Conteúdo da Página
O que é Paracetamol?
Paracetamol ou Acetaminofeno como também é conhecido, pertence a uma classe de medicamentos chamados analgésicos (para dor) e antipiréticos (para febre).
Esse medicamento pode reduzir a produção de prostaglandinas no cérebro. As prostaglandinas são substâncias químicas que causam inflamação e inchaço. O paracetamol alivia a dor elevando o limiar da dor, ou seja, exigindo que uma quantidade maior de dor se desenvolva antes que a pessoa a sinta.
Além disso, ele reduz a febre através de sua ação no centro regulador do calor do cérebro. Especificamente, ele diz ao cérebro para baixar a temperatura do corpo quando ela está elevada.
Clique aqui e saiba: Usos, riscos e benefícios da Aspirina.
Principais fatos
- O paracetamol leva até uma hora para fazer efeito.
- A dose habitual de paracetamol para adultos é de um ou dois comprimidos de 500 mg de cada vez.
- Não tome paracetamol com outros medicamentos que contenham paracetamol na formulação.
- É seguro tomar paracetamol durante a gravidez e durante a amamentação, somente nas doses recomendadas.
Paracetamol para que serve?
O paracetamol serve para o aliviar a febre, além de dores associadas a muitas condições. O paracetamol alivia a dor na artrite leve, mas não afeta a inflamação subjacente, a vermelhidão e o inchaço da articulação. Se a dor não é causada por inflamação, o paracetamol é tão eficaz quanto a aspirina.
Paracetamol é tão eficaz quanto o anti-inflamatório não esteroide ibuprofeno, no alívio da dor da osteoartrite do joelho. A menos que seja orientado por um médico, o paracetamol não deve ser usado por mais de 10 dias.
Paracetamol efeitos colaterais
Quando usado adequadamente, o paracetamol não costuma causar efeitos colaterais. No entanto alguns efeitos colaterais comuns são erupção cutânea, náusea e dor de cabeça.
Outros efeitos colaterais incluem:
- reações de hipersensibilidade
- reações cutâneas graves
- danos nos rins
- anemia
- número reduzido de plaquetas no sangue (trombocitopenia)
Qual o mal que o paracetamol faz?
O efeito colateral mais grave do paracetamol é o dano no fígado devido a doses elevadas, uso crônico ou uso concomitante com álcool ou outras drogas que também danificam o fígado.
Outros efeitos colaterais graves que foram relatados incluem sangramento no intestino e estômago, angioedema, síndrome de Stevens-Johnson (dano severo na pele) e danos nos rins. Além disso, também foi relatada uma redução no número de glóbulos brancos.
Clique aqui e saiba tudo sobre: Nimesulida.
Paracetamol dosagem adultos e crianças
- Paracetamol pode ser tomado com ou sem alimentos.
- A dose habitual para adultos é de um ou dois comprimidos de 500 mg, até 4 vezes ao dia.
- Deixe sempre pelo menos um intervalo de 4 horas entre as doses.
- A sobredosagem com paracetamol pode causar efeitos secundários graves. Não fique tentado aumentar a dose ou tomar uma dose dupla se a sua dor for muito forte.
- A dose oral para uma criança é baseada na idade e peso da criança. Se tiver menos de 12 anos de idade, a dose é de 10 a 15 mg por kg a cada 6-8 horas, para não exceder 2,6 g por dia (5 doses). Se for maior de 12 anos, a dose é de 40 a 60 mg por kg dia a cada 6 horas, para não exceder 3,75 g por dia (5 doses).
Quais medicamentos interagem com paracetamol?
O paracetamol é metabolizado (eliminado pela conversão em outros produtos químicos) pelo fígado. Por conseguinte, as drogas que aumentam a ação de enzimas do fígado que metabolizam paracetamol, como por exemplo, carbamazepina, isoniazida e rifampicina, podem reduzir os níveis de paracetamol e podem diminuir a eficácia de ação do medicamento.
Doses de paracetamol superiores às doses recomendadas são tóxicas para o fígado e podem resultar em graves danos ao órgão. O potencial do paracetamol em prejudicar o fígado aumenta quando combinado com álcool ou drogas que também prejudicam o fígado.
A colestiramina reduz o efeito do paracetamol, diminuindo sua absorção no organismo pelo intestino. Portanto, o paracetamol deve ser administrado 3 a 4 horas após a colestiramina ou uma hora antes da colestiramina.
Doses de paracetamol superiores a 2.275 mg por dia podem aumentar o efeito da varfarina no sangue através de um mecanismo desconhecido. Portanto, a administração prolongada ou em grandes doses de paracetamol deve ser evitada durante a terapia com varfarina.
Quem está grávida pode tomar paracetamol?
O paracetamol pode ser usado por gravidas, com cautela e sob supervisão médica. Da mesma forma por lactantes, já que ele é excretado no leite materno em pequenas quantidades.
Clique aqui e saiba: Quais são os efeitos colaterais do Omeprazol?
Quem pode e não pode tomar paracetamol
A maioria das pessoas pode tomar paracetamol com segurança, incluindo mulheres grávidas e lactantes.
No entanto, algumas pessoas precisam tomar cuidado extra com paracetamol.
Incluindo pessoas que:
- tiveram uma reação alérgica ao paracetamol ou a qualquer outro medicamento no passado
- têm problemas de fígado ou rins
- consomem regularmente bebidas alcoólicas
- tomam remédio para epilepsia
- tomam remédio para tuberculose
Paracetamol como guardar?
Os comprimidos e soluções de paracetamol devem ser armazenados em local seco e fresco, em temperatura ambiente de 15 °C a 30 °C.
Resumo
O paracetamol é um medicamento que reduz a febre e alivia a dor. Ele está disponível isoladamente ou em combinação com centenas de outros medicamentos disponíveis sem receita médica ou que podem exigir receita médica
O paracetamol trata uma variedade de doenças e outros problemas médicos que causam dor ou febre.
Exemplos de condições que o tratamento com paracetamol inclui são:
- dor de cabeça
- artrite que causa dor leve
- dor nas costas
- cólicas menstruais
- dor de dente
- TPM
- osteoartrite
- resfriado comum
- dor de cabeça tensional
- infecção sinusal
- dor no quadril, ombro e pescoço
- mordidas e picadas
- dor de garganta
- ATM
- dor causada por entorses e distensões
O paracetamol geralmente não tem efeitos colaterais quando tomado conforme prescrito. Quando são observados efeitos colaterais, os mais comuns são dor de cabeça, erupção cutânea e náusea.
Da mesma forma, tomar paracetamol em doses mais baixas sempre que possível também ajudará a reduzir o risco de lesão hepática grave e reações alérgicas graves associadas a este medicamento.
Além disso, outros possíveis efeitos colaterais graves de paracetamol incluem anemia, danos nos rins, trombocitopenia (número reduzido de plaquetas no sangue) e problemas no fígado.
Outras informações
Não tome mais de um produto que contenha paracetamol ao mesmo tempo.
Não beba álcool enquanto estiver tomando medicamentos que contêm paracetamol devido a danos graves que podem ser causados ao fígado.
Clique aqui e saiba: Para que serve o medicamento (NAC) N-acetilcisteína?
2 FONTES