pH da água: tudo o que você precisa saber

0
444

Na sua forma mais pura, a água tem um pH de 7, que está exatamente no centro da escala de pH. Partículas na água podem alterar o pH dela, e a maior parte da água para uso possui um pH entre 6,5 e 8,5.

Há algumas coisas importantes a entender sobre a escala de pH e como ela se relaciona com a água. Por exemplo, é possível que ingerir bebidas alcalinas possa oferecer alguns benefícios à saúde.

Continue lendo para saber mais sobre o pH da água.

O que é pH?

Na química, o pH é uma medida da concentração de íons de hidrogênio em uma solução à base de água. Um pH mais baixo significa que há mais íons de hidrogênio no líquido, enquanto um pH mais alto indica que há menos íons de hidrogênio no líquido.

Em termos simples, o pH é uma escala de 1 a 14 que mede a acidez ou alcalinidade de um líquido. No meio da balança, encontra-se a água destilada pura, com um pH neutro de 7. Qualquer coisa com um pH abaixo de 7 é um ácido e qualquer coisa com um pH acima de 7 é um alcalino ou base.

Para usar exemplos cotidianos, o vinagre é muito ácido, pois tem pH 2. Por outro lado, o alvejante é altamente alcalino, com um pH 13,5.

É importante ressaltar que essa escala se aplica apenas a líquidos à base de água.

Como o pH afeta a água?

O pH desempenha um papel importante nas propriedades de um líquido que contém água.

Por exemplo, o pH da água pode disponibilizar certos elementos, como minerais e metais, mais ou menos ao organismo. Os metais pesados ​​na água com pH mais baixo tendem a ser mais tóxicos, pois estão mais disponíveis para o corpo. Um pH alto tornaria os metais pesados ​​menos disponíveis e, portanto, menos tóxicos.

O pH também pode ser um sinal de outros contaminantes ou vida bacteriana em um líquido. Em geral, um pH muito alto ou muito baixo pode tornar a água inutilizável para determinadas aplicações.

Por exemplo, água dura é o termo comum para água que contém muitos minerais. Esses minerais tornam a água muito alcalina. À medida que a água passa por canos e máquinas que usam água, como máquinas de lavar louça ou chuveiros, esses minerais aderem aos canos e uns aos outros, levando ao acúmulo de minerais.

O acúmulo de minerais pode causar vários problemas com a água em casa, como tornar os detergentes e sabonetes menos eficazes. Também pode levar à redução da pressão da água ou até a bloqueios.

Por outro lado, a água com pH baixo pode corroer os tubos de metal e extrair íons metálicos na água, prejudicando a bebida ou o seu uso em casa.

Na maioria das vezes, a água que os fornecedores vendem fica mais próxima do ponto neutro de 7, embora ainda possa variar um pouco. Os órgãos responsáveis recomendam manter o pH entre 6,5 e 8,5 na água potável.

Riscos e benefícios de ácido x alcalino

Água potável e outras bebidas à base de água com níveis variáveis ​​de pH podem desempenhar um papel em alguns fatores de saúde diferentes.

Água alcalina e outros produtos alcalinos ganharam popularidade nos últimos anos, tornando-se uma nova tendência de saúde. Segundo os defensores das bebidas alcalinas, os ambientes ácidos do corpo causam várias doenças crônicas, que eles afirmam não conseguirem se proliferar em um ambiente alcalino.

O pensamento por trás disso é que beber água alcalina ajuda o próprio corpo a se tornar mais alcalino, o que tratará várias doenças, incluindo o câncer.

No entanto, existem poucas evidências para apoiar essas alegações. Embora beber água alcalina possa afetar temporariamente o pH da boca ou da urina, não há provas científicas de que ele altere o pH geral do corpo.

O corpo regula estritamente seus níveis de pH. E alterações no pH interno do corpo, como o pH do sangue, podem significar sérios problemas nos órgãos e tecidos. Portanto, se fosse possível alterar o pH do corpo usando alimentos e bebidas, seria perigoso fazê-lo.

No entanto, a água alcalina ainda pode ser útil para algumas pessoas. Em geral, a água alcalina tende a ser mais alcalina porque possui minerais e eletrólitos. Devido a isso, beber esta água após um treino ou enquanto estiver doente pode ajudar a manter minerais e eletrólitos equilibrados e evitar a desidratação.

Além disso, os resultados de estudos menores sugerem que pessoas com refluxo podem se beneficiar de beber água alcalina com um pH de 8,8. Os pesquisadores descobriram que a água alcalina parece inativar permanentemente uma enzima que desempenha um papel na azia, o que pode reduzir os sintomas.

Os pesquisadores também descobriram que beber água com um pH de 8,5 a 10 pode ser benéfico para pessoas com síndrome do intestino irritável, cujo sintoma primário é a diarreia. As pessoas que beberam água com um pH de 8,5 a 10 apresentaram escores de qualidade de vida auto relatados mais altos após 8 semanas do que aqueles que não consumiram.

No entanto, esses são pequenos estudos e são necessários mais estudos em humanos para fazer backup desses resultados iniciais.

Teste de pH caseiro

Os laboratórios geralmente usam um medidor eletrônico de pH para medir o pH com precisão. No entanto, é possível obter uma estimativa aproximada do pH usando papel de tornassol. O papel de tornassol está amplamente disponível em lojas online e em algumas lojas físicas.

O papel de tornassol é uma tira de papel sensível que muda de cor quando toca em líquidos à base de água. A mudança de cor pode fornecer uma estimativa aproximada do pH do líquido. Uma pessoa deve ter em mente, porém, que essas são estimativas aproximadas e que o pH real de um líquido pode variar de acordo com o teste aplicado.

Qual o pH das bebidas?

O pH de um líquido mudará dependendo dos ingredientes presentes nele. Como resultado, são possíveis flutuações, mesmo em dois produtos muito semelhantes, como dois tipos de água.

Aqui estão algumas faixas gerais de pH para diferentes tipos de bebidas:

Imagem com gráfico do pH de Bebidas Comuns

Resumo

O pH da água para beber ou para uso doméstico é muito importante. Água muito alcalina ou muito ácida pode danificar canos e eletrodomésticos, e geralmente não é saudável para beber.

A água varia naturalmente entre 6,5 e 8,5 na escala de pH, e isso é normal. Água que esteja muito fora desta balança pode não ser segura para beber.

Algumas pessoas com problemas digestivos podem achar útil beber água alcalina com um pH superior a 8,5. No entanto, estudos de melhor e maior qualidade ainda precisam ser feitos antes que os especialistas possam fazer declarações mais amplas sobre os possíveis benefícios da água alcalina.

2 FONTES

Efeitos da água potável alcalina reduzida na síndrome do intestino irritável com diarreia: um estudo piloto randomizado, duplo-cego, controlado por placebo.
pH e água.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here