Quando posso fazer sexo após o parto?

0
394
Sexo após o parto

Após aproximadamente 9 meses de atividade sexual reduzida durante toda a gestação, o casal pode estar pronto para fazer sexo após o parto, logo após o nascimento do bebê, mas talvez precisem ter um pouco mais de paciência.

Os casais geralmente devem evitar ter relações sexual pós-parto nas 4-6 semanas após o parto vaginal ou cesariana. No entanto, é necessário conversar com um médico antes de ter a primeira relação sexual após o parto.

Se uma mulher teve seu bebê através de uma cesariana, uma ruptura perineal ou episiotomia, um profissional médico provavelmente recomendará que o casal espere até a consulta médica de seis semanas, antes de ter relação sexual após o parto.

Após o parto, o corpo de uma mulher entra em uma fase de cura e recuperação, quando o sangramento para, as secreções param e o colo do útero se fecha. Fazer sexo após o parto, muito cedo, especialmente nas primeiras 2 semanas, aumenta muito o risco de hemorragia no pós-parto ou infecção uterina.

Vários fatores determinam se alguém está pronto para fazer sexo após o parto, incluindo:

  • níveis de dor
  • fadiga
  • estresse
  • desejo sexual
  • falta de lubrificação vaginal
  • depressão pós-parto
  • medo de engravidar

Neste texto, analisamos quando é seguro fazer sexo após o parto, como a mulher se sentirá com essa nova experiência e quais tipos de contracepção usar.

 

Como será a primeira relação sexual após o parto?

Enquanto alguns casais podem começar a se sentir ansiosos para a primeira relação sexual pós-parto, o sexo após o parto para alguns casais pode parecer diferente nos primeiros meses após a gravidez, principalmente a primeira relação sexual após o parto.

Devido aos baixos níveis de estrogênio circulando no corpo da mulher durante o período pós-parto, muitas mulheres sentem falta de lubrificação vaginal. Inclusive, isso pode continuar além do período de 4 a 6 semanas após o parto, para as mulheres que estão amamentando.

A amamentação também pode reduzir o desejo sexual de algumas mulheres. Além de níveis reduzidos de hormônios circulando no corpo feminino, uma laceração perineal ou episiotomia pode trazer dor na relação depois do parto ou por vários meses após o nascimento de um bebê.

Algumas atitudes que podem reduzir a dor no sexo após o parto:

  • controlar a profundidade da penetração com posições sexuais variadas
  • aumentar a lubrificação vaginal através de lubrificantes
  • tomar analgésicos
  • fazer sexo com a bexiga vazia
  • tomar banho quente

A lubrificação vaginal, com cremes ou géis vendidos sem receita em lojas e farmácias, pode ser útil no alívio dos sintomas da falta de lubrificação vaginal. Por outro lado, ao usar camisinha como método contraceptivo após o parto, escolha um lubrificante à base de água para evitar enfraquecer o látex da camisinha.

Como alternativa, a estimulação oral ou manual da vagina, também pode ser uma opção a ser adotada durante o processo de cicatrização.

O sexo após o parto pode parecer diferente devido à redução do tônus ​​muscular vaginal e à capacidade limitada de alongamento. No entanto, isso geralmente é temporário.

Diferentes fatores, como genética, tamanho do bebê, número de partos anteriores e uso de exercícios de Kegel, podem alterar a sensação da vagina e melhorar o sexo após o parto.

Os hormônios podem causar uma variedade de sintomas incomuns e, às vezes, inconvenientes. Por exemplo, durante a relação sexual após o parto, os seios de uma mulher podem vazar leite após uma resposta hormonal ao orgasmo. Tente bombear o leite antes do sexo após o parto para reduzir a ocorrência de vazamento de leite materno durante a relação sexual.

 

Sexo após o parto: exercícios de Kegel

Os exercícios de Kegel dos músculos do assoalho pélvico podem ajudar a fornecer força e estabilidade à área vaginal afim de deixar o sexo após o parto o mais prazeroso possível.

Eles são simples, e uma pessoa pode executá-los em quase qualquer lugar.

O primeiro passo é encontrar os músculos do assoalho pélvico. Uma pessoa pode localizá-los parando o fluxo de urina na próxima vez que ir o banheiro. Os pontos em que uma pessoa sente a tensão, são onde estão localizados os músculos do assoalho pélvico.

Etapas para fazer o exercício de Kegel corretamente:

  1. Relaxe os músculos do peito, abdômen, coxas e nádegas.
  2. Tente parar um fluxo imaginário médio de urina.
  3. Aperte os músculos pélvicos e segure por 5 a 10 segundos.
  4. Descanse por 5 a 10 segundos e faça dez repetições.
  5. Repita os exercícios três vezes por dia.

Entretanto, uma pessoa poderá aumentar a duração de cada aperto e o número de séries à medida que seus músculos do assoalho pélvico forem se fortalecendo.

Com o tempo, isso deve ajudar a tornar o sexo após o parto menos doloroso e mais agradável.

No entanto, algumas pessoas podem precisar de uma consulta com um especialista em reabilitação do assoalho pélvico para avaliar e tratar a dor na relação depois do parto.

 

Métodos contraceptivos após o parto

Um método contraceptivo confiável de controle de natalidade após o parto é essencial para evitar uma gravidez indesejada.

As mulheres interessadas na contracepção imediata devem considerar opções de barreira, como preservativos ou contraceptivos exclusivos de progestágeno e outros.

Por outro lado, as mulheres que preferem usar um dispositivo hormonal de cobre, intra-uterino ou um método contraceptivo de barreira adequado, como diafragma, devem discutir opções com um profissional de saúde.

Mulheres que desejam usar métodos combinados de contraceptivos que contenham estrogênio e progesterona, como pílulas ou anel vaginal, também devem conversar com um médico para ver se essa opção é adequada para elas.

Clique aqui e saiba tudo sobre Sintomas de Gravidez!

 

Resumo

Pode ter relação pós-parto?

A gravidez pode causar algumas mudanças físicas no corpo da mulher e isso afeta o sexo após o parto. Por isso, perguntas sobre quando pode ocorrer a primeira relação sexual após o parto, são fáceis de se responder. A maioria dos médicos recomenda esperar de 4 a 6 semanas para retomar a relação sexual após o parto.

Pois, nesse período de tempo o corpo tende a se recuperar do trabalho de parto, principalmente após uma cirurgia intensiva, como uma cesariana. Entretanto, cada mulher é unica, por isso a necessidade de um acompanhamento médico é necessário.

Os exercícios de Kegel podem ajudar uma mulher a recuperar a força cervical e ajudar a reduzir o desconforto e a dor na relação depois do parto.

Em conclusão, o momento em que os casais decidem fazer sexo após o parto, é uma decisão pessoal. Os casais devem conversar entre si e com seu médico sobre quaisquer preocupações que possam ter em torno desse assunto.

 

2 FONTES

Sexo depois do parto: 10 perguntas a se fazer.
Dispareunia pós-parto e funcionamento sexual: um estudo de coorte prospectivo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here