Home Problemas de Saúde Para que serve Omeprazol?

Para que serve Omeprazol?

0
654
Caixa de omeprazol

Nos dias atuais é difícil encontrar alguém que nunca tenha tomado Omeprazol. Ele chegou ao Brasil no começo dos anos 90 e ganhou a preferência da classe médica por aliar eficácia e menos efeitos colaterais, embora haja controvérsias. Mas, se você não sabe muito sobre o Omeprazol e tem interesse em saber, continue lendo, pois nesse texto falaremos sobre ele.

 

Omeprazol o que é?

Omeprazol é um medicamento muito indicado para tratar pacientes da qual o estômago produza uma quantidade excessiva de ácido. Ele pertence a uma classe de medicamentos denominada inibidor da bomba de prótons.

 

Para que serve Omeprazol?

O Omeprazol serve para tratar azia frequente, úlceras gástricas e duodenais, esofagite erosiva e doença do refluxo gastroesofágico em crianças com mais de um ano de idade e adultos.

Este medicamento também serve para prevenir danos ao esôfago, causados ​​pelo refluxo gastroesofágico. Omeprazol também trata a síndrome de Zollinger-Ellison (ZES), em adultos, um caso em que o estômago produz muito ácido. Entretanto, este medicamento também ajuda a aliviar os sintomas de algumas doenças digestivas inerentes a dificuldade em engolir e também pode ajudar a prevenir o câncer de esôfago.

 

Como o Omeprazol age?

O Omeprazol age diminuindo a quantidade de ácido que seu estômago produz. Isso é feito bloqueando um sistema nas células do estômago chamado bomba de prótons. A bomba de prótons trabalha na etapa final da produção de ácido. Quando a bomba de prótons é bloqueada, seu estômago produz menos ácidos. Como resultado, isso pode ajudar a diminuir seus sintomas de azia, refluxo ácido, úlcera e outros.

 

Omeprazol composição

O Omeprazol vem em cápsulas, comprimidos e como um líquido.

Cada cápsula de 20 mg de Omeprazol contém:

omeprazol………………………………………………………………………………. 20 mg

excipientes q.s.p. …………………………………………………………………. 1 cápsula

*manitol, sacarose, fosfato de sódio dibásico, laurilsulfato de sódio, carbonato de cálcio, hipromelose, álcool cetílico, dióxido de titânio.

 

Omeprazol como tomar

Cápsulas de Omeprazol ou cápsulas de liberação retardada de Omeprazol são tomadas preferencialmente pela manhã. Com ou sem ingestão de alimentos, não fará seu estômago ficar irritado. Se tiver que tomar Omeprazol duas vezes por dia, é aconselhável tomar uma cápsula pela manhã e outra dose à noite.

Tome este medicamento à mesma hora todos os dias para ajudá-lo a não se esquecer de toma-lo. A ingestão regular deste medicamento também ajuda no seu tratamento. Para o auto tratamento com o Omeprazol, a pessoa só pode tomar este medicamento por 14 dias ou menos, a menos que ele tenha sido indicado por um médico.

Clique aqui e saiba qual a relação entre o leite e o refluxo gastroesofágico?

 

Pode tomar Omeprazol à noite?

O horário adequado para utilizar o Omeprazol é pela manhã, mas há situações que os médicos indicam duas doses diárias, nesse caso, ele pode ser utilizado a noite, de preferência trinta minutos antes do jantar. Procure seu médico para mais informações.

 

Omeprazol: gravidez e amamentação

Não existem estudos adequados sobre o risco de usar Omeprazol durante a gravidez e durante a amamentação. No entanto, o medicamento passa para o leite materno, mas apenas em pequenas quantidades que não seriam prejudiciais ao seu bebê. Porém, se você estiver amamentando um bebê prematuro ou com problemas de saúde, é melhor consultar seu médico antes de tomar Omeprazol.

