge a língua, lábios, bochechas e céu da boca.

 

10. Dor nas articulações

Nem todas as dores nas articulações podem indicar artrite, mas a menopausa é um momento comum para as mulheres desenvolverem sintomas musculoesqueléticos.

 

11. Problemas digestivos

O seu sistema digestivo é um dos sistemas mais sensíveis do seu corpo e é frequentemente a primeira coisa a ser perturbada devido a quaisquer mudanças importantes no seu organismo, que podem ser provocadas por, novos medicamentos, novos alimentos ou nervosismo. No entanto, mudanças nos hormônios são outra alteração importante no corpo que pode levar a problemas de estômago, como queimação, indigestão, prisão de ventre, diarreia e outros.

 

12. Sensação de choque elétrico

Por causa das mudanças erráticas que ocorrem em seu corpo durante a menopausa, você pode notar que sente mais choques elétricos. Também é comum senti-los logo antes de uma sensação de calor.

 

13. Tensão muscular

Muitas vezes, isso pode estar intimamente ligado ao estresse e à ansiedade e se apresenta como uma sensação de rigidez nos músculos, como uma tensão.

 

14. Problemas de gengiva

Afetando entre 10 e 40 por cento das mulheres na menopausa, os problemas gengivais costumam ser acompanhados por um gosto metálico na boca.

 

15. Formigamento

Não é muito comum, mas uma sensação de formigamento pode aparecer em qualquer parte do corpo. Isso geralmente ocorre nos pés, mãos, braços e pernas.

 

16. Coceira na pele

Níveis baixos de estrogênio também podem levar a níveis baixos de colágeno. O colágeno é responsável por manter a pele viçosa, firme e saudável. Portanto, com menos dele, você pode notar que a pele pode ficar seca e coçar. Certifique-se de combater isso com um hidratante intensivo.

 

17. Fadiga

Fadiga é um dos sintomas mais comuns da menopausa, muitas mulheres notam uma sensação de cansaço extremo nesse período.

 

18. Ansiedade

Junto com as mudanças de humor, as mulheres na menopausa podem notar um aumento da sensação de ansiedade. Até uma em cada três mulheres pode sentir isso durante a menopausa. Para ajudar a acalmar os sentimentos de ansiedade, você pode experimentar um suplemento de ervas ou outros produtos naturais.

 

19. Insônia

Por causa de todas as mudanças que estão ocorrendo em seu corpo, você também pode ter insônia. Se isso persistir, os comprimidos para dormir podem ajudar.

 

20. Queda de cabelo

Embora a maioria das pessoas saiba que muitos homens perdem o cabelo à medida que envelhecem, nem todos percebem que as mulheres também perdem cabelo. A menopausa pode atuar como um acelerador da queda de cabelo, deixando-o com uma aparência mais fina.

 

21. Falta de memória

Geralmente são apenas temporários, mas podem ocorrer lapsos de memória durante a menopausa. Experimente alguns exercícios de treinamento do cérebro para fortalecer a função cognitiva.

 

22. Dificuldade de concentração

O cérebro não funciona tão bem durante a menopausa porque o estrogênio é o hormônio que o estimula a queimar glicose para obter mais energia. Com níveis mais baixos de estrogênio, você acaba perdendo o foco e a concentração.

 

23. Ganho de peso

Muitas mulheres notam aumento de peso quando começam a tomar a pílula anticoncepcional, causado por uma grande alteração nos hormônios. A principal mudança nos hormônios durante a menopausa também pode causar ganho de peso, mas isso geralmente pode ser combatido com alimentação saudável e exercícios.

 

24. Tontura

Acredita-se que a vertigem e a tontura durante a menopausa sejam causadas pela queda na produção de estrogênio.

 

25. Inchaço

Isso geralmente ocorre logo no início da menopausa e pode até ser um dos primeiros sintomas que você vai notar. Além disso, se você ainda menstrua, mas está constantemente se sentindo inchada, isso pode ser um indício de que sua menopausa está chegando.

 

26. Incontinência urinária

Muitas mulheres já tiveram experiência com incontinência urinária como resultado do parto, mas isso pode aumentar perto da menopausa. No entanto, isso pode estar mais relacionado à idade do que ao próprio processo da menopausa.

 

27. Unhas quebradiças

Níveis mais baixos de estrogênio e desidratação podem deixar suas unhas quebradiças e podem fazê-las quebrar ou lascar mais facilmente.

 

28. Alergias

Embora você possa nunca ter tido problemas com certas coisas antes, pode notar alergias ou intolerâncias durante ou após a menopausa. Isso ocorre porque os hormônios estão intimamente ligados ao sistema imunológico.

 

29. Batimento cardíaco irregular

Níveis mais baixos de estrogênio podem super estimular o sistema nervoso e o sistema circulatório, o que pode, por sua vez, causar palpitações cardíacas ou batimento cardíaco irregular.

 

30. Odor corporal

Não apenas a menopausa pode fazer você suar mais, mas a mudança nos hormônios também pode mudar o cheiro natural da sua pele.

 

31. Irritabilidade

Seus hormônios desempenham um grande papel em contribuir para suas emoções e a flutuação deles pode levar a sentimentos de tristeza ou irritabilidade.

 

32. Depressão

Em casos mais extremos, as mudanças que ocorrem na menopausa podem levar à depressão. Da mesma forma, a depressão tem quatro vezes mais probabilidade de afetar mulheres em idade de menopausa do que mulheres com menos de 45 anos.

 

33. Ataques de pânico

Mulheres na menopausa são, na verdade, mais suscetíveis a ataques de pânico do que qualquer outra pessoa.

 

34. Osteoporose

A densidade óssea pode cair em até 20% após a menopausa, o que coloca você em risco de osteoporose. Portanto, certifique-se de cuidar de seus ossos com uma dieta saudável e equilibrada e vitaminas com cálcio.

Acima de tudo, embora os sintomas da menopausa possam parecer comuns, nem toda mulher experimentará todos os 34 sintomas mencionados acima. Além disso, a terapia de reposição hormonal é um tratamento eficaz para manter os sintomas sob controle e tornar os 5 anos de duração da menopausa mais suportáveis para as mulheres.

Clique aqui e conheça: 12 Sintomas menstruais que não devem ser ignorados.

 

FONTE

https://www.ukmeds.co.uk/blog

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here