Home Doenças Acne Porque Roacutan causa queda de cabelo?

Porque Roacutan causa queda de cabelo?

0
2141
Porque Roacutan causa queda de cabelo?

Roacutan está disponível para venda como marca e também como seu ingrediente ativo (isotretinoína) em formato de medicamento genérico. Ele serve para tratar a acne grave. E algumas pessoas tendem a ficar preocupadas que ele possa causar queda de cabelo durante o tratamento.

Continue lendo para saber mais sobre por que Roacutan pode causar queda de cabelo e também para saber algumas dicas de como reduzir a queda de cabelo ao usar Roacutan ou produtos semelhantes.

[sc_fs_faq html=”true” headline=”h2″ img=”” question=”Porque Roacutan causa queda de cabelo?” img_alt=”” css_class=””] O Roacutan causa a queda de cabelo porque afeta diretamente os fios dos cabelos e os folículos capilares, fazendo com que o cabelo fique enfraquecido, fino e causando a queda de cabelo. Além disso, o Roacutan (isotretinoína) é uma forma sintética de vitamina A que ajuda a diminuir a produção de sebo na pele para reduzir a acne, e isso acaba prejudicando o couro cabeludo.

Porém, na maioria das vezes, qualquer queda de cabelo é temporária, e o cabelo fino deve começar a engrossar novamente com o tempo. No entanto, algumas pessoas podem notar uma mudança permanente em seus cabelos após a ingestão da isotretinoína (Roacutan). [/sc_fs_faq]

O que as pesquisas afirmam sobre Roacutan causar queda de cabelo

O Roacutan também pode afetar os níveis hormonais, o que pode ser outra causa de queda de cabelo ou afinamento dos fios em algumas pessoas.

Um estudo de 2011 descobriu que a isotretinoína (Roacutan) suprime os hormônios nas glândulas pituitárias. Embora isso possa ser útil para a acne, também pode alterar os hormônios que influenciam o crescimento do cabelo.

Outro estudo, cujos resultados aparecem na revista Advances in Dermatology and Allergology, mediu os efeitos de tomar Roacutan para o tratamento da acne.

E embora o produto geralmente elimine a acne dos participantes, ele também causa algumas alterações em seus cabelos. Por exemplo, algumas pessoas perderam cabelo, enquanto em outras, o cabelo ficou mais fino e menos volumoso.

Outro estudo mais recente sugere que o Roacutan pode não causar queda de cabelo significativa.

Após 3 meses de uso normal, algumas pessoas com acne moderada a grave que tomaram Roacutan tiveram alterações em seus cabelos. No entanto, essas mudanças não foram estatisticamente significativas o suficiente para os pesquisadores concluírem que a droga causa o enfraquecimento ou queda do cabelo de forma permanente.

Este estudo também sugere que apenas uma pessoa que toma doses muito altas de isotretinoína pode apresentar crescimento alterado do cabelo. Também é importante observar que a isotretinoína (Roacutan) pode afetar cada pessoa de maneira diferente, razão pela qual os médicos ajustam a dosagem para cada indivíduo.

Devido à natureza variável dos efeitos do Roacutan (isotretinoína) no cabelo, ainda é possível que algumas pessoas tenham efeitos duradouros com o uso do medicamento. Por exemplo, pode ser que uma pessoa tenha ingerido muito ou que esteja tomando há muito tempo.

O importante é trabalhar diretamente com um médico ou dermatologista para traçar um plano de tratamento individualizado para cada caso.

 

Como diminuir a queda de cabelo causada pelo Roacutan

Ao usar Roacutan corretamente, quaisquer efeitos colaterais da isotretinoína (Roacutan) devem ser leves. Se uma pessoa apresentar queda de cabelo ou afinamento dos fios, esses efeitos serão geralmente temporários.

Os dermatologistas adaptam o tratamento de acordo com a necessidade de cada pessoa. Eles vão querer começar o tratamento com uma dosagem mais baixa e monitorar a reação de uma pessoa ao medicamento para ver se ela é muito sensível ao seu efeito.

A partir daí, eles podem criar um plano de tratamento usando a dosagem eficaz mais baixa, geralmente ao longo de alguns meses.

Existem também algumas coisas que uma pessoa pode fazer para limitar os efeitos colaterais potenciais do Roacutan nos cabelos.

Alguns exemplos são:

Tome medicamentos adicionais

Dependendo da reação do paciente ao Roacutan, os médicos também podem solicitar medicamentos adicionais para acompanhar a isotretinoína.

Por exemplo, se uma pessoa é sensível às alterações hormonais que causam a queda de cabelo, o médico também pode prescrever algum outro medicamento que promova o crescimento dos fios.

Coma uma dieta saudável

Comer uma dieta saudável pode ser especialmente importante durante o uso do Roacutan, para ajudar a prevenir a deficiência de vitaminas.

Comer uma dieta rica em alimentos integrais e naturais e uma grande variedade de vegetais e frutas deve ajudar a garantir que o cabelo tenha os nutrientes de que precisa para permanecer forte.

Tome um suplemento de vitaminas do complexo B

Estudos descobriram que o tratamento com Roacutan pode causar deficiência de vitaminas do complexo B, especificamente vitamina B12 e vitamina B9 ou ácido fólico.

Os pesquisadores por trás do estudo sugerem tomar um suplemento de vitaminas do complexo B antes e durante o tratamento com Roacutan. Além disso, certifique-se de que o complexo de vitaminas B inclui vitaminas B-12 e B-9.

Evite vitamina A

Embora os médicos recomendem tomar um suplemento vitamínico durante o tratamento, eles provavelmente dirão à pessoa para evitar a vitamina A. Como a isotretinoína (Roacutan) é uma forma sintética da vitamina A, adicionar ainda mais vitamina A ao corpo pode ter seus próprios efeitos colaterais e riscos.

Reduza o estresse

O estresse também pode afetar os níveis hormonais, o que pode potencialmente piorar os sintomas do Roacutan nos cabelos.

É importante encontrar maneiras de reduzir o estresse. Por exemplo, uma pessoa pode tentar fazer exercícios respiratórios, passar algum tempo ao ar livre ou fazer ioga.

Tome cuidados redobrados com o cabelo

Cuidar do cabelo durante o tratamento é especialmente importante para manter os fios fortes e prevenir a queda de cabelo.

Algumas dicas gerais de cuidados com os cabelos incluem:

  • Manter o cabelo sempre hidratado usando óleos nutritivos ou condicionadores naturais sem enxágue.
  • Evitar produtos químicos ou produtos que ressecam o couro cabeludo, como sulfatos, parabenos ou fragrâncias.
  • Não fazer uso de processos severos como secagem do cabelo com ar muito quente, usar babyliss ou chapinha.

 

Resumo

O Roacutan (isotretinoína) pode causar queda de cabelo temporária ou perda dos fios em algumas pessoas sensíveis a ele.

Os profissionais de saúde tendem a reservar o uso do Roacutan para casos muito graves de acne, embora possa haver algumas outras opções se a pessoa apresentar efeitos colaterais indesejáveis.

Gerenciar outros fatores pode ajudar a reduzir a perda de cabelo durante o uso do Roacutan. Qualquer pessoa que tenha dúvidas sobre o tratamento ou os efeitos colaterais do Roacutan deve falar com um médico.

 

4 FONTES

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21103844/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3907898/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30350907/
https://articles/326982

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here