Para mulheres grávidas ou que estão tentando engravidar, não há registros registrados em pesquisas, que mostrem que há riscos para sua gravidez. Entretanto, consulte o seu médico e avalie os riscos e benefícios potenciais deste medicamento. Como qualquer outro medicamento, ele deve ser tomado apenas se trouxer mais benefícios do que danos ao paciente.

 

O que o Omeprazol pode causar?

Os efeitos colaterais do Omeprazol são raros. Apenas algumas pessoas experimentam efeitos colaterais comuns, como dor de cabeça, enjoo, vômito, dor de estômago e constipação. No entanto, ele também pode fazer você sentir tonturas, sono excessivo ou dificuldade para dormir. Também pode causar coceira ou inchaço nos pés. Entretanto, se a dor for muito forte, o mais indicado é procurar atendimento de emergência.

Enquanto isso, os efeitos colaterais graves de tomar o Omeprazol também ocorrem raramente. Esses efeitos colaterais incluem dores nas articulações com erupção cutânea avermelhada em partes do corpo expostas ao sol, que podem ser um sinal de lúpus cutâneo subagudo. Pode ocorrer também pele amarelada, xixi escuro e cansaço, o que pode ser um sinal de problemas no fígado.

Sendo assim, consulte o seu médico imediatamente se tiver esses efeitos colaterais. Lembrando que, efeitos colaterais sempre podem aparecer, mesmo se você já estiver tomando Omeprazol há algum tempo e ache que já esta acostumado com o medicamento.

 

Interações com outros medicamentos

Omeprazol pode interagir com outros medicamentos e isso pode causar efeitos colaterais.

Informe o seu médico se você toma algum desses medicamentos antes de iniciar o tratamento com Omeprazol :

  • medicamentos para o coração, como digoxina
  • cilostazol (trata a doença arterial periférica)
  • medicamentos antifúngicos, como itraconazol, cetoconazol, posaconazol e voriconazol
  • metotrexato (trata psoríase e artrite reumatoide)
  • medicamentos para o HIV
  • fenitoína (um medicamento antiepilético)
  • rifampicina (um antibiótico)
  • medicamentos para diluir o sangue, como clopidogrel e varfarina

Entretanto, cabe lembrar que, estes não são todos os medicamentos que interagem com o Omeprazol. Para verificar a lista completa, consulte sempre um médico ou a bula que vem na embalagem do medicamento.

 

Precauções ao tomar Omeprazol

O Omeprazol é um inibidor da bomba de prótons. E os idosos que tomam um medicamento pertencente à classe do IBP, neste caso o Omeprazol, em doses mais altas e em uso prolongado, podem aumentar o risco de fraturas ósseas. Por outro lado, em tal circunstância, o médico pode recomendar que a pessoa tome cálcio e vitamina D para evitar fraturas ósseas.

Para as pessoas que estão pensando em tomar Omeprazol por conta própria, ou já estão se auto medicando, é melhor consultar um médico e procurar ajuda se você tiver problemas como, dor ao engolir alimentos, vômito com sangue, fezes com sangue preto, azia e dor no peito freqüentes, náuseas ou dores de estômago.

Acima de tudo, é melhor consultar um médico se você planeja tomar Omeprazol e informá-lo, caso seja usuário de outros medicamentos.

Não use Omeprazol se você também estiver usando medicamentos contendo Rilpivirina.

 

Resumo Omeprazol

  • É habitual tomar Omeprazol uma vez por dia e pela manhã.
  • Para doenças graves, em geral ele é tomado duas vezes por dia, de manhã e à noite.
  • Efeitos colaterais comuns do Omeprazol incluem, dores de cabeça, diarreia e dor de estômago. Estes tendem a ser leves e desaparecem quando você para de tomar o medicamento.
  • Não se auto medique tomando Omeprazol, sempre procure orientação médica.

 

FONTE

https://dailymed.nlm.nih.gov/dailymed/drugInfo.cfm?setid=83a0bb34-405b-4aea-9557-4f8b8fd811d7

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here