O que a vitamina E faz na pele?

0
444
Vitamina E para pele

Vitamina E… Você provavelmente já a viu adicionada a produtos de cuidados com a pele antes, e pode até ter alguns produtos que contenham vitamina E guardados no seu banheiro agora. Mas, você já se perguntou o que a vitamina E faz na pele? e por que ela é adicionada aos produtos para cuidados com a pele?

Nesse texto vamos explicar porque ela merece um lugar especial na sua rotina de cuidados com a pele.

 

O que a vitamina E faz na pele?

Quando o assunto é o que a vitamina E faz na pele, a resposta é, ela diminui a vermelhidão, deixa a pele mais clara e uniforme, diminui os poros, combate sinais de envelhecimento e melhora a aparência de cicatrizes e estrias.

Além disso, ela também pode absorver os raios ultravioleta (UV) prejudiciais, ajudando a impedir que sua pele envelheça prematuramente.

Entretanto, ela também atua como uma vitamina essencial que ajuda a regular a função imunológica. A vitamina E também melhora a saúde do coração e do cérebro e faz bem para a sua visão.

O que a vitamina E faz na pele, é vasculhar no corpo compostos instáveis ​​e nocivos, chamados radicais livres, e doar elétrons para eles, para que eles se estabilizem. Isso ajuda a impedir que os radicais livres danifiquem suas células. Ao fazer isso, a vitamina E também pode diminuir a inflamação.

Clique aqui e saiba: O que é coenzima Q10 e como consumir.

 

Vitamina E, onde encontrar

A vitamina E é um nutriente vital solúvel em gordura. A maioria das pessoas precisa obter cerca de 15 miligramas por dia de vitamina E através de sua dieta.

Algumas fontes alimentares de vitamina E são:

  • Óleos: óleo de gérmen de trigo, óleo de girassol, óleo de milho, óleo de soja.
  • Oleaginosas e sementes: amendoim, amêndoa, avelã, manteiga de amendoim, manteiga de amêndoa, sementes de girassol.
  • Frutas e legumes: espinafre, brócolis, kiwi, manga, tomate.

Você também pode comprar suplementos de vitamina E, que fornecem até 400 miligramas de vitamina E em uma única porção, muito acima do que a maioria das pessoas precisa. De fato, a maioria das pessoas não precisa de suplementos orais de vitamina E, a menos que isso seja indicado por um médico.

No entanto, há também algumas evidências para apoiar o uso de suplementos orais de vitamina E para a saúde da pele. Um estudo descobriu que tomar 400 miligramas de vitamina E por dia durante 4 meses melhorou os sintomas e o aparecimento de dermatite atópica, uma erupção cutânea com comichão e vermelhidão.

Por outro lado, são necessárias mais pesquisas antes que possamos dizer com certeza que as pessoas devem suplementar vitamina E para cuidar da pele.

Clique aqui e saiba: A importância da ferritina para o crescimento capilar.

 

O que a vitamina E faz na pele através de serums e cremes

A vitamina E pode ser encontrada para aplicação direta sobre a pele ou dentro de serums e cremes. Através desses produtos a vitamina E pode melhorar:

  • Cicatrizes: os resultados de diversos estudos são variados, mas a vitamina E pode ajudar a reduzir a aparência de cicatrizes.
  • Estrias: embora a vitamina E não melhore significativamente a aparência das estrias, ela pode ajudar com o desconforto e a coceira que às estrias causam.
  • Danos causados ​​pelo sol: a vitamina E tópica também pode absorver os raios UV, impedindo-os de danificar a pele. Além disso, ela pode até ajudar a diminuir os danos causados ​​pelo sol quando aplicada após a exposição solar.
  • Dermatite: sozinha ou em combinação com outros ingredientes como, azeite de oliva, vitamina A e vitamina C, a vitamina E pode melhorar a inflamação, secura, vermelhidão e coceira associadas à dermatite.

Há menos evidências científicas para apoiar as muitas alegações de que a vitamina E pode hidratar a pele, melhorar a descoloração da pele e diminuir a aparência de rugas, mas muitas pessoas relataram que tiveram esses benefícios a longo prazo.

Os produtos para cuidados com a pele com vitamina E, geralmente contêm outros ingredientes que comprovadamente hidratam e melhoram as rugas, como vitamina C e vitamina A.

A vitamina E tópica geralmente é vendida em formato de óleo, serum ou creme. Aplique uma quantidade generosa do produto e massageie de forma suave até que o produto seja absorvido pela sua pele.

Clique aqui e saiba: Tudo que você precisa saber antes de tomar Ômega 3.

 

Vitamina E, quem não deve tomar

Infelizmente, a vitamina E, especialmente quando tomada por via oral, não está isenta de riscos.

Como o suplemento de vitamina E é solúvel em gordura, na verdade ele é armazenado nas células adiposas, o que significa que é difícil para o seu corpo se livrar de qualquer excesso. O uso prolongado de suplementos de vitamina E pode levar a uma overdose de vitamina E, que pode causar problemas de coagulação do sangue e aumentar o risco de derrame.

O máximo que você pode tomar diariamente de vitamina E sem ter alguns efeitos colaterais é de 1.000 miligramas por dia, mas a maioria das pessoas não precisa de tanto.

Por outro lado, a vitamina E tópica apresenta um risco muito menor. Embora algumas pessoas possam sentir secura ou coceira na pele como efeito colateral de cremes ou óleos com vitamina E adicionada.

Acima de tudo, cabe lembrar que a vitamina E de uso oral também pode interagir com certos medicamentos. Se você estiver tomando anticoagulantes, remédios para colesterol ou medicamentos contra o câncer, converse com seu médico antes de adicionar esses suplementos à sua rotina.

 

Resumo

  • A vitamina E é um antioxidante que pode realmente beneficiar sua pele.
  • Ela é encontrada naturalmente em óleos, oleaginosas, sementes, frutas e legumes.
  • Suplementos orais de vitamina E podem ajudar a diminuir os sintomas da dermatite.
  • Os suplementos tópicos de vitamina E podem ajudar a amenizar cicatrizes, estrias, danos causados ​​pelo sol, pele seca e inflamada.
  • Não exagere nos suplementos de vitamina E, e sempre converse com um médico antes de tomar um suplemento de vitamina E, se você estiver fazendo uso de outros medicamentos.

 

4 FONTES

https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminE-HealthProfessional/
https://academic.oup.com/asj/article/36/8/959/2613951
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jocd.13305
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0928493119323987?via%3Dihub

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here