O que é melatonina e para que serve

0
380
Melatonina

Um fator determinante na maneira de como o sono humano é regulado é a exposição à luz ou à escuridão e a melatonina está profundamente relacionada a esse fato.

A exposição à luz, estimula uma via nervosa da retina do nosso olho para uma área no cérebro chamada hipotálamo. E é no hipotálamo, que existe um centro especial chamado núcleo supraquiasmático, ele envia sinais para outras partes do cérebro que controlam a temperatura corporal e hormônios, dentre eles a melatonina e também outras funções que contribuem para que nos sintamos sonolentos ou acordados.

 

O que é melatonina?

A melatonina é um hormônio presente no corpo humano que desempenha um papel no sono. A produção e liberação de melatonina no cérebro está ligada à hora do dia, aumentando quando está escuro e diminuindo quando está claro.

Ela é um hormônio que é secretado naturalmente no corpo humano. Nossos corpos estão naturalmente alinhados com o sol, a menos que sejam interrompidos pelo trabalho em turnos trocados ou outros motivos, do contrário, vamos para a cama quando está escuro e acordamos quando está claro.

A melatonina também está disponível em forma de suplemento, normalmente como um comprimido oral, e a maioria deles são feitos em laboratório.

Um fato importante a ser lembrado, é que a produção de melatonina diminui com a idade.

 

Para que serve a melatonina?

O papel que a melatonina desempenha é que o nosso cérebro começa a produzir esse hormônio quando começa a escurecer do lado de fora, com os níveis aumentando até dormirmos, e depois permanece no auge durante toda a noite para nos manter adormecidos.

Quando a luz do sol é detectada nas pálpebras, nosso corpo para de produzir melatonina e acordamos. Portanto, se houver algum problema ou interrupção nesse processo, você poderá ter problemas para dormir, e é por isso que esse suplemento está disponível na forma de uma pílula.

 

Dosagem

As pílulas de melatonina são completamente seguras e amplamente disponíveis nas farmácias, pois ela trabalha com os processos naturais do seu corpo, e não contra eles. A dose exata desse suplemento pode variar entre 1 mg e 10 mg, e a dose recomendada dependerá muito da gravidade dos problemas do sono que você está enfrentando.

Como as pessoas são diferentes entre si, é difícil recomendar uma dosagem padrão de melatonina que será igualmente eficaz para todos. Da mesma forma, o tempo exato em que deve tomar a pílula também varia dependendo de quão bem o corpo responde a ela.

Em geral os médicos indicam a se começar com doses mais baixas para que você possa entender corretamente os efeitos, pois ele poderá aumentá-lo se achar que isso não funciona muito bem para você.

 

Quando tomar Melatonina?

Quando tomar melatonina geralmente tem uma resposta simples; você deve tomar quando quiser dormir. Cerca de meia hora antes de dormir é geralmente o melhor, mas algumas pessoas podem precisar tomá-la uma ou duas horas antes para adormecer no horário desejado.

Distúrbios do sono

A melatonina pode ser usada em vários distúrbios do sono, mas o principal deles é o jet lag, que é um desconforto no ritmo biológico causado pela troca de fuso horário. Isso ocorre porque o jet lag não é um caso crônico de insônia, mas é uma condição em que o seu corpo não ajustou o relógio naquela situação.

Ao viajar por vários fusos horários diferentes, seu corpo ainda será usado para o destino original, mas o horário do relógio do novo destino contará uma história diferente. Em casos como esse, você deve tentar se adaptar ao novo horário o mais rápido possível.

Portanto, mesmo que não esteja cansado, você deve tomar um comprimido de melatonina por volta das dez e meia para adormecer em torno das onze da noite.

Pessoas que sofrem de insônia também podem tomar melatonina para tentar regular seu padrão de sono. Especialmente aquelas que ficam acordadas por horas à noite e depois se sentem cansadas pela manhã.

Tomar um comprimido algumas horas antes de ir para a cama garantirá que ele esteja em sua potência máxima para ajudá-lo a dormir no horário desejado. É importante que a melatonina para insônia seja usada apenas para o tipo primário (isso significa que não há causa conhecida).

Se você sofre de insônia secundária, seus problemas de sono são causados ​​por outros problemas ambientais (barulhos), médicos (dor crônica ou dificuldade em respirar) ou mentais (estresse). Nestes casos, a melatonina não é recomendada.

Qual a dosagem de melatonina para dormir?

A dosagem de melatonina desempenha um papel importante e deve influenciar o momento em que você toma a pílula. Doses menores ainda podem ser tomadas durante a noite, enquanto doses mais altas devem ser limitadas a nove ou dez da noite.

Tomar 10 mg ou mais após a meia-noite pode causar sonolência e causar ressaca pela manhã, o que pode não desaparecer completamente ao longo do dia. O objetivo de tomar este suplemento é ajudar o sono, não afetar a vigília durante o dia.

A melatonina funciona melhor quando tomada na hora certa e em um ambiente adequado; ter muitas distrações, como barulho alto ou ambientes bem iluminados, podem afetar a qualidade do sono.

Clique aqui e saiba o que você precisa saber antes de tomar Ômega 3.

 

Quem não pode tomar a melatonina?

A melatonina não deve ser tomada por pessoas nas seguintes condições:

  • Mulheres grávidas
  • Lactantes (mulheres que estão amamentando)
  • Pessoas com distúrbios auto-imune
  • Indivíduos com distúrbios convulsivos
  • Pessoas que sofrem de depressão

A melatonina pode afetar a maneira como alguns medicamentos funcionam, incluindo:

  • Medicamentos e suplementos anticoagulantes e antiplaquetários
  • Alguns antidepressivos
  • Alguns anticonvulsivantes
  • Medicamentos para pressão arterial
  • Remédios para diabetes
  • Medicamentos contraceptivos
  • Depressores do SNC (Sistema Nervoso Central)
  • Diazepam

Antes de começar a tomar esse suplemento, pergunte ao seu médico como isso pode afetar outros medicamentos que você toma.

E caso, a melatonina não puder ajudá-lo a conseguir dormir, você pode estar sofrendo de insônia. E somente um médico poderá prescrever outras pílulas para dormir, que poderão ajudar a aliviar a sua insônia.

 

FONTE

Melatonina: Farmacologia, Funções e Benefícios Terapêuticos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here