Home Dieta e Nutrição Quais são os tipos de pães mais saudáveis?

Quais são os tipos de pães mais saudáveis?

0
671
Tipos de Pães

Apesar de muitas pessoas acharem que não, alguns tipos de pães podem fazer muito bem para a saúde. O pão integral, o pão Ezequiel e o pão de centeio, são alguns exemplos de pães saudáveis e ótimos para a dieta.

O pão quando preparado com grãos inteiros ou germinados contém nutrientes essenciais, incluindo proteínas, vitaminas, minerais e fibras. Por outro lado, outros pães, como o pão branco processado, por exemplo, contêm pouquíssimos nutrientes.

Sendo assim, trocar o pão branco tradicional, por uma versão mais saudável é uma maneira muito fácil e rápida de melhorar a dieta.

Neste artigo, falaremos sobre os tipos de pães mais nutritivos e seus benefícios para a saúde.

 

Porque alguns pães são bons e outros não?

Nem todos os pães são feitos da mesma forma. O pão branco convencional por exemplo, contém farinha de trigo refinada, que é uma farinha fabricada através do processamento do grão de trigo. Durante esse processamento, a farinha perde muitas das suas partes mais nutritivas.

Isso inclui o farelo, que é a camada externa de um grão de trigo que contém muitas vitaminas do complexo B, minerais e o germe de trigo. O germe de trigo é o núcleo de um grão de trigo que contém vitaminas do complexo B, vitamina E, fitoquímicos e gorduras saudáveis.

Por outro lado, o pão integral contém farelo, germe de trigo e endosperma. Isso significa que ele fornece muito mais nutrição do que o pão branco convencional, feito a partir de farinha de trigo processada.

Além disso, o pão branco contém altos níveis de carboidratos simples. No entanto o corpo humano tem a capacidade de decompor muito rapidamente esse tipo de carboidrato. E o que acontece nesses casos é que esse tipo de pão fornece apenas um pico de energia momentâneo, e não fornece saciedade suficiente.

As versões de grãos inteiros, entretanto, contêm carboidratos complexos. E o corpo leva muito mais tempo para processá-los, fazendo a pessoa se sentir mais saciada por longos períodos.

Acima de tudo, o pão branco tem uma pontuação alta na escala de índice glicêmico (IG). A escala IG é uma medida de quão rapidamente os alimentos que contêm carboidratos afetam os níveis de açúcar no seu sangue. Alimentos com índice glicêmico alto causam picos rápidos nos níveis de glicose no sangue, que com o tempo podem trazer complicações de saúde para o corpo.

Logo abaixo, está a lista com os 3 tipos de pães mais saudáveis.

 

1. Pão integral

Pão integral

O termo pão integral engloba qualquer pão feito de farinha integral. Este tipo de farinha sofre menos processamento do que a farinha de trigo refinada e contém mais nutrientes.

Os fabricantes usam farinha de trigo refinada altamente processada para produzir os pães brancos embalados encontrados em supermercados e os vários tipos de pães encontrados em padarias.

No entanto, esse método de processamento remove alguns ou todos os nutrientes do grão. Como os grãos inteiros não passam por tanto processamento, eles preservam seus nutrientes e suas qualidades saudáveis.

De acordo com a American Heart Association, junto com a fibra, os produtos de grãos integrais fornecem vitaminas e nutrientes como:

  • tiamina (vitamina B1)
  • riboflavina (vitamina B2)
  • niacina (vitamina B3)
  • folato (vitamina B9)
  • ferro
  • magnésio
  • selênio

A fibra é um dos tipos de carboidrato, ela é chamada carboidrato complexo e é essencial para a saúde digestiva. Ela ajuda a retardar a digestão dos alimentos, promovendo o amolecimento e o aumento das fezes e regulando os níveis de glicose no sangue após as refeições.

Da mesma forma, algumas pesquisas sugerem que uma dieta contendo alimentos integrais pode reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e vários tipos de câncer.

 

2. Pão Ezequiel

Pão Ezequiel

O pão Ezequiel é diferente da maioria dos outros tipos de pães porque os fabricantes usam grãos inteiros germinados na sua formulação. Ele tem os mesmos benefícios do pão integral, no entanto, pode fornecer nutrientes extras.

Mas, porque o pão Ezequiel é tão bom? Isso é fácil de explicar, os fabricantes simplesmente encharcam os grãos inteiros quando estão germinando, de forma que os grãos comecem a germinar. E esse processo pode aumentar muito o conteúdo nutricional dos grãos.

O pão Ezequiel geralmente contém vários tipos diferentes de grãos de leguminosas que fornecem uma variedade de nutrientes adicionais, como cevada, lentilha e outros.

Os valores nutricionais do pão Ezequiel variam entre os produtos. No entanto, uma fatia, ou 45 gramas (g), de pão Ezequiel pode conter em média os seguintes nutrientes:

  • 140 calorias
  • 5 gramas de proteína
  • 3,5 gramas de gordura
  • 22 gramas de carboidrato
  • 4 gramas de fibra

O pão Ezequiel também pode conter os seguintes nutrientes:

  • cálcio
  • ferro
  • riboflavina (vitamina B2)
  • niacina (vitamina B3)

 

3. Pão de centeio

Pão de Centeio

O pão de centeio contém a farinha de grãos de centeio, que é um grão semelhante ao trigo. Esse pão tem um perfil nutricional semelhante ao pão à base de trigo integral. E é uma excelente fonte de vitaminas e minerais.

O pão de centeio pode ter uma cor clara ou escura, dependendo do processo de fabricação. Tal como acontece com outros tipos de pães, é melhor escolher o pão de centeio integral.

Os valores nutricionais variam entre os produtos. No entanto, uma fatia média, aproximadamente 36 gramas, de pão de centeio pode conter os seguintes nutrientes:

  • 90 calorias
  • 3 gramas de proteína
  • 1,5 gramas de gordura
  • 17 gramas de carboidrato
  • 2,02 gramas de fibra

O pão de centeio também contém uma variedade de outros nutrientes, incluindo cálcio e ferro.

Além disso, o pão de centeio pode oferecer alguns outros benefícios à saúde. Pesquisas recentes descobriram que o pão de centeio pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue após uma refeição.

O pão de centeio também pode contribuir para um intestino saudável e reduzir o risco de diabetes.

Outro fator importante é que o pão que contém farinhas refinadas tem um valor nutricional muito inferior do que as variedades de grãos inteiros presentes nos pães integrais e afins. Além disso, os pães integrais também apresentam benefícios potenciais à saúde.

Acima de tudo, os pães integrais, o pão Ezequiel e o pão de centeio são ricos em vitaminas e nutrientes e também são muito benéficos para a saúde intestinal de qualquer pessoa.

 

6 FONTES

https://www.ncbi.nlm.nih.gov
https://fdc.nal.usda.gov
https://www.nia.nih.gov
https://fdc.nal.usda.gov
https://fdc.nal.usda.gov
https://academic.oup.com

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here