Home Problemas de Saúde Para que serve o medicamento (NAC) N-acetilcisteína?

Para que serve o medicamento (NAC) N-acetilcisteína?

0
863

N-acetilcisteína (NAC) é um suplemento que está disponível há várias décadas. As pessoas o tomam por várias razões, inclusive para ajudar a tratar problemas médicos, que variam de distúrbios psicológicos a condições pulmonares crônicas, o medicamento também é tomado para melhorar o desempenho atlético.

Os médicos acreditam que o NAC pode estimular a síntese de glutationa, um composto que ajuda a combater os radicais livres, (átomos instáveis ​​que podem causar inflamação e danos ao organismo).

Continue lendo para saber como o NAC pode beneficiar o corpo. Também descrevemos riscos, incluindo efeitos colaterais, associados ao suplemento.

Quais os benefícios da N-acetilcisteína (NAC)?

Pesquisadores investigaram o potencial do NAC para ajudar a tratar uma ampla variedade de problemas de saúde. Algumas pesquisas indicam que a suplementação com NAC pode ajudar das seguintes maneiras.

Tratar condições psiquiátricas

Aumentar a quantidade de NAC no corpo pode aumentar os níveis de alguns neurotransmissores, e isso pode melhorar a função mental de uma pessoa.

De acordo com um artigo científico de 2011, o NAC também pode ajudar a aliviar os sintomas de várias condições psiquiátricas, incluindo:

  • transtorno bipolar
  • transtorno obsessivo compulsivo
  • esquizofrenia

Embora as pesquisas sobre o NAC como um meio de aliviar os sintomas psiquiátricos possam ser promissoras, a maioria dos médicos não o recomendaria como um único tratamento.

Em vez disso, uma pessoa deve sempre confiar em tratamentos baseados em evidências, como terapia e medicação, quando aplicável. Um médico também pode fornecer conselhos sobre o uso de NAC para complementar o tratamento tradicional.

Tratamento de problemas pulmonares e excesso de muco

Para pessoas com doenças pulmonares crônicas, como bronquite ou fibrose cística, alguns médicos recomendam o NAC. Ele está disponível também em uma forma de xarope ou inalável  que pode ajudar a reduzir o excesso de muco.

Dito isto, os ensaios clínicos sobre o NAC como tratamento para doenças pulmonares chegaram a resultados variados, de acordo com o Memorial Sloan Kettering Cancer Center.

Melhora a sensibilidade à insulina em pessoas com Síndrome do Ovário Policístico

Os autores de um artigo de 2017 no Cell Journal concluíram que tomar NAC pode beneficiar pessoas com síndrome do ovário policístico (SOP).

Esta síndrome pode levar à resistência à insulina e aumentos do açúcar no sangue. Os pesquisadores relataram evidências de que o NAC pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue em pessoas com SOP.

No entanto, o NAC não substitui medicamentos como insulina ou outros métodos de controle do açúcar no sangue. Ele pode ser útil apenas como complemento.

Reduz o risco de parto prematuro

De acordo com o mesmo artigo de 2017, os suplementos de NAC podem ajudar a reduzir o risco de nascimento prematuro.

Infecções como vaginose bacteriana podem aumentar o risco de parto prematuro, e a resposta inflamatória do corpo pode aumentar ainda mais o risco. Como o NAC combate a inflamação, relatam os autores, ele pode ajudar a combater esse fator de risco para o nascimento prematuro.

Os autores referem-se a um estudo em que tomar 0,6 gramas de NAC por dia, além de progesterona, após 16 semanas de gravidez, ajudou a prevenir o parto prematuro em mulheres com histórico de parto prematuro e vaginose bacteriana.

Os autores também relataram que o NAC pode ter um efeito semelhante quando uma o mulher toma em combinação com ácido fólico.

No entanto, como com qualquer suplemento, é importante consultar um médico sobre sua segurança antes de tomá-lo, principalmente durante a gravidez.

Tratamento da sobredosagem com )

Os médicos podem usar o NAC para tratar as overdoses de Paracetamol acetaminofeno.

O acetaminofeno (paracetamol) é um analgésico que pode aliviar dores e febre. Se uma pessoa tem uma overdose deste medicamento, a administração de NAC dentro de 10 horas pode ajudar a reduzir o risco de dano hepático associado.

Outros benefícios potenciais

Alguns estudos e relatos de casos muito pequenos indicam que o NAC pode ajudar com:

  • dependência de nicotina
  • dependência de maconha
  • dependência de cocaína
  • vício em jogos de azar e outros

Estudos preliminares em animais também demonstram que o NAC pode ajudar na dependência de heroína e nos efeitos adversos do consumo de álcool.

O NAC está disponível sem receita em farmácias e lojas de saúde.

Quais os efeitos colaterais da N-acetilcisteína (NAC)?

Os efeitos colaterais da suplementação com NAC são geralmente leves e podem incluir:

  • diarreia
  • irritação ocular
  • fadiga
  • náusea
  • erupção cutânea
  • vômito

Muito raramente, as pessoas relatam efeitos colaterais mais graves, como pressão baixa, ataques de asma e dores de cabeça inexplicáveis.

As pessoas que tomam nitroglicerina – em forma de pílulas, adesivos ou cremes – não devem tomar NAC, pois a combinação dos dois pode causar pressão arterial extremamente baixa e dores de cabeça.

Resumo

NAC é um antioxidante que pode reduzir a inflamação. Tomar esse suplemento pode ajudar a melhorar os sintomas de várias condições médicas.

É um medicamento suplementar seguro e bem tolerado, sem efeitos colaterais consideráveis. É um antioxidante com uma propriedade de eliminação de radicais livres, e tem sido usado como um tratamento medicamentoso benéfico para alguns distúrbios.

No entanto, é crucial estar atento ao fato de que a maioria das pesquisas sobre a suplementação com NAC ocorreu em pequena escala. Por isso, determinar a extensão dos benefícios do suplemento exigirá mais pesquisas.

Qualquer pessoa que queira experimentar a suplementação com NAC deve consultar um médico primeiro, principalmente mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas.

3 FONTES

N-acetilcisteína em psiquiatria: evidência terapêutica atual e potencial mecanismo de ação.
N acetilcisteína.
Uma revisão sobre os vários usos da N-acetilcisteína.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